Prezados alunos e visitantes,
O texto abaixo foi parcialmente extraído do website do Desafio Sebrae 2011.
Abriu na última quarta-feira, dia 06 de abril, o prazo para as inscrições no desafio Sebrae, um jogo virtual destinado à universitários que tem como objetivo simular o dia-a-dia de uma empresa. Esse ano, os participantes terão que administrar uma indústria de bicicletas, um meio de transporte ecologicamente eficiente do ponto de vista do planeta e da vida de cada um de nós.
Além das mudanças nas condições ambientais, ocorre também, algo semelhante à realidade do mundo dos negócios: as decisões das empresas alteram as condições do mercado e o cenário do jogo.
O Desafio Sebrae que terá duração de 6 meses, funciona por meio de um software de gerenciamento que avalia as decisões das equipes em ambientes que simularão o funcionamento do mercado. Como prêmio, os vencedores ganharão uma viagem internacional, bolsas de estudo e iPads. A taxa de inscrição é de R$50 por equipe.
Para participar, os universitários devem fazer suas inscrições no site do Desafio Sebrae até 11 de Maio.
O Desafio que começou a ser idealizado em 1997 pelo Sebrae em parceria com a Coppe/UFRJ, já apresentou como tema de negócios: perfumes, moda surfware, indústria de material esportivo, cultivo de flores, indústria moveleira, indústria de cosméticos, e calçados femininos. Em 2009, as inscrições passaram de 130 mil universitários de todo o Brasil, que teve como tema a administração de uma empresa de brinquedos artesanais.
Em 2010, o jogo chegou mais moderno, funcional, interativo e em 3D a fim de oferecer aos universitários a possibilidade de exercer o talento empreendedor, enfrentando a administração virtual de uma empresa de instrumentos musicais. Em sua 12ª edição, o Desafio Sebrae chega com outras inúmeras inovações na plataforma tecnológica do jogo tornando-o mais moderno e interativo.
Sempre incentivamos fortemente os alunos da Engenharia de Produção a entrarem neste tipo de atividade. Desafios deste gênero são sempre ótimos para o aprendizado e amadurecimento profissional do aluno.
Em anos anteriores tivemos a participação de sucesso de equipes de nosso curso.
Em uma delas uma equipe da Engenharia de Produção sob a orientação do Prof Claudio Albano chegou ao 4º Lugar na etapa regional.
Boa sorte aos interessados.
Coordenação do curso de Engenharia de Produção