O Curso

A escolha de Caçapava do Sul para a implantação do curso de Geofísica deve-se a localização da cidade em uma região de grande relevância no cenário geológico brasileiro e de longo histórico de atividades de exploração mineral. O Curso de Geofísica é sediado no Campus Caçapava do Sul e o ferta 40 vagas anuais através dos diferentes processos de ingresso utilizados pela UNIPAMPA.

Vista parcial do Campus Caçapava do Sul da Unipampa.

O Curso de Graduação em Geofísica compreende uma carga
horária de 2.730 horas/aula e é ministrado em quatro anos, divididos em oito
semestres. Estão previstas ainda 180 horas/aula em Componentes Curriculares Complementares de Graduação (CCCG’s) eletivas e, 120 horas de Atividades Complementares de Graduação (ACG’s). No final do Curso, cada estudante deve redigir e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O aluno graduado receberá o título de “Bacharel em Geofísica”.

A estrutura curricular do Curso foi construída visando formar um profissional atualizado quanto aos cenários científico, tecnológico e econônico, e capaz de atuar nos diferentes ramos da Geofísica, tanto na indústria quanto na área acadêmica. As Componentes Curriculares Obrigatórias (CCOs) são divididas em Núcleo Básico e Núcleo Profissionalizante. O Núcleo Básico é formado por CCOs formativas nas áreas de Geofísica, Geologia, Física, Matemática, Programação Computacional e Química.  O Núcleo Profissionalizante é composto por CCOs específicas das sub-áreas da Geofísica e algumas específicas de sub-áreas da Geologia.

Grade curricular do Curso de Geofísica.

A estrutura do curso de Geofísica consiste de um Coordenador, um Coordenador Substituto, uma Comissão de Curso, um Núcleo Docente Estruturante, e a Secretaria Acadêmica. O Coordenador e o Coordendor Substituto são eleitos pela comunidade acadêmica do Curso. A Comissão de Curso conta com representação docente, discente e técnico-administrativa. O Núcleo Docente Estruturante é composto por um grupo de professores e tem como objetivo avaliar e sugerir modificações no currículo do Curso, adequar o Projeto Pedagógico do Curso à legislação vigente, e atualizar o perfil do egresso às necessidades do mercado de trabalho. A Secretaria Acadêmica é responsável pela operacionalização de todas as atividades relacionadas à vida acadêmica dos estudantes.