Fisioterapia | Campus Uruguaiana

2° IntegraFisio

A Fisioterapia foi regulamentada em 13 de Outubro de 1969, por meio do Decreto LEI n. 938.
E para comemorarmos os 54 anos de reconhecimento e regulação da prática profissional da  Fisioterapia, estaremos fazendo o 2º Integra_Fisio – Comemorando o Dia do Fisioterapeuta com Conhecimento que será  uma Live com grandes nomes na área da Fisioterapia.
As inscrições são gratuitas https://forms.gle/5nSi87BvAsAsBXYr9, e aos participantes presentes será fornecido certificado com horas.

Projeto de extensão Ponto Poético

Um projeto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está espalhando poesias pelo município de Uruguaiana. O “Ponto Poético” é um projeto de extensão do curso de Fisioterapia realizado por 13 alunos que visa disseminar cultura para a população de uma maneira descontraída e surpreendente.

De acordo com o professor e tutor do Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões Fisioterapia da Unipampa, Franck Maciel Peçanha, a iniciativa busca disseminar a poesia na comunidade e, com isso, proporcionar momentos em que a arte possa cumprir a sua função de criar momentos de reflexão; provocação, alívio e compreender o mundo e a possibilidade de criação de novas realidades.

O PET é composto por acadêmicos que, além de todas as atividades obrigatórias da graduação, desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão. O grupo possui dois objetivos principais: um deles é melhorar a formação intelectual e cultural dos alunos que desenvolvem a atividade. Segundo o Professor “para desenvolver a ação, os alunos precisam pesquisar os poetas, selecionar poemas e escolher os principais pontos da cidade para expô-los”. O outro objetivo é proporcionar aos leitores momentos de contemplação através das poesias.

O projeto, por ser itinerante, irá percorrer todos os bairros do município. Atualmente, as poesias estão na região central da cidade. A partir deste final de semana, o projeto estará nos pontos de ônibus do bairro João Paulo II e da Rua Pinheiro Machado. Futuramente, o “Ponto Poético” também chegará as escolas de Uruguaiana.

O Tutor também explica que atualmente os participantes estão disseminando poemas de poetas e poetisas reconhecidos nacionalmente. Contudo, futuramente os planos é que entrem em exposição poesias de autores e autoras do Rio Grande do Sul, da América do Sul, entre outros.

Franck conta que o “Ponto Poético” já foi realizado antes. No entanto, devido à pandemia, as atividades foram encerradas. Neste ano, a iniciativa foi retomada e não há previsão para o encerramento. O objetivo, segundo ele, é que este seja um projeto permanente.

DIA DO FISIOTERAPEUTA

Neste dia, no ano de 1969, foi aprovado o Decreto-Lei 938 (13 de outubro de 1969), que regulamenta a prática da profissão de Fisioterapeuta.

O Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, ofertado no Campus Uruguaiana, iniciou suas atividades no segundo semestre de 2006, com o ingresso de 50 alunos na sua primeira turma.  Desde então, a universidade forma todo ano, de forma gratuita e com excelente qualidade, profissionais éticos, generalistas, críticos e reflexivos, capazes de atuar em equipe multiprofissional, em todos os ciclos da vida, visando à integralidade em todos os níveis de atenção à saúde.

A coordenação do curso de fisioterapia parabeniza todos profissionais por esse dia tão importante!

RECEPCIONA FISIO

Não perca o recepciona fisio!

O evento acontecerá dia 28/09, a partir das 18:00 horas no auditório do prédio 700. Não percam, especialmente aos nossos bixos, o evento mostrará um pouco do que é ofertado em nosso campus e lhes dará as mais calorosas boas vindas!!

BOM SEMESTRE A TODOS!

AJUSTE DE MATRÍCULA

Os formulários para ajuste de matrícula serão enviados através dos emails institucionais dia 14/09 e ficarão disponíveis até 16/09. Esses pedidos chegarão à coordenação e serão analisados. O atendimento presencial da coordenação da fisioterapia ocorrerá no dia 21/09 das 08:30 às 11:00hr. Atente-se aos prazos!

PERÍODO LETIVO ESPECIAL

As matrículas para as disciplinas de Antropologia do Corpo e da Saúde e Saúde Coletiva, ofertadas em período letivo especial, serão nos dias 17 e 18 de Agosto, via web.

Demais disciplinas ofertadas no período terão matrículas feitas diretamente com a coordenação do curso após organização das CCs.

INFORMATIVO

A partir do dia 19/08 a nova docente da UNIPAMPA, Prof. Camila entra em exercício. Ela será a responsável pelas disciplinas de Metodologia Científica, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Bioética.  Possivelmente haverá oferta destas disciplinas em período letivo especial, divulgaremos assim que houverem mais informações.