Em 2023, o curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) obteve a Acreditação Arcu-Sul, concedida a cursos de excelência no âmbito do Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (saiba mais).
A acreditação Arcu-Sul, além de facilitar o reconhecimento dos diplomas dos egressos em outros países da América do Sul, promove a integração acadêmica entre instituições, favorecendo atividades de intercâmbio e cooperação internacional entre discentes e docentes.
No segundo semestre de 2025, o curso recebeu a estudante Adriana Barba Cuellar, da Universidade Santa Cruz de La Sierra (UCB), na Bolívia (site da UCB). Em contrapartida, o discente Matheus Teixeira Leal, da Unipampa, encontra-se na Bolívia cursando disciplinas e participando de atividades acadêmicas e culturais na universidade parceira.
Ainda neste semestre, a vice-coordenadora do curso, professora Fernanda Gobbi de Boer Garbin, representará a Unipampa em uma semana de reuniões na Bolívia, reunindo-se com representantes das demais universidades integrantes do sistema Arcu-Sul. Também está prevista, para novembro, a visita de um docente da universidade boliviana ao Campus Bagé, fortalecendo o intercâmbio institucional.
Durante a mobilidade, o estudante Matheus tem participado de visitas técnicas a indústrias locais, conhecendo práticas e tecnologias relacionadas à Indústria 4.0. Em seu relato, ele destaca a relevância da experiência:
“A experiência tem sido extremamente enriquecedora, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. As visitas técnicas e o contato direto com diferentes realidades produtivas têm ampliado minha visão sobre os processos industriais e fortalecido minha formação como futuro engenheiro de produção. Além do aprendizado técnico, viver essa imersão em outra cultura tem proporcionado crescimento pessoal, autonomia e uma compreensão mais ampla sobre o papel do engenheiro no contexto global.”
A iniciativa reforça o compromisso da Unipampa com a qualidade da formação acadêmica e com a integração internacional, pilares fundamentais para o fortalecimento da educação superior no Mercosul.

