12. Grupos de Pesquisa | Fisioterapia

12. Grupos de Pesquisa

GRUPO DE PESQUISA EM NEUROMECÂNICA APLICADA – GNAP

As investigações no campo da neuromecânica buscam compreender como o sistema nervoso e o sistema motor interagem e se adaptam para a produção e regulação de movimentos. O GNAP UNIPAMPA está interessado em compreender a adaptabilidade do sistema motor, especialmente em resposta ao envelhecimento, doenças crônicas-degenerativas e treinamento físico, sob um enfoque do desempenho e da reabilitação, em humanos e modelos animais. Um importante diferencial em nossas atividade é a forte interação que temos com temas da fisiologia, fisiologia do exercício e bioquímica, com estudantes de diferentes áreas na graduação e pós-graduação, além de colaboradores internacionais de mais de 7 diferentes países e fomento nacional e internacional. O grupo está vinculado a três programas de pós-graduação, com uma média de produção de 8 a 12 artigos internacionais com extratos A no Qualis CAPES por ano, com consistência ao longo dos últimos 10 anos. Além disso, o grupo mantém o canal NeuromechTV no youtube.

GRUPO DE ESTUDO EM NUTRIÇÃO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA – GENSQ

O GENSQ é constituído por uma equipe multidisciplinar e tem como interesse científico as questões relacionadas às áreas de Ciências Biológicas, Ensino e Saúde, tendo como proposta pesquisar e promover momentos formativos entre docentes e discentes da Educação Básica e Ensino Superior, investigações nos serviços de assistência à saúde e trabalhos experimentais voltados para a nutrição e o estilo de vida. Possui linhas de pesquisa que se complementam e estão sustentadas na formação acadêmica de seus líderes e componentes, incentivando a adesão de estudantes da Educação Básica, da graduação e da pós-graduação nos estudos científicos. Especificamente, as linhas visam elucidar fatores nutricionais intervenientes na saúde da população e oferecer subsídios para a melhoria das condições de ensino, a partir de estudos relacionados à saúde no contexto escolar, processos de ensino e aprendizagem, interdisciplinaridade, transversalidade, inclusão e utilização de Tecnologias Digitais.

GRUPO DE PESQUISA EM FISIOLOGIA HUMANA – GPFis

O Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unipampa foi criado em 2010 com o objetivo reunir pesquisadores na área de fisiologia da Unipampa, bem como potenciais colaboradores de outras áreas relacionadas e de outras instituições, no sentido de prover um conhecimento básico sobre a relação entre o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas e os mecanismos fisiológicos da homeostase. Inicialmente o grupo apresentou duas grandes áreas de pesquisa, sendo uma relacionada aos parâmetros fisiológicos de mecanismos centrais, como processos mnemônicos e cognitivos, e outra relacionada a parâmetros fisiológicos de mecanismos periféricos, como por exemplo, funcionamento do sistema cardiovascular. Outros grupos foram nucleados pelo GPFis, focando em áreas específicas de pesquisa, e o grupo passou a desenvolver suas pesquisas principalmente na área de Fisiologia do Sistema Nervoso, Ensino da Fisiologia e Divulgação e popularização da ciência.

NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO ENVELHECIMENTO – NEPE

A equipe executa o projeto “Ativa Idade: Práticas Interdisciplinares para Promoção da Saúde e Qualidade de Vida do Idoso” (edital PROEXT/MEC 2014), O grupo também está atuando junto ao Programa de Extensão “Mulheres idosas nas margens do Rio Uruguai: perfil epidemiológico e citomorfológico das idosas de Uruguaiana/RS – conhecendo a sua realidade de saúde para buscar os seus direitos de acesso à saúde” (PROEXT/MEC 2011). No ano de 2012, o grupo realizou o I Simpósio de Envelhecimento da Fronteira Oeste e I Mostra de Projetos na Área do Envelhecimento, com a participação de aproximadamente 200 pessoas e apoio financeiro, a partir do Edital AOE 006/2011 da FAPERGS. Ainda que os projetos e programas estejam baseados na extensão, a interface pesquisa está se destacando, especialmente na determinação do perfil de saúde do idoso da cidade de Uruguaiana e seus aspectos epidemiológicos. Em 2017,o NEPE organiza o II Simpósio de Envelhecimento da Fronteira Oeste a partir do edital PAPEC Nº61/17.

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM FISIOTERAPIA E SAÚDE PÉLVICA – GEPEFISP

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisioterapia e Saúde Pélvica tem como propósito estimular a produção de conhecimento – avaliação e tratamentos fisioterapêuticos – no que tange à Saúde Pélvica em todos os Ciclos de Vida. Também objetiva atuar sob a tríade Promoção, Prevenção e Recuperação Funcional; além de buscar integração entre a graduação e a pós-graduação e promoção de ações como capacitações, seminários, projetos de extensão e eventos científicos.

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ERGONOMIA – GEPER

O GEPER foi criado para discutirmos diversos aspectos relacionados à Fisioterapia do Trabalho e a Ergonomia. Essas discussões se darão através da apresentação de trabalhos já publicados e também de outros que estamos desenvolvendo para futuras publicações. Então, você que se interessa pela temática e quer aprender junto com a gente, entre em contato conosco pelo nosso e-mail: geperunipampa@gmail.com ou pelo nosso Instagram: @geperunipampa.

GRUPO DE PESQUISA EM FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR – GPFisCar

No GPFisCar estudamos os efeitos da exposição a metais (Hg, Al, Cd) e da hipertensão arterial sobre o sistema cardiovascular sobretudo a reatividade vascular de artérias de condutância e resistência e os mecanismos envolvidos. Na última década investigamos alternativas terapêuticas derivadas de alimentos funcionais aos danos cardiovasculares, em especial um hidrolisado de clara de ovo e mais recentemente hidrolisado de quinoa. Nossos estudos tem indicado a exposição a estes metais promovem danos cardiovasculares significantes e este hidrolisado tem sido eficaz como alternativa natural de tratamento. Nossas parcerias ampliaram as investigações desta linha para o sistema reprodutor e memória. Fomentamos parcerias nacionais e internacionais, geramos conhecimento científico publicado em revistas de impacto e investimos na formação de recursos humanos com a qualificação de doutores, mestres e alunos de IC.

GRUPO DE PESQUISA EM FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA – GPFIR

O grupo de pesquisa visa às seguintes repercussões: 1) Divulgar os resultados das pesquisas junto à comunidade por meio de palestras, exposições e cursos; 2) Orientar trabalhos de conclusão de curso, monografias de especialização, pesquisas de iniciação científica e de extensão voltados ao tema do grupo de pesquisa; 3) Publicação dos resultados em eventos científicos e em revistas especializadas; 4) Disponibilizar os dados ambientais para o domínio público; 5) Fazer constantes atualizações do banco de dados conforme o avanço dos projetos de pesquisas em desenvolvimento.