Histórico | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa –
UNIPAMPA, Campus Bagé, é avaliado pela área de Educação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e subárea Ensino-Aprendizagem.

Em Setembro de 2022, o Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu  Nota 4 na Avaliação Quadrienal realizada pela CAPES  (2017-2020).

Esta é a primeira avaliação divulgada desde o início do programa, em 2017. Na criação do curso, a Capes indica Nota 3 aos programas.

História

As ideias que acabariam, posteriormente, originando o Mestrado Acadêmico de Ensino – MAE surgem a partir de diversas situações educacionais e pedagógicas, alinhadas aos objetivos do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa de atender demandas de formação inicial e continuada de professores no município e na sua região de influência.

Desde a gênese da unidade acadêmica, em 2006, buscou-se articular questões da educação, do ensino e dos processos de aprendizagem. Nesse sentido, diferentes ações e projetos foram alavancados e desenvolvidos por iniciativas dos docentes, tanto por meio de macro quanto de micro políticas educacionais, como PIBID, LIFE, Observatório Aprendizagem e Observatório da Educação.

Outro elemento que influenciou a concepção do MAE foi a implementação de especializações na área de ensino que culminaram com a oferta, entre 2007 e 2014, de quatro pós-graduação lato sensu, sendo elas: Especialização em Educação Científica e Tecnológica; Especialização em Linguagem e Docência; Especialização Educação e Diversidade Cultural; e Especialização Ensino de Literatura. Estes diferentes cursos supriram uma demanda importante de formação continuada de professores em serviço, totalizando, numericamente, 125 alunos ingressantes e 85 concluintes.

A experiência vivenciada em nível lato sensu gerou a importante demanda pela oferta de cursos stricto sensu com foco na formação continuada de professores, que resultou atendida pela oferta dos cursos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e em Ensino de Línguas. Tais cursos são extremamente importantes para a formação e qualificação da docência nestas áreas do conhecimento.

Além das questões percebidas na história institucional do campus Bagé, o envolvimento de docentes vinculados à proposta MAE em projetos de pesquisa, extensão e particularmente a projetos de ensino, formação inicial e continuada, tais como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa Intercultural de Fronteira (PEIF) e o Pacto pelo Fortalecimento pelo Ensino Médio (PNEM) veêm possibilitando produções acadêmicas substanciais no campo da formação de professores, mas especificamente nas áreas do ensino e da educação.

Cabe salientar que estes dois programas (PEIF e PACTO) tem possibilitado à produção de resultados extremamente positivos em relação aos processos de formação continuada de professores, quer seja pela quantidade de professores atendidos, uma média de 2200 docentes das escolas públicas, além de discentes de cursos de graduação.

Dentro desta perspectiva, destaca-se à produção da coletânea de 05 livros sobre o processo de Formação Continuada pela UNIPAMPA no Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e um livro sobre o processo de formação do PEIF-Unipampa.

Portanto, o Mestrado Acadêmico em Ensino busca coadunar as várias áreas do conhecimento e vários docentes/pesquisadores preocupados com a área do ensino, sem perder de vista às preocupações relativas e diretamente ligadas aos processos de formação continuada e compromisso social da Universidade.

Neste sentido, a proposta do MAE busca contribuir com a formação acadêmico-profissional, com a pesquisa científica e com práticas pedagógicas investigativas, que qualifica e consolida a formação stricto sensu no campus Bagé, além de oportunizar um viés voltado à formação de pesquisadores na área do ensino.

Coordenações anteriores

 

BIÊNIO 2021-2022

COORDENADORA

Profª Drª. Renata Hernandez Lindemannrenatalindemann@unipampa.edu.br

Possui graduação em Licenciatura Química Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2002), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é colaborador da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química e professora associada da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação de professores, ensino de ciências, construção de conhecimento profissional e educação do campo.

COORDENADORA SUBSTITUTA

Profª. Drª. Elena Maria Billig Mello elenamello@unipampa.edu.br

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Educação. Atualmente é Professora Associada II. Atua nas licenciaturas Ciências da Natureza e Educação Física, e no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS), no Campus Uruguaiana, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGMAE), no campus Bagé. É membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. É líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional dos Profissionais da Educação – GRUPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, inovação pedagógica.

 

BIÊNIO 2020-2021

COORDENADOR

Prof. Dr. Alessandro Carvalho Bicaalessandrobica@unipampa.edu.br

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atualmente também é Professor Permanente no Mestrado Profissional de Educação (PPGEDU/Jaguarão). Docente da área de Educação nos cursos de Licenciatura em Física, Química, Matemática, Letras, Línguas Adicionais e Música do campus Bagé. Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2006) e Licenciado em História pela Universidade Federal de Pelotas (1998). Presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) – biênio 2019-2021, Líder do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN/UNIPAMPA), Coordenador do Repositório Digital TATU (http://sistemas.bage.unipampa.edu.br/tatu/) espaço que tem como objetivo inventariar fontes de pesquisa relacionadas à história da educação e compor um acervo digital acessível para pesquisadores interessados na área de História da Educação. Tem experiência e interesse nas seguintes áreas de pesquisa: História da Educação; Repositórios Digitais, Acervos Escolares/Históricos, Impressos Pedagógicos/Imprensa de Educação, Formação de Professores, Movimentos Sociais e Educação Popular.

COORDENADORA SUBSTITUTA

Prof. Drª. Sandra Dura Piovesan – sandrapiovesan@unipampa.edu.br

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (2006), graduação em Programa Especial de Graduação e Formação de Professores pela Universidade Federal de Santa Maria, equivalente a Licenciatura em Computação (2012), Mestrado em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora na Universidade Federal do Pampa, curso de Engenharia de Computação e Mestrado em Ensino. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Formais e Autômatos, Educação à Distância, Informática na Educação e Ambientes Imersivos.

 

BIÊNIO 2018-2019

COORDENADORA

Profa. Dra. Sonia Maria da Silva Junqueira – soniasunqueira@unipampa.edu.br

Professora Adjunta II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente do curso de Matemática-Licenciatura. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É uma das líderes do grupo de pesquisa “Educação Matemática no Pampa (EMPAMPA)” e membro do grupo de pesquisa do curso de Educação Matemática da PUC-SP “Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente”. Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP.

COORDENADORA SUBSTITUTA

Profª Drª. Renata Hernandez Lindemann – renatalindemann@unipampa.edu.br

Possui graduação em Licenciatura Química Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2002), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é colaborador da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química e professora adjunta da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação de professores, ensino de ciências, construção de conhecimento profissional e educação do campo.