01. UNIPAMPA | Fisioterapia

01. UNIPAMPA

     A Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA faz parte do programa de expansão das Universidades Federais do Brasil. Um acordo de Cooperação Técnica financiado pelo Ministério da Educação, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e a Universidade Federal de Pelotas – UFPel proporcionou a instalação da Universidade Federal do Pampa em 10 (dez) cidades localizadas na fronteira oeste e na região da Campanha do Estado do Rio Grande do Sul. A UNIPAMPA foi criada efetivamente por meio da Lei 11.640 de 11 de janeiro de 2008 e, a partir deste momento, passou a ter administração própria, com sede na cidade de Bagé (RS).

     Segundo a Lei 11.640 “ A UNIPAMPA terá por objetivos ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional, mediante atuação multicampi na mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul.”

     Em janeiro de 2008, foi dado posse ao primeiro reitorado na condição de “pro tempore” sendo nomeada Reitora a Profª. Drª. Maria Beatriz Luce (UFRGS) e vice-reitor o Prof. Dr. Norberto Hoppen (UFRGS).

     No ano de 2012 foram eleitos Ulrika Arns e Almir Barros da Silva para os cargos de Reitora e vice-reitor, respectivamente.

Marco Antonio Fontoura Hansen, como Reitor  e Maurício Aires Vieira como Vice-Reitor, foram eleitos em 2015, para serem os maiores representantes da universidade.