O que é Extensão Universitária?
A extensão é um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre a Unipampa e a Sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. As ações de extensão devem, obrigatoriamente, promover a interação da comunidade acadêmica da Unipampa com a comunidade externa e devem estar vinculadas à formação do(a) discente.
Qual a importância da extensão universitária para a formação profissional?
A extensão universitária promove o desenvolvimento de muitas habilidades que são essenciais para a formação humana, científica, social e política de fisioterapeutas com excelência técnico-científica, fortemente integrados a comunidade em que vivem e cientes do seu compromisso em atuar coletivamente na construção de uma sociedade mais justa, igual e solidária.
Que tipos de ações de extensão devem ser realizadas?
Para validação de carga horária no Curso de Fisioterapia a extensão universitária deve ser realizada sob a forma de programas ou projetos.
Programa – conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão que tem um objetivo comum e são executados a médio e longo prazo;
Projeto – ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.
Todos(as) discentes devem participar de ações de extensão? Sim
Qual é a carga horária de extensão no Curso? 400 horas
Como deve ser realizada essa carga horária de extensão?
A carga horária da extensão (400 h) deve ser realizada da seguinte forma:
* 300 h → Programas ou Projetos de extensão.
* 100 h – Unipampa Cidadã.
Serão validadas somente as ações de extensão em que o(a) discente participou da equipe executora.
Quando iniciar participação nas ações de extensão?
A partir do 1º semestre do curso todos(as) discentes estão aptos a participar de ações de extensão.
Como participar dos programas/projetos?
Sugerimos a seguinte sequência:
1. Verifique os programas / projetos de extensão que ocorrem no Campus Uruguaiana (https://unipampa.edu.br/portal/projetos-extensao/campus) e do curso de Fisioterapia;
2. Entre em contato com o(a) professor(a) responsável pelo projeto / programa do seu interesse;
3. Manifeste seu interesse em participar da equipe executora;
4. Participe da seleção indicada pelo(a) orientador(a);
5. Após ser selecionado(a) iniciará a participação na execução da ação;
6. Cumpra os compromissos assumidos com o(a) orientador(a).
Tenho autonomia para escolher os projetos / programas?
Sim, no Curso de Fisioterapia o(a) discente tem autonomia total para escolher as ações de extensão em que pretende participar. No entanto, a participação dependerá da aprovação em processo de seleção e/ou aceite do(a) coordenador(a) da ação.
Existe limite do número de programas/projetos que devo participar? Não há limite. O importante é que cumpra a carga horária total de 400 horas em ações de extensão (300 h em programas/projetos + 100 horas no Unipampa Cidadã).
————————————————————————————————–
O que é o Unipampa Cidadã?
Unipampa Cidadã é um programa de extensão que deve ser realizado por todos(as) discentes do Curso de Fisioterapia e consiste na realização de trabalhos comunitários em instituições públicas, organizações/associações da sociedade civil organizada e organizações não governamentais (ONGs) que atendam, preferencialmente, pessoas
em situação de vulnerabilidade.
O tipo de trabalho comunitário a ser realizado no Unipampa Cidadã não pode ter relação direta com a prática fisioterapêutica.
Qual a carga horária da Unipampa Cidadã? 100 horas.
Como faço para realizar o Unipampa Cidadã?
Deve, obrigatoriamente, seguir a sequência abaixo:
1. Escolher o local / instituição onde realizará a ação;
2. Definir previamente e de forma consensual entre entidades escolhida, discente e supervisor de extensão (discente – representante da instituição – supervisor de extensão do curso) os horários, os períodos de realização e os tipos de trabalho
comunitário a serem realizados, respeitando as regras próprias do Curso;
3. Encaminhar para o(a) supervisor(a) de extensão (email-extensão.fisio.unipampa@gmail.com) proposta de realização do Unipampa Cidadã (local, nome do(a) responsável, horários, período de realização e o trabalho comunitário a ser realizado);
4. Obter ciência e aprovação do supervisor de extensão;
5. Iniciar a realização do Unipampa Cidadã;
6. Comprovar a realização da ação mediante apresentação dos seguintes documento a serem encaminhados ao supervisor de extensão:a) Certificado da instituição onde realizou a ação, informando o tipo de trabalho, a carga horária, a população beneficiada e a avaliação da ação;
b) Relatório da atividade do(a) discente, conforme modelo disponibilizado pelo Curso.
7. Supervisor de extensão emitirá parecer favorável ou não à aprovação da ação.
(Acesse o Relatório UNIPAMPA cidadã aqui)
Quando validar a carga horária da extensão? A partir do 8º semestre de acordo com o calendário acadêmico.
Importante: Só será validada carga horária completa da extensão (300h em projetos/programas + 100h de Unipampa Cidadã).
Como validar a carga horária da extensão? Para validar a carga horária dos programas / projetos de extensão é necessário o certificado expedido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXT) indicando a participação como equipe executora da ação de extensão.
Após obter a certificação da PROEXT de toda a carga horária da extensão (400h) o(a) discente deve seguir os seguintes passos:
1. Acessar o portal do aluno;
2. Clicar em “Solicitações de ACGs e ACEEs”;
3. Clicar em “Nova Solicitação”;
4. Preencher os dados e anexar os documentos para cada atividade de
extensão que deseja cadastrar;
5. É obrigatório que seja anexado documento comprobatório;
6. Clicar em “Salvar”;
7. Acompanhar o resultado da análise pelo portal.
Quem é o supervisor de extensão?
Prof. Dr. Franck Maciel Peçanha
Contato: extensão.fisio.unipampa@gmail.com
————————————————————————————————–
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O que é?
O Plano Nacional de Educação é o planejamento do Governo Federal
para toda a educação brasileira.
Como foi criado?
A Constituição Brasileira de 1998 estabeleceu a criação do Plano Nacional de Educação – PNE. Posteriormente, em 2009, foi realizada modificação estabelecendo que o PNE fosse decenal.
Como é construído?
O PNE atende ao princípio da gestão democrática e participativa da educação prevista e foi construído a partir de consultas a diversos setores da sociedade.
Qual o PNE vigente?
O atual PNE foi aprovado por meio da Lei Nº 13.005 de 25 de junho de 2014 e tem validade para o período 2014 – 2024.
Como é estruturado PNE?
O PNE possui metas e estratégias.
Metas – são quantificadas e determinadas no espaço / tempo e são previsões do que se espera realizar em um determinado período de tempo.
Estratégias – são formas / possibilidades / conjunto de ações a serem realizadas para se alcançar a meta.0 atual PNE (2014) possui 20 metas e 254 estratégias.
Qual relação do PNE com a Extensão Universitária?
No PNE (2014) foi determinado que, no mínimo, 10% da carga horária total dos cursos de graduação seja realizada como extensão universitária (Estratégia 12.7).
Meta 12: Elevar a taxa bruta (50%) e líquida (33%) de matrícula da população de 18 a 24 anos no ensino universitário, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.
Estratégia 12.7: Assegurar, no mínimo, 10% da carga horária total dos cursos de graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para as áreas de grande pertinência social.
