Pré-requisitos

 

Matriz Curricular do Curso de Geofísica

 

Lista de pré-requisitos de componentes curriculares obrigatórias 

 

Lista de pré-requisitos de componentes curriculares complementares

 

NORMAS PARA ANÁLISE DE SOLICITAÇÕES DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA*

Art. 1º – É facultado aos discentes que estiverem atrasados no curso, ou por outro motivo qualquer, requerer a quebra de pré-requisitos para serem analisados.

Art. 2º – Para o exercício do expresso no artigo anterior, o discente deverá instaurar pedido junto a Secretaria Acadêmica do Campus Caçapava do Sul, dentro do prazo previsto no calendário acadêmico, seguido de formulário de requisição de quebra de pré-requisitos, acompanhado de justificativa para o pedido e histórico do curso.

Art. 3º – A quebra de pré-requisito será deferida nos seguintes casos:

(i) Quando houver a necessidade de reduzir o prejuízo de acadêmico  ingressante no Curso por Processo Seletivo Complementar ou Mobilidade Acadêmica.

(ii) Quando houver reestruturação curricular do Curso, desde que os componentes curriculares correspondentes tenham equivalência com aquelas cujos pré-requisitos tenham sido alterados.

(iii) Quando houver prejuízo a integralização curricular do discente devido a matrícula rejeitada por falta de vaga na disciplina pré-requisito.

(iv) Quando o discente não tenha sido reprovado por frequência em nenhuma componente curricular no semestre letivo anterior.

(v) Quando o discente tenha sido reprovado por nota em, no máximo, duas componentes  curriculares no semestre letivo anterior, e, o conceito final na componente curricular à qual se refere o pré-requisito seja igual ou superior a 5,0.

(vi) Quando o discente não tiver possibilidade de cursar ao menos 120 horas no semestre.

Art. 4º – Não deverá ser concedida quebra de pré-requisito para a mesma componente curricular mais de uma única vez.

Art. 5º – Em nenhuma hipótese será concedida quebra de pré-requisito para o TCC II a estudantes que não foram aprovados no TCC I.

Art. 6º – Situações que envolvam alunos com possibilidade de integralização do curso em até dois semestres seguintes não previstas nestas Normas serão avaliadas pelo Coordenador do Curso.

Art. 7º – Os resultados das solicitações de quebras de pré-requisitos serão divulgadas na página do Campus na internet conforme calendário definido pela secretaria acadêmica.

Art. 8º – Os recursos contra o resultado da solicitação de quebra de pré-requisitos deverão ser interpostos por via eletrônica, em formulário disponibilizado pela secretaria
acadêmica.

Art. 9º – A análise dos recursos será realizada pela Coordenação Acadêmica e os resultados serão divulgados em até três dias úteis após a interposição dos mesmos.

Art. 10º – Situações não previstas nos itens anteriores serão avaliadas pelo Coordenador do Curso.

*Regras aprovadas nas reuniões da Comissão de Curso de Geofísica (06/12/2018), Comissão Local de Ensino (12/12/2018) e Conselho de Campus (19/12/2018).