Geofísica | Campus Caçapava do Sul

Apresentação

 

 

Importância da Geofísica

A Geofísica é a ciência que estuda os fenômenos físicos que ocorrem no interior da Terra e suas influências nas vizinhanças de nosso planeta. Estes fenômenos são responsáveis pela ocorrência de terremotos e erupções vulcânicas, e pela geração e manutenção do campo magnético que circunda o planeta. Além disso, a Geofísica é fundamental para o atendimento das necessidades da sociedade moderna. Os geofísicos atuam diretamente na prospecção e exploração de petróleo, minérios e água. Também, a geofísica é fundamental para a avaliação dos impactos e para o monitoramento de problemas ambientais e mudanças climáticas, de origem natural e antropogênica. Adicionalmente, as investigações geofísicas de subsuperfície são muito importantes para estudos de engenharia, de arqueologia, e forenses.

 

Breve histórico do Curso

O Curso de Geofísica da UNIPAMPA foi criado em 10/07/2006 e iniciou suas atividades em 18/09/2006. A convalidação do ato de criação ocorreu pela Portaria n° 492, de 05/08/2009. O Curso  obteve nota 5,  a máxima possível, na última Avaliação do MEC realizada em abril de 2024. Até o final de 2023 o Curso formou 124 profissionais, que hoje atuam na iniciativa privada, em órgãos públicos e na área acadêmica.

 

Por que o Curso de Geofísica está instalado em Caçapava do Sul?

Caçapava do Sul foi escolhida como sede do Curso em função do histórico de atividades de prospecção mineral no município, e também por estar inserida numa das regiões com maior geodiversidade do país. Em 2023 a UNESCO concedeu o título de geoparque global ao Geoparque Caçapava (https://geoparquecacapava.com.br/).

 

Quais os diferenciais do Curso de Geofísica da UNIPAMPA?

O Corpo Docente possui alto nível de qualificação, sendo que a grande maioria dos professores possui título de Doutor e são egressos de algumas das melhores escolas brasileiras de Geofísica, Geologia, Engenharia, Física, Matemática e Química.  O Curso proporciona aos alunos a realização de atividades práticas utilizando um dos mais completos e modernos conjuntos de equipamentos geofísicos disponível em instituições de ensino. A estrutura de laboratórios e biblioteca do Campus Caçapava do Sul fornecem excelentes condições para a formação de nossos estudantes.

 

Como é o processo seletivo para ingresso no Curso?

A principal forma de ingresso no Curso é através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São ofertadas  40 vagas no inicio de cada ano. Além deste processo principal, eventualmente ocorrem processos seletivos especiais, via edital da própria Universidade.

 

É necessário pagar alguma mensalidade para cursar Geofísica na UNIPAMPA?

A Universidade Federal do Pampa é uma Universidade pública e, por esta razão, o curso de graduação em Geofísica é ofertado de forma gratuíta.

 

Como eu posso tirar dúvidas sobre o Curso?

Informações sobre o Curso podem ser obtidas diretamente com o Coordenador, professor Everton Frigo, através do e-mail evertonfrigo@unipampa.edu.br.