Assistência Estudantil | Fisioterapia

Assistência Estudantil

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

As políticas desenvolvidas na UNIPAMPA são baseadas no que foi estabelecido pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil do MEC (PNAES – Decreto nº 7.234/2010), pelo Plano de Desenvolvimento Institucional e pelas demais legislações pertinentes. Entre os programas e ações de assistência estudantil, estão: programa de bolsa permanência, programa de apoio à instalação estudantil, Programa de Desenvolvimento Acadêmico, programa de apoio à participação discente em eventos, programa de alimentação subsidiada e programa de ações afirmativas.

A equipe técnica das Assistentes Sociais está vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e possui diversas competências, incluindo trabalho em equipe multidisciplinar, atendimento ao estudante e sua família, elaboração e implementação de planos e programas, identificação de problemas sociais, encaminhamento para serviços existentes, elaboração de relatórios estatísticos e avaliações permanentes.

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA), ligado à Reitoria da Universidade Federal do Pampa, é responsável por promover políticas de inclusão e acessibilidade na UNIPAMPA, eliminando barreiras físicas, de comunicação e de informação para estudantes com deficiência ou necessidades especiais. Trabalha em colaboração com unidades universitárias para garantir a participação e o desenvolvimento acadêmico e social desses alunos.

Os Núcleos de Desenvolvimento Educacional (NuDEs) em cada campus são compostos por equipes multiprofissionais que oferecem assistência estudantil, apoio pedagógico e psicossocial, visando à inclusão e acessibilidade dos alunos e servidores. O NuDE do campus Uruguaiana, por exemplo, conta com profissionais como Técnicos em Assuntos Educacionais, Assistente Social e Pedagoga para auxiliar os discentes em suas dificuldades de aprendizagem e promover sua permanência e sucesso acadêmico.

BENEFÍCIOS

1) PDA (Plano de Desenvolvimento Acadêmico)
Caracteriza-se como política institucional de fomento de atividades acadêmicas no contexto da graduação, compreendendo as seguintes modalidades:
I. ensino e monitoria em componente curricular;
II. pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
III. extensão e cultura;
IV. ações sociais, culturais e de atenção à diversidade no âmbito da comunidade acadêmica.
O PDA consiste na concessão de bolsas a acadêmicos, previamente selecionados, sendo desprovidas de vínculo empregatício. Estas atividades estão distribuídas em carga horária de 12 (doze) e 20 (vinte) horas

2) Plano de Permanência (PP)
Desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) consiste na concessão de benefícios a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com a finalidade de contribuir com a instalação do aluno ingressante, melhorar o desempenho acadêmico e prevenir a evasão, em conformidade com a Resolução nº 84/2014. O PP é composto pelo Programa de Alimentação Subsidiada, Programa de Moradia Estudantil, Programa de Apoio ao Transporte e Programa de Auxílio Creche; Programa de Apoio ao Ingressante; Programa de Apoio Social e Pedagógico (PASP); e Programa de Apoio à Participação Discente em Eventos (PAPE).

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI E AQUI