16. Projetos de Extensão | Fisioterapia

16. Projetos de Extensão

PROJETO DE EXTENSÃO GIRASSOL

Coordenação: Eloá Chiquetti e Christian Caldeira

O presente projeto tem o objetivo de desenvolver o ensino, a pesquisa e extensão, identificando e analisando o desenvolvimento motor de crianças do nascimento até 3 anos de idade, para permitir a identificação de atraso no desempenho motor, informar pais e /ou cuidadores , professores e equipe de saúde sobre as
atividades motoras do bebê que já estão maduras, que estão se desenvolvendo e que não fazem parte do
repertório do bebê. A intervenção fisioterapêutica precoce apresenta bons resultados, mas, na prática, muitos bebês
são encaminhados tardiamente às instituições, geralmente apresentando algum tipo de deficiência,
restringindo a intervenção, que não pode alcançar o objetivo de prevenção das alterações patológicas no desenvolvimento.

 

NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO

Coordenação: Pamela Billig Mello Carpes

Considerando que os conhecimentos trazidos pela Neurociência buscam otimizar o potencial de alunos dentro da sala de aula, e que o professor é um dos principais agentes de mudanças neurobiológicas que levam a aprendizagem dos alunos, é de fundamental importância que ele conheça as estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem de seus alunos, e sua relação com os estímulos de aprendizagem fornecidos em sala de aula. Desta forma, o objetivo deste projeto é promover a formação de professores da Educação Básica em neurociência através de um curso de formação continuada em “Neurociência Aplicada à Educação”

CONHECENDO MULHERES QUE INSPIRAM

Coordenação: Pamela Billig Mello Carpes

O objetivo deste projeto é criar e publicar nas redes sociais uma WebSérie quinzenal denominada “Mulheres que Inspiram”, em forma de vídeo, a fim de divulgar a história destas mulheres. A divulgação da participação das mulheres em diferentes áreas da sociedade é importante, principalmente porque ainda existem diversas barreiras para as mulheres, incluindo a escolha da carreira. Além disso, mulheres que marcaram a história pela sua trajetória, seja na ciência ou em outras áreas, costumam atrair a atenção das pessoas, principalmente mulheres jovens.

PROMOÇÃO DA SAÚDE E MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA PARA PACIENTES COM DOENÇAS CARDÍACAS E PULMONARES

Coordenação: Anelise Dumke

Ao longo dos últimos anos tem se observado uma drástica mudança no perfil de morbimortalidade da população, com grande predomínio das doenças e mortes devido a doenças crônicas, dentre elas as doenças cardiovasculares e respiratórias. A compreensão inadequada dessas doenças, podem acarretar sofrimento emocional injustificado, comportamento de enfrentamento inapropriado levando à progressão desnecessária da doença. Não somente pacientes cardíacos, mas também indivíduos com doenças respiratórias se beneficiam do componente educacional inserido em seu tratamento. Desse modo, o presente projeto tem por objetivo promover a saúde e a qualidade de vida de pacientes com doenças cardíacas e pulmonares, por meio de ações de Educação em Saúde. Serão realizadas discussões científicas entre a equipe executora sobre os temas relacionados a temática e posteriormente elaboradas ações a serem desenvolvidas com tais pacientes. Todas as reuniões serão realizadas remotamente, até que passe esse momento pandêmico. Serão convidados a participar do projeto pacientes que possuem diagnóstico médico de doenças respiratórias e/ou cardíacas e que estejam participando do programa de reabilitação cardiopulmonar. Posteriormente, o convite será ampliado a todo e qualquer paciente que possua diagnóstico dessas doenças bem como profissionais e/ou familiares que tenham interesse e disponibilidade para participar de aproximadamente 10 encontros. Serão abordados temas sobre a doença de base dos pacientes, adoção de hábitos de vida saudáveis, uso correto das medicações, ansiedade e depressão, informações sobre dieta, incentivo a prática de exercícios físicos. As reuniões serão conduzidas pelos discentes dos diferentes cursos sob a supervisão dos professores participantes do projeto. Os alunos que participarão deste projeto, terão a oportunidade de executar na prática a teoria aprendida em sala de aula, sendo possível fazer um trabalho interdisciplinar integrando os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Serão incentivados a estudar artigos científicos, a partir dos quais será possível elaborar ações educativas para população estudada.

PROMOVENDO SAÚDE: QUALIDADE DE VIDA PARA DOENTES RENAIS EM HEMODIÁLISE

Coordenação: Anelise Dumke

A insuficiência renal crônica (IRC) é caracterizada por lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins. Uma das formas de tratamento da IRC é a hemodiálise (HD), e apesar dela compensar a função renal e aumentar a sobrevida desses pacientes, a síndrome urêmica acaba acarretando inúmeros transtornos nos diversos sistemas do organismo. Este projeto tem por objetivos oportunizar aos discentes do campus Uruguaiana o contato com a realidade local, ética profissional, trabalho em equipe e aplicação prática dos recursos e técnicas específicas ministradas nas disciplinas; promover orientações e práticas educativas em saúde para pacientes participantes do projeto e seus familiares; realizar avaliação física, de qualidade de vida, de depressão e da rede pessoal significativa dos pacientes submetidos à hemodiálise; intervir nas disfunções detectadas durante as avaliações. Serão selecionados discentes dos diferentes cursos do campus Uruguaiana que tenham interesse e disponibilidade de horários para participação no projeto. O projeto contará com discussões científicas entre os profissionais que atuam na clínica renal, discentes docentes e TAE Fisioterapeuta da UNIPAMPA sobre temas relacionados à IRC. Posteriormente, todos os pacientes que aceitarem participar do projeto e assinarem um termo de consentimento livre e esclarecido, serão avaliados e receberão atendimento pela equipe do projeto a ser executado na Clínica Renal. Sabendo que as sessões de hemodiálise são realizadas três vezes por semana, com duração de aproximadamente quatro horas/sessão, as avaliações serão realizadas num dia posterior a realização de hemodiálise. Após o resultado e análise das avaliações, serão traçadas as condutas terapêuticas a serem realizadas durante as sessões de hemodiálise bem como as atividades de promoção de saúde a serem realizadas.

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL E DO NÍVEL DE ATIVIDADE EM ESTUDANTES DE 9 A 10 ANOS DE ESCOLAS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

Coordenação: Anelise Dumke

O aumento dos estudos sobre o nível de atividade física e sedentarismo nas crianças têm aumentado nos últimos anos pois é neste momento da vida em que os hábitos e comportamentos serão formados. O sedentarismo e a inatividade física surgem como fator predisponente no aparecimento de algumas comorbidades como obesidade, dislipidemia, diabetes melito tipo II, hipertensão arterial sistêmica. Diferentes instrumentos têm sido utilizados para a mensuração da atividade física diária, dentre eles existem os índices de aptidão física associados à flexibilidade, força/resistência muscular e questionário para avaliação comportamental. No presente estudo, serão avaliadas crianças de 9 a 10 anos, estudantes de escolas públicas e privadas do município de Uruguaiana-RS. Serão aplicados três testes clínicos submáximos e um questionário de avaliação do nível de atividade física em crianças: o teste de caminhada de 6 minutos (TC6M) e o teste da caminhada de 2 minutos (TC2M) ambos mensuram a capacidade funcional do indivíduo, mas somente o TC6M possui equação de referência para crianças. Porém, o teste tem como aspecto negativo a necessidade de obter um corredor plano de 30 metros para a aplicação do mesmo. O outro teste a ser aplicado é o teste de sentar e levantar (TSL), que é uma alternativa simples de avaliação da força muscular e resistência dos MMII, pois requer um pequeno espaço e equipamento mínimo (cadeira e cronômetro). O mesmo é empregado para a avaliação funcional da tolerância ao exercício e é recomendado como alternativa prática para quantificar indiretamente a força dos MMII. Todavia, apresenta como empecilho o fato da inexistência de equação de referência para a realização em crianças. O questionário PAQ-C averigua as atividades realizadas nos últimos 7 dias da criança, é composto por 9 questões sobre a prática de esportes, lazer, atividade física. Poucos estudos estão disponíveis na literatura que possam predizer o nível de condicionamento físico em crianças para estruturar a participação dessa população em treinamentos físicos. Em vista disso, o objetivo do estudo é estimular valores de referência para o teste de sentar e levantar em crianças de 9 a 10 anos bem como analisar a correlação entre os três testes submáximos.

ATLAS DIGITAL DE HISTOLOGIA E O USO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO UMA FERRAMENTA DE POPULARIZAÇÃO DA HISTOLOGIA

Coordenação: Jaqueline da Costa Escobar Piccoli

O objetivo é consolidar o atlas digital de histologia, tornando-o uma ferramenta complementar, online e científica, para o ensino e aprendizagem de histologia, principalmente dos acadêmicos dos cursos da área da saúde e a popularização da histologia para o público geral. Ainda, através de uma plataforma no Instagram (HistoLover) proporcionar um ambiente de fácil acesso, favorecendo a inclusão digital e a educação continuada em saúde, contribuindo para a melhoria da relação ensino-aprendizagem em Histologia e facilitando a auto-aprendizagem do aluno.

PROGRAMA DE FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA TRABALHADORES DO PORTO SECO RODOVIÁRIO DE URUGUAIANA-RS

Coordenação: Alexandre Crespo Coelho da Silva Pinto

Atualmente, empresas de médio e grande porte estão empenhadas na prevenção de doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, sendo necessário que o ambiente de trabalho seja um local que proporcione ao trabalhador segurança e proteção ao executarem suas tarefas. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida e o desempenho do trabalhador, a fisioterapia de trabalho surgiu como uma nova especialidade da fisioterapia, diante das necessidades de acompanhamento do crescimento das tarefas, abordando aspectos como ergonomia, biomecânica ocupacional e outras ciências, atuando na prevenção, resgate e manutenção da saúde do trabalhador. O enfoque multiprofissional e interdisciplinar, a abordagem de aspectos ergonômicos, biomecânicos e da ginástica laboral devem estar presentes na atuação do fisioterapeuta do trabalho.