08. Corpo Docente | Fisioterapia

08. Corpo Docente

CORPO DOCENTE DO CURSO DE FISIOTERAPIA 

Prof. Dr°. Alexandre Crespo Coelho da Silva Pinto

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista-IPA – 1992. Especialização em Fisiologia do Exercício (UDESC) – 1997. Mestrado em Ergonomia (UFSC) – 2003. Doutorado em Ergonomia (UFSC) – 2018.  Ergonomista – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

E-mail: alexandrecrespo@unipampa.edu.br            

Profª. Drª. Anelise Dumke

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), aperfeiçoamento em Terapia Manual e Postural Internacional pelo Centro Universitário de Maringá (2005), mestrado (2006, com bolsa CAPES) em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado (2012, com bolsa CAPES) em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

E-mail: anelisedumke@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Antonio Adolfo Mattos de Castro

Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Mogi das Cruzes, especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP, mestrado e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou como professor assistente do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e como fisioterapeuta celetista do Instituto do Coração (InCor)- Fundação Zerbini.

E-mail: antonio.castro@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Christian Caldeira Santos

Graduação em Fisioterapia – Faculdades Integradas de Patrocínio (FIP) e Especialização em Fisioterapia Neurológica pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC). Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE, com auxílio PROSUP/CAPES.

E-mail: christiancaldeirasantos@gmail.com

Prof. Dr. Daniel Henrique Roos

Graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2011).

E-mail: danielroos@unipampa.edu.br

Profª. Drª.  Daniela Virote Kassick Müller

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista – IPA (2001), mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia pela UFRGS (2004) e doutorado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016).

E-mail: danielamuller@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Eduardo André Bender

Graduação em Farmácia e Bioquímica-Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Especialista em Análises Clínicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Possui Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de análises clínicas e de tecnologia farmacêutica com ênfase no desenvolvimento de sistemas nanoestruturados aplicados a terapêutica e diagnóstico de patologias.

E-mail: eduardobender@unipampa.edu.br

Profª. Drª Eloá Ferreira Yamada

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2002) e Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Pampa (2019).

E-mail: eloayamada@unipampa.edu.br

Profª.  Drª. Eloá Maria dos Santos Chiquetti

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1986) , especialização em Anatomocinesiologia do Aparelho do Movimento pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) (1998), Mestrado Profissional em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2008). Doutora em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), área de concentração Movimento Humano, Saúde e Performance, linha de pesquisa DESENVOLVIMENTO MOTOR.

E-mail: eloachiquetti@unipampa.edu.br

Profª. Drª. Fabiane Moreira Farias

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

E-mail: fabianefarias@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Felipe Piveta Carpes

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, especialização em Ciência do Movimento Humano – UFSM, aperfeiçoamento em Kinesiology – University of Calgary, UCALGARI, Canadá. Mestrado em Engenharia de Produção – UFSM. Doutorado em Ciências do Movimento Humano – Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS e Pós-Doutorado -Katholieke Universiteit Leuven, KU Leuven, Bélgica.

E-mail: felipecarpes@unipampa.edu.br 

Profª. Drª. Fernanda Vargas Ferreira

Graduação em Fisioterapia (UFSM). Especialização em Abordagem Corporal Interdisciplinar em Fisioterapia (UFSM), Especialização em Tratamento da Dor e Medicina Paliativa (UFRGS) e Especialização em Fisioterapia na Saúde da Mulher e Saúde Pélvica (IPL/UNIFAE). Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM). Doutorado e Pós-Doutoramento no Programa em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia (UFRGS).

E-mail: fernandaferreira@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Franck Maciel Peçanha

Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratoria – InCor-HC-FMUSP (2000) e Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Espirito Santo – UFES (2001), Mestre em Ciências Fisiológicas – UFES (2005), Doutor em Ciências Fisiológicas – UFES (2009), Doutorado Sanduiche na Universidad Autonoma de Madrid (2006).

E-mail: franckpecanha@unipampa.edu.br

Profª. Drª. Giulia Alessandra Wiggers Peçanha

Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1998), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) com Doutorado sanduíche na Universidad Autonoma de Madrid – Espanha (2007, bolsa CNPq).

E-mail: giuliapecanha@unipampa.edu.br

Profª. Drª. Graziela Morgana Silva Tavares

Graduação em fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2005), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e doutorado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015).

E-mail: grazielatavares@unipampa.edu.br

Profª. Drª. Jacqueline da Costa Escobar Piccoli

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Gerontologia Biomédica pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (2002) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela PUCRS(2007). Realizou pós-doutorado na Universidad de León (Espanha).

E-mail: jacquelinepiccoli@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Leonardo Magno Rambo

Graduação em Educação Física – Licenciatura Plena (2004-2008)(Bolsista PIBIC/CNPq – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM), Especialização em Atividade Física e Saúde e Programa de Pós-Graduação em Bioquímica. Mestrado em Farmacologia (2008-2010)(Bolsista CAPES – UFSM), Doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (2010-2013)(Bolsista CNPq – UFSM), com período de Doutorado Sanduíche (2012)(Bolsista PDSE/CAPES) na The University of Texas at Brownsville (UTB), Texas, EUA. Além disso realizou Pós-Doutorado (2013-2016)(Bolsista DOCFIX-FAPERGS/CAPES) na área de Neuropsicofarmacologia (UFSM).

E-mail: leonardorambo@unipampa.edu.br

Profª. Drª. Liane da Silva de Vargas

Graduação em Fisioterapia (2011), Mestrado em Bioquímica (2014, bolsa CAPES) e Doutorado em Bioquímica (2016, bolsa CAPES) pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

E-mail: lianevargas@unipampa.edu.br

Profª. Drª. Mara Cristina Pimenta dos Santos Ruybal

Graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da Asce – FRASCE (2009). Mestre em Ciências Biológicas, modalidade Fisiologia, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ (2012). Doutora em Ciências, modalidade Fisiologia, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ (2016). Doutorado Sanduiche realizado na Universidad del Pais Vasco, España (período: junho a novembro de 2013).

E-mail: mararuybal@unipampa.edu.br

Profª. Drª. Marta Fioravanti Carpes

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo (2006). Doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019)

E-mail: martacarpes@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Nelson Francisco Serrão Júnior

Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP/2001), Pós Graduação em Pneumologia para Fisioterapeutas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/2004), Pós Graduação em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva Adulta, Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Inspirar (São Paulo), Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP/2015), área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, Biomecânica e Eletromiografia de Superfície e Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2012) e Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), na área de Hipertensão Pulmonar e Avaliação Respiratória. Pós Doutorado em Fisioterapia Cardiopulmonar pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

E-mail: nelsonserrao@unipampa.edu.br

Profª. Drª. Pâmela Billig Mello Carpes

Graduação em Fisioterapia – Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ. Aperfeiçoamento em Programa Especial de Formação Pedagógica – UNICRUZ. Mestrado em Ciências Biológicas – Fisiologia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Pós-Doutorado – Katholieke Universiteit Leuven, KU Leuven, Bélgica.

E-mail: pamelacarpes@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Robson Luiz Puntel

Graduação em Ciências Biológicas (2004), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica; 2006) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica; 2008) todos pela Universidade Federal de Santa Maria.

E-mail: robsonpuntel@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Rodrigo de Souza Balk

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2011).

E-mail: rodrigobalk@unipampa.edu.br

Profª. MSc. Silvia Luci de Almeida Dias

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Especialista em Pesquisa.Possui Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho.

E-mail:  silviadias@unipampa.edu.br

Profª. Drª. Simone Lara

Graduação em Fisioterapia, Mestrado em Ciências Biológicas: Fisiologia Humana e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

E-mail: simonelara@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Vanderlei Folmer

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), graduação em Letras – Português e Inglês pela Universidade Paulista (2015), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2004).

E-mail: vanderleifolmer@unipampa.edu.br

Profª. Drª. Vanessa Bley Ribeiro

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) com ênfase em Análises Clínicas (2007). Mestre em Ciências Biológicas: Bioquimica pela UFRGS (2008). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) pela UFRGS (2013). Pós-doutora pelo PPGCF da mesma universidade (2013-2014).

E-mail: vanessaribeiro@unipampa.edu.br

Profª Valeria Gonçalves Scangarelli

Graduação em LETRAS/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora de Libras na Universidade do Pampa (UNIPAMPA) e presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Uruguaiana – RS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras/LIBRAS.

E-mail: valeriascangarelli@unipampa.edu.br

Profª Drª Camila dos Santos Gonçalves

Psicóloga, graduação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2004). Mestrado em Psicologia, área de concentração Psicologia da Saúde, pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia/PPGP – UFSM (2011). Doutorado em Psicologia Social e Institucional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional/PPGPSI – UFRGS (2017). Pós doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/PPGCOL – UFRGS.

E-mail: camilagoncalves@unipampa.edu.br

 

Profª Drª Gracielle Karla Pampolim Abreu

Graduada em Fisioterapia (Emescam), Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local (Emescam) e Doutora em Saúde Coletiva (UFES). Atualmente é docente adjunta do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, nas cadeiras de Saúde Coletiva. É pesquisadora do NESPCI (Núcleo de Estudos em Saúde Pública, Ciclos de Vida, e Cuidado Interdisciplinar – Emescam) e do LAVISA (Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes – UFES), e membro da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia – ABENFISIO

E-mail: gracielleabreu@unipampa.edu.br