Ações de Extensão | Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Ações de Extensão

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) deu início a ações de extensão em parceria com os cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Essas atividades têm como objetivo promover a integração das escolas de Bagé com as iniciativas desenvolvidas na UNIPAMPA, fortalecendo o vínculo entre a universidade e a comunidade local

Visita aos laboratórios da Engenharia Química

No dia 28 de novembro de 2025, a E.E.E.M. Dr. Luiz Maria Ferraz – CIEP visitou a UNIPAMPA – Campus Bagé para uma atividade de integração e aproximação entre a universidade e a comunidade escolar. Os alunos foram recebidos pelo curso de Engenharia Química e tiveram a oportunidade de conhecer de perto a infraestrutura e as práticas desenvolvidas nos laboratórios do campus.

Durante a visita, os estudantes exploraram alguns equipamentos laboratoriais, compreendendo suas funções, aplicações e importância para a formação profissional.A programação também contou com um momento de confraternização,aproximando ainda mais discentes da escola e da universidade, criando um espaço de diálogo e troca de experiências. Para encerrar a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Planetário da UNIPAMPA, vivenciando uma experiência imersiva voltada ao encantamento e ao aprendizado sobre astronomia.

A iniciativa reforça o compromisso da UNIPAMPA — instituição pública e gratuita — em promover atividades de extensão que despertem o interesse pela ciência, incentivem a continuidade da formação acadêmica.

Extensão presente na 27º Feira do Livro de Bagé

No dia 24 de outubro de 2025, estudantes do curso de Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) participaram da 27º Feira do Livro.

Durante o evento, foram apresentados ao público materiais produzidos pelos próprios alunos, destacando a criatividade e o caráter interdisciplinar das atividades acadêmicas desenvolvidas na universidade.

A participação dos discentes proporcionou aos visitantes uma oportunidade de conhecer, de forma acessível e interativa, como conceitos de química, engenharia e ciência dos materiais se transformam em experimentos e produtos tangíveis. A iniciativa reforçou o compromisso da UNIPAMPA — instituição pública e gratuita — com a divulgação científica e com o estímulo à curiosidade e ao aprendizado por meio da experimentação.

Atividade com o Autolab na Escola E.E.M. Dr. Luiz Maria Ferraz – CIEP

No dia 17 de outubro 2025, discentes do curso de Engenharia Química e membros de projetos de extensão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) realizaram uma visita à E.E.E.M. Dr. Luiz Maria Ferraz – CIEP, promovendo uma atividade voltada ao uso e valorização dos recursos laboratoriais disponíveis na própria escola.

Durante a ação, os estudantes do ensino médio puderam conhecer e utilizar o Autolab, um carrinho de reagentes equipado para a realização de experimentos práticos. Com o apoio de vidrarias e materiais do próprio laboratório escolar, foram executados dois experimentos presentes no manual do Autolab: a Lava Efervescente, que demonstra princípios de reação química e formação de gás, e a Mágica das Cores, que explora mudanças de cor e conceitos de indicadores.

A atividade evidenciou que a escola possui infraestrutura capaz de favorecer o aprendizado científico, mostrando aos alunos como utilizar com segurança e criatividade os reagentes e materiais disponíveis. A iniciativa reforçou o compromisso da UNIPAMPA — instituição pública e gratuita — em incentivar a experimentação, a autonomia e o interesse pela ciência, aproximando ainda mais a universidade da comunidade escolar.

Atividade prática na Escola E.E.M. Dr. Luiz Maria Ferraz – CIEP

No dia 10 de outubro, discentes do curso de Engenharia Química e integrantes de projetos de extensão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) realizaram uma visita à E.E.E.M. Dr. Luiz Maria Ferraz – CIEP, promovendo uma atividade prática voltada à popularização da ciência entre estudantes do ensino médio.

Na ocasião, foram conduzidas oficinas com as turmas do 1º e do 2º ano, nas quais os alunos participaram de um experimento de extração do DNA do morango.

A ação reforçou o compromisso da UNIPAMPA — instituição pública e gratuita com a promoção da educação científica e com a aproximação entre universidade e comunidade. Por meio da experimentação e do diálogo, buscou-se despertar nos jovens o interesse pela pesquisa, pela Engenharia Química e pelas possibilidades de formação acadêmica oferecidas pela instituição.

Feira das profissões no Carlos Kluwe

No dia 08 de outubro de 2025, discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) e do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), acompanhados por docentes vinculados aos projetos de ensino, pesquisa e extensão, participaram de uma atividade realizada na Escola Carlos Kluwe.

Durante o evento, os estudantes da escola tiveram a oportunidade de conhecer, de forma prática, como é realizada a extração de digitais. Além da demonstração experimental, foram apresentadas amostras e trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa, evidenciando a diversidade e relevância das investigações conduzidas no âmbito da UNIPAMPA — instituição pública, gratuita.

A atividade buscou aproximar a comunidade escolar do universo científico, despertando o interesse dos alunos pela área de Engenharia Química e pela pesquisa em materiais, além de destacar as múltiplas possibilidades de formação e atuação proporcionadas pela universidade.

 

Visita dos alunos da Escola Carlos Kluwe

No dia 27 de setembro, durante os turnos da manhã e da tarde, as alunas do mestrado, Isabella Alves e Laura Gomes, em parceria com o Grupo de Extensão do curso de Engenharia Química,  realizaram atividade de divulgação do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) e do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Processos em Sistemas Particulados (GPEPSP). A atividade foi direcionada a alunos dos 1ºs anos do ensino médio da Escola Carlos Kluwe que foram recebidos na UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa).

A programação incluiu uma apresentação dos mestrandos, seguida por uma explicação didática sobre o PPCEM, abordando suas áreas de estudo, impacto na sociedade, contribuição para a indústria, desenvolvimento de tecnologias e processos seletivos. Durante a atividade, foram expostos materiais desenvolvidos pelo GPEPSP, juntamente com suas matérias-primas, como parte de uma demonstração prática. 

Após a apresentação, os alunos participaram de uma série de atividades educativas, incluindo palestras sobre adsorção e boas práticas no laboratório, uma demonstração prática de adsorção utilizando carvão ativado para remover o corante azul de metileno, e uma visita guiada ao Laboratório de Energia e Carboquímica. Foi um momento muito proveitoso e de troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica e externa.

Visita ao Colégio Franciscano Espírito Santo

No dia 28 de setembro, no turno da manhã,  os discentes membros da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), visitaram o Colégio Franciscano Espírito Santo. Na ocasião os discentes conversaram com os alunos do colégio sobre a oportunidade de graduação e pós-graduação na UNIPAMPA . Durante a visita, foram expostos materiais e suas matérias primas, além de explicações sobre a área de atuação. Esse ambiente de troca de conhecimento permitiu não apenas informar sobre os cursos oferecidos pela UNIPAMPA, mas também destacar as oportunidades de participação em grupos.

3ª Feira das profissões da UNIPAMPA, Campus Bagé

A 3ª edição da Feira das profissões da UNIPAMPA, campus Bagé ocorreu no dia 16 de outubro, nos turnos da manhã e tarde. A universidade recebeu a visita de alunos da rede pública e particular de Bagé e região. Os discentes graduandos da UNIPAMPA e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) participaram do evento informando sobre os cursos ofertados pela universidade e atividades de pesquisa. O ambiente propiciou troca de conhecimento com a comunidade externa de maneira leve e descontraída, tornando possível divulgar as atividades realizadas dentro do âmbito acadêmico.

Mostra de projetos da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Região do Pampa

A atividade foi realizada no dia 17 de outubro, no período da tarde, na UNIPAMPA, Campus Bagé. O evento teve como objetivo promover o conhecimento sobre os biomas brasileiros e sua relação com a sustentabilidade, sensibilizando para a preservação ambiental e incentivando práticas sustentáveis. Por meio de ações intermunicipais, a iniciativa contribui para a popularização da ciência, tecnologia e educação, aproximando a pesquisa acadêmica da sociedade. Na ocasião, graduandos da UNIPAMPA e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) participaram ativamente, divulgando o PPCEM. O diálogo com a comunidade externa foi de extrema importância para informar sobre as oportunidades de pós-graduação.

Fórum de orientação profissional na Fundação Bradesco

No dia 26 de outubro, pela manhã, estudantes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) participaram do fórum de orientação profissional na Fundação Bradesco. Na oportunidade, foi possível dialogar com os alunos sobre os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UNIPAMPA. Durante a visita, foram apresentados materiais produzidos e suas matérias-primas, acompanhados de explicações sobre as áreas de aplicação. Esse espaço de troca de conhecimento permitiu não apenas informar sobre as opções acadêmicas da UNIPAMPA, mas também destacar as oportunidades de envolvimento em grupos de pesquisa e atividades extracurriculares.

Atividade prática no Colégio Franciscano Espírito Santo

No dia 18 de novembro, pela manhã, as estudantes Ana Paula Prado Carvalho, Daniela da Silva de Leon Bitencourt e Paula da Cruz Pedroso, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), acompanhadas pela Profª Drª Gabriela Silveira da Rosa, realizaram uma atividade prática voltado para a exploração de alternativas mais ecológicas ao plástico convencional. Durante a atividade, foram apresentados conceitos básicos sobre o plástico tradicional e seus impactos ambientais, seguidos de uma demonstração prática comparando a degradação do plástico PVC com os filmes de gelatina. A iniciativa propôs uma oportunidade potencial para estimular os alunos do 3º ano do ensino fundamental, destacando a importância de soluções sustentáveis ​​e promovendo a troca de conhecimento entre a academia e a comunidade escolar.

Atividade prática na UNIPAMPA com os alunos da Escola Carlos Kluwe

No dia 22 de novembro, durante os períodos da manhã e tarde, os estudantes Lucas Paiva e Vanessa Castro de Oliveira, dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), ministraram atividades práticas sob a orientação dos professores Dr. Eduardo Ceretta Moreira e Dr. Gabriel Henrique Justi. A ação aconteceu nos laboratórios 1106 e 1207, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer processos relacionados à fabricação de microchips e explorar uma introdução ao uso do Arduíno.

O evento foi uma excelente oportunidade para promover a troca de conhecimento entre a UNIPAMPA e a comunidade externa, reforçando o papel da universidade como um espaço de aprendizado, inovação e integração.

Feira de Ciências na Escola Carlos Kluwe

No dia 08 de dezembro, pela manhã, discentes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) participaram da Feira de Ciências na Escola Carlos Kluwe. Durante o evento, eles conversaram com os alunos da escola sobre as oportunidades de ingresso nos cursos de graduação e pós-graduação da UNIPAMPA. Além disso, foram expostos materiais e suas matérias-primas, explicando aplicações e áreas de atuação. Esse momento de troca de conhecimentos foi enriquecedor, proporcionando não apenas informações sobre os cursos oferecidos pela universidade, mas também destacando as diversas possibilidades de participação em grupos de pesquisa.

Projeto em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins

No dia 11 de abril de 2025, os estudantes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) iniciaram suas atividades na EEEM Silveira Martins. O projeto conta com a participação de mais de 100 alunos do primeiro ano do ensino médio, tendo como principal objetivo promover a integração entre o conhecimento científico e a comunidade. Clique aqui e confira momentos dessa integração no Instagram da Extensão Engenharia Química.

No dia 25 de abril, as professoras do curso de Engenharia Química, Drª. Luisa Bataglin Avila, e a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), Drª. Gabriela Silveira da Rosa, auxiliaram os discentes participantes do projeto de extensão. Na ocasião, foram produzidos filmes de amido e de gelatina no laboratório 1101 da UNIPAMPA, com o objetivo de preparar os estudantes para conduzir a prática proposta na EEEM Silveira Martins.

No dia 7 de maio, os discentes integrantes do projeto de extensão realizaram ensaios e organizaram-se para ministrar a atividade prática em conjunto com as professoras Drª. Gabriela Silveira da Rosa e Drª. Luisa Bataglin Avila

No dia 9 de maio, os membros do projeto de extensão, sob orientação das professoras Drª. Gabriela Silveira da Rosa e Drª. Luisa Bataglin Avila, e com a participação das mestrandas do PPCEM Paula da Cruz Pedroso e Ana Clara Prado de Carvalho, visitaram a EEEM Silveira Martins para demonstrar como os filmes são produzidos. Foram levados equipamentos, vidrarias, kits de laboratório individuais para os alunos (compostos por jaleco, óculos e luvas), além dos filmes e adesivos previamente preparados na universidade. Confira alguns momentos da atividade.

No dia 16 de maio, os alunos da EEEM Silveira Martins desenvolveram banners informativos sobre as oficinas de laboratório, que serão apresentados na mostra científica da escola como parte da divulgação das atividades realizadas.

Projeto colaborativo: Engenharia de Alimentos/UNIPAMPA  e EEEM Silveira Martins

Na tarde do dia 16 de maio, alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins visitaram a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde puderam conhecer a infraestrutura dos laboratórios do curso de Engenharia de Alimentos. A visita foi acompanhada pelas professoras Drª Andressa Carolina Jacques, docente do curso, e Drª Catarina Motta de Moura, integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), além de discentes da graduação em Engenharia de Alimentos.

Durante a atividade, as mestrandas Isabele De Reis Siqueira e Rayssa Ferreira Rosso, do PPCEM, apresentaram brevemente os projetos de pesquisa dos quais participam, compartilhando com os visitantes suas experiências na pós-graduação. Na ocasião, a doutoranda Me. Elizandra Echevarria Machado, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia (PPEng), também realizou uma apresentação sobre o equipamento tape casting, explicando sua aplicação na pesquisa que desenvolve.

Mostra científica na EEEM Silveira Martins

No dia 30 de maio, os discentes integrantes do projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) participaram da Mostra Científica da Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins. Na ocasião, os alunos da EEEM Silveira Martins apresentaram materiais produzidos a partir dos filmes desenvolvidos em parceria com os integrantes do projeto, sob orientação dos docentes responsáveis. Foi extremamente gratificante acompanhar a evolução dos estudantes e poder retornar ao ambiente escolar com práticas acessíveis e didáticas, que incentivam o desenvolvimento científico para além dos muros da UNIPAMPA.

Semana do Meio Ambiente

Entre os dias 02 e 06 de junho, foi realizada a Semana do Meio Ambiente na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé. O evento contou com a participação de discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), estudantes de graduação vinculados ao Grupo de Pesquisa em Engenharia de Processos em Sistemas Particulados (GPEPSP), integrantes de projetos de extensão e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins. A programação proporcionou uma valiosa troca de conhecimentos e experiências, impulsionada pela temática da preservação e regeneração do bioma Pampa — e, por consequência, do planeta.

Projetos de Ensino e Extensão PPCEM

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) da
Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé, no âmbito do Projeto de Ensino e
Extensão intitulado Estratégia de Ensino Superior Aplicada em Sala de Aula: Estudo
Dirigido sobre Tecnologias Pedagógicas Adaptativas e Inclusivas no Ensino de Ciência
e Engenharia dos Materiais, realizou, nos dias 26/4/2025; 17/05/2025 e 31/5/2025 uma
série de encontros sobre Inclusão.

Na ocasião, foi realizado um encontro com o docente Dr. Flávio André Pavan, que contou com a participação do pós-doutorando Nilton Menezes e de demais convidados.

No dia 14 de junho de 2025, a professora e vereadora municipal Ana Paula Moreira foi recebida na UNIPAMPA, Campus Bagé, para ministrar uma palestra sobre inclusão.

A professora Cáren Castencio, da Secretaria Municipal de Educação, também foi recebida na UNIPAMPA, Campus Bagé, para conduzir um encontro sobre a temática da inclusão.

Apresentação de projetos sobre plantas medicinais promove troca de saberes entre graduação e pós-graduação

No dia 12 de junho de 2025, a pesquisadora Dra. Vanessa Rosseto, juntamente com membros de projetos de pesquisa e extensão, realizou uma apresentação voltada a estudantes da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM).

O Projeto de Pesquisa, intitulado “Produção e avaliação de fitoterápicos provenientes de plantas do gênero Schinus”, investiga espécies arbóreas nativas conhecidas como aroeiras. A pesquisa envolve a extração e avaliação de compostos bioativos presentes em folhas, flores e cascas, com foco na produção de fitoterápicos. Esses produtos são caracterizados e analisados quanto à sua eficácia por meio de estudos in vitro e in vivo.

Já o Projeto de Extensão, denominado “Do chá de carqueja da Maria aos capões de mato do Antônio: utilização de plantas medicinais e conservação da biodiversidade em assentamentos rurais”, promove o intercâmbio de saberes e práticas entre pesquisadores e assentados da reforma agrária. A iniciativa visa estimular o uso seguro de plantas medicinais nas comunidades, por meio de oficinas práticas sobre a produção de chás, xaropes e tinturas.

O encontro proporcionou troca de experiências, fortalecendo o diálogo entre ciência, saber popular e formação acadêmica.

Reunião na escola CIEP para alinhamento das ações do 2º Semestre

No dia 24 de junho de 2025 membros do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) em conjunto com docentes e discentes da Engenharia Química participaram de reunião na escola E. E. E. M. Dr. Luiz Maria Ferraz (CIEP) para planejamento de atividades que serão desenvolvidas no próxima semestre. Na ocasião foi apresentada estrutura da escola, bem como o laboratório de Química!

JIPEA (Jornada Internacional de Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagens)

Nos dias 7 e 8 de julho de 2025, membros do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) em conjunto com graduandos de engenharia química do projeto de extensão participaram da I Jornada Internacional de Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagens (JIPEA), evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da UNIPAMPA – Campus Bagé. Realizada em formato híbrido e de forma gratuita, a jornada reuniu pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições do Brasil e de países da América Latina.

Com o objetivo de fomentar a troca de experiências e ideias entre diferentes realidades educacionais, o evento buscou contribuir para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras, fortalecendo colaborações locais e internacionais voltadas à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Oficina de processos de fabricação de microchips

O Prof. Dr. Eduardo Ceretta, integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé, ministrou uma oficina sobre processos de fabricação de microchips na VI Semana Acadêmica Integrada da Física da UFPel.

A atividade foi dividida em uma parte conceitual sobre técnicas de fabricação e outra prática, que simulou a construção e o funcionamento de um transistor por meio de peças impressas em 3D. A oficina integrou os conceitos de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Maker para demonstrar o incrível mundo da microeletrônica. O evento é financiado pelo INCT-NAMITEC.

Divulgação do PPCEM em entrevista na Rádio Pop Rock

No dia 10 de setembro, pela manhã, a docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), Gabriela Silveira da Rosa, e a docente do curso de Engenharia Química, Luisa Bataglin Ávila, acompanhadas dos discentes Paula e Muriel, bem como da presidente da CPEn Jr., Franciele Morrudo, participaram do programa Universo das Engenharias, transmitido pela Rádio Pop Rock 98.1 FM. Na oportunidade, foram apresentados aspectos relacionados à Engenharia Química e ao PPCEM, com ênfase nas perspectivas e oportunidades oferecidas na graduação e na pós-graduação.

Presença do PPCEM na 4ª Feira das profissões

No dia 24 de setembro de 2025, membros do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) participaram da 4ª edição da Feira das Profissões da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé. O evento reuniu diversas escolas e representantes da comunidade externa, proporcionando a apresentação das oportunidades que a instituição oferece aos futuros estudantes. A atividade constituiu uma valiosa oportunidade de diálogo, esclarecimento de dúvidas e incentivo à escolha profissional, além de sensibilizar a comunidade quanto à possibilidade de ingresso no curso de mestrado.

Além disso, os pós-graduandos participaram de visitas e atividades dinâmicas nos laboratórios de Engenharia Química. Foram realizadas oficinas com os estudantes, envolvendo coleta de digitais e observação de fios de cabelo em microscópio óptico. Essas práticas possibilitaram vivenciar, de forma simples e aplicada, áreas de atuação do engenheiro químico.

Participar desse evento foi extremamente gratificante, pois permitiu apresentar à sociedade as diversas oportunidades que a UNIPAMPA oferece e aproximar os jovens da realidade acadêmica e profissional.

Atividade prática na E.E.E.M. Dr. Luiz Maria Ferraz – CIEP

No dia 26 de setembro, no turno da manhã, discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), acompanhados pela Profª Drª Gabriela Silveira da Rosa, participaram de uma atividade prática na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luís Maria Ferraz (CIEP). A presença dos pós-graduandos reforçou a integração entre universidade e comunidade, destacando a importância da participação de estudantes de diferentes níveis de formação acadêmica em ações de divulgação científica e educacional.

Além da equipe da pós-graduação, a atividade contou também com a participação de discentes do curso de Engenharia Química vinculados ao projeto de extensão, sob a orientação da Profª Drª Luisa Bataglin Ávila e Profª Drª Gabriela Silveira da Rosa.

Durante a programação, os representantes da UNIPAMPA apresentaram aos alunos do ensino médio as diversas oportunidades oferecidas pela instituição, incluindo cursos de graduação nos campi Bagé e demais unidades, cursos de línguas, programas de bolsas (permanência, pesquisa e para estudantes do ensino médio), além de possibilidades de intercâmbio. Também foram divulgadas iniciativas como Atléticas, Diretórios Acadêmicos, Grupos de Pesquisa e Empresas Juniores.

Na sequência, os estudantes participaram de práticas experimentais envolvendo a aferição do pH de diferentes materiais, como extrato de repolho roxo, vinagre, refrigerante, detergente líquido, água e bicarbonato de sódio. A atividade foi uma excelente oportunidade para demonstrar áreas

Visita dos alunos E.M.E.F Dr. Nicanor Peña

No dia  26 de setembro, no turno da tarde, discentes do discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), acompanhados pela Profª Drª Gabriela Silveira da Rosa receberam alunos da Escola Municipal De Ensino Fundamental Dr. Nicanor Peña na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé.

Na ocasião, os pós-graduandos apresentaram aos estudantes do ensino fundamental as múltiplas oportunidades da UNIPAMPA, destacando cursos de graduação em Bagé e demais campi, cursos de línguas, programas de bolsas, possibilidades de intercâmbio e iniciativas estudantis, como Atléticas, Diretórios Acadêmicos, Grupos de Pesquisa e Empresas Juniores.

Feira das profissões no Colégio Franciscano Espírito Santo

No dia 27 de setembro, discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), acompanhados pela Profª Drª Gabriela Silveira da Rosa, participaram do 3º Conecta Profissões, atividade paralela à 4ª Mostra de Iniciação Científica (MICFES). O evento também contou com a presença de discentes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), vinculados a projeto de extensão sob orientação da Profª Drª Luisa Bataglin Ávila.

Na ocasião, docentes e discentes da UNIPAMPA — instituição pública e gratuita — apresentaram ao público as diversas oportunidades de formação oferecidas. Foram destacados os cursos de graduação, com ênfase especial no curso de Engenharia Química, além das possibilidades de formação avançada por meio do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), sensibilizando os estudantes para a importância da continuidade acadêmica na pós-graduação.