Espaço do aluno | Engenharia de Produção

Espaço do aluno

início > espaço do aluno

Perfil do Egresso


O curso de Engenharia de Produção do Campus Bagé, em sintonia com o Projeto Institucional (PI), documento balizador das ações institucionais da Unipampa do qual fazem parte o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), pretende contribuir com o desenvolvimento regional formando profissionais com competência para atuar em: projeto, modelagem, implementação, operação, manutenção e melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e energia.

Assim, compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia (ABEPRO). Tais características são desenvolvidas a partir da aplicação de competências adquiridas em práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Em seu Projeto Institucional, a Unipampa, declara como perfil desejado para seu egresso uma sólida formação acadêmica generalista, emancipatória e humanística em seus cursos de formação. Esse papel inclui a formação de sujeitos conscientes das exigências éticas e da relevância pública e social do conhecimento, competências, habilidades e valores reconstruídos na vida universitária e a habilitação necessária para se inserirem em seus respectivos contextos profissionais de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, sustentável, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.

Coerente com o perfil do egresso institucional e com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Graduação em Engenharia (MEC, 2019), as áreas e subáreas de atuação profissional sugeridas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção e o Projeto Institucional da Unipampa, o egresso do Curso de Engenharia de Produção apresentará o seguinte perfil:

  1. será um profissional com sólida formação acadêmica, apto a colocar em prática os conhecimentos, habilidades e valores adquiridos na vida universitária e inseri-los em seus respectivos contextos profissionais;
  2. será consciente de suas exigências éticas e de sua relevância pública e social, atuando com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável;
  3. será um profissional crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver os problemas de Engenharia;
  4. terá uma visão holística e humanista, considerando na sua atuação os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
  5. estará apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora, adotando perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática.

Esta formação deverá possibilitar o atendimento ao objetivo geral, que é o de “formar profissionais habilitados ao projeto, operação, gerenciamento e melhoria de sistemas de produção de bens e serviços, integrando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética”.  Para isso, se desdobram os seguintes objetivos específicos:

  1. estimular o uso de metodologias ativas de ensino com caráter interdisciplinar;
  2. desenvolver projetos de ensino articulados com atividades de pesquisa e extensão;
  3. implementar atividades práticas nos componentes curriculares;
  4. estimular a participação dos alunos nos programas de iniciação científica e de bolsas de extensão adotados na Universidade, de modo a envolver um maior número de discentes;
  5. desenvolver atitude investigativa de modo a despertar nos estudantes a busca constante de atualização, acompanhando a rápida evolução científica na área;
  6. promover atividades práticas oportunizando ao discente desenvolver a relação entre o conteúdo teórico aprendido com a vivência prática por meio das aulas de laboratórios, visitas a empresas, participação em congressos, seminários e do estágio curricular supervisionado.

Para atingir o Perfil do Egresso proposto pelo Projeto Institucional da Unipampa, o curso de Engenharia de Produção, por meio de sua matriz curricular, busca assegurar o desenvolvimento das competências profissionais em todas as áreas e subáreas sugeridas pela ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), a fim de dotá-lo de capacidade para planejar e gerenciar:

  1. projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa. Competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Engenharia de Operações e Processos da Produção;
  2. técnicas para o tratamento das principais questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos, visando a redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, bem como o atendimento dos níveis de exigências dos clientes. Competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Logística;
  3. resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão, por meio de modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente. Aplica conceitos e métodos de outras disciplinas científicas na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. Procura, assim, introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas. Competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Pesquisa Operacional;
  4. planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem factual para a tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade. Competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Engenharia da Qualidade;
  5. conjunto de ferramentas e processos de projeto, planejamento, organização, decisão e execução envolvidas nas atividades estratégicas e operacionais de desenvolvimento de novos produtos, compreendendo desde a concepção até o lançamento do produto e sua retirada do mercado com a participação das diversas áreas funcionais da empresa. Competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Engenharia do Produto;
  6. conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, englobando em seus tópicos o planejamento estratégico e operacional, as estratégias de produção, a gestão empreendedora, a propriedade intelectual, a avaliação de desempenho organizacional, os sistemas de informação e sua gestão e os arranjos produtivos. Competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Engenharia Organizacional;
  7. formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos para avaliar alternativas para a tomada de decisão, consistindo em um conjunto de técnicas matemáticas que simplificam a comparação econômica. Competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Engenharia Econômica;
  8. projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde e integridade física. Seus conhecimentos são usados na compreensão das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema, tratando da tecnologia da interface máquina – ambiente – homem – organização. Competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Engenharia do Trabalho;
  9. planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, da destinação e tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social. Competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Engenharia da Sustentabilidade;
  10. universo de inserção da educação superior em engenharia e suas áreas afins, a partir de uma abordagem sistêmica englobando a gestão dos sistemas educacionais em todos os seus aspectos: a formação de pessoas; a organização didático pedagógica, especialmente o projeto pedagógico de curso; as metodologias e os meios de ensino/aprendizagem. Competência desenvolvida em componentes curriculares associadas à área de Educação em Engenharia de Produção.

As competências descritas acima têm correspondência direta com as dez áreas ou subáreas de conhecimento principais sugeridas pela ABEPRO.

Manual do Aluno => Curso Engenharia de Produção.

Áudio descrição das páginas: 01; 02; 03; 04; 05; 06; 07; 08; 09; 10; 11; 12; 13; 14; 15; 16; 17; 18p1; 18p2; 19; 20; 21; 22; 23; 24; 25; 26; 27; 28 e 29 – solicite para a coordenação do curso; 30; 31; 32.

 

topo