Histórico | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa –
UNIPAMPA, Campus Bagé, é avaliado pela área de Educação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e subárea Ensino-Aprendizagem.

No final do ano de 2016 (15/12/2016), a CAPES recomendou a criação do mestrado, com nota 3,  a partir da proposta submetida pelo então coordenador  Prof. Dr. Alessandro Carvalho Bica:  ficha_recomendacao_proposta_26_2016 

Desde sua efetiva implementação, em  01/08/2017,  o trabalho coletivo tem se mostrado como uma marca do PPGE, pois desde sua origem temos investido esforços no desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e ensino de forma integrada e fomentando parcerias intramuros e extramuros da universidade, visando a melhoria da Educação na região de abrangência da UNIPAMPA e, mais recentemente, ampliando também para ações de âmbito internacional, especialmente no campo da Extensão.

Entre as ações que favoreceram, após a primeira metade da existência da Unipampa, a implementação do PPGE, temos: o envolvimento do corpo docente do Campus Bagé em diferentes programas e projetos, tais como: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), o Programa Intercultural de Fronteira (PEIF/MEC), a criação e consolidação do Planetário da UNIPAMPA, o Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP/SECADI), o Pacto pelo Fortalecimento pelo Ensino Médio (PNEM), o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE/CAPES), o Projeto Feira de Ciências, a participação dos docentes em Programas e Projetos do Proext-MEC ao longo de diversos anos, entre outros pilares de fortalecimento do trabalho coletivo e (trans)interdisciplinar, realizados com financiamento externo por diferentes fontes de fomento. 

Tais experiências geraram nos anos que antecederam e concomitaram com a implantação do mestrado produções acadêmicas substanciais no campo da formação de professores(as) na área da Educação. A atuação docente nos cursos de pós-graduação lato sensu foi outro indício do percurso que abriu horizontes para a criação do Mestrado, já que tal atuação supriu uma demanda importante de formação acadêmica de professores(as), além de profissionais oriundos das mais diversas áreas que tinham interesse e/ou desenvolviam ações pedagógicas nos espaços que ocupam em setores da saúde pública, da assistência social, da comunicação, entre outras.

A experiência vivenciada em nível lato sensu gerou a importante demanda pela oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu, com foco na formação continuada de professores(as) atuantes na Educação Básica, egressos(as) dos cursos de licenciaturas e das especializações até então ofertadas no Campus Bagé, como também nos demais campi da UNIPAMPA e de outras universidades da região (URCAMP, UERGS, IFSul, IDEAU, entre outras instituições privadas de educação a distância). 

A demanda de formação de  professores em nível stricto sensu resultou primeiramente pela oferta de dois cursos de Mestrado Profissional – em Ensino de Ciências e em Ensino de Línguas – e, posteriormente, pelo Mestrado Acadêmico em Ensino, que abarcou um público mais amplo do que os dois primeiros cursos, por aceitar no processo seletivo graduados em qualquer área do conhecimento e por ser o primeiro no campo da Educação, no campus Bagé, de natureza acadêmica e não profissional como os dois primeiros.  

Nesse sentido, desde a criação do PPGE ocorreu um processo inequívoco e intencional de articular pesquisas de diferentes contextos e origens formativas, com a finalidade de dar corpo a contribuições inovadoras para a área da Educação. Diante disso, pode-se afirmar que o diferencial deste programa é a formação multidimensional, permeada por princípios teóricos que venham a nortear práticas pedagógicas inovadoras, criativas, inclusivas e plurais, alicerçadas em pressupostos atuais da área da educação, independente da área de formação inicial dos pesquisadores em construção. 

A partir do planejamento estratégico e do trabalho contínuo de autoavaliação realizado no PPGE desde o seu primeiro quadriênio, identificamos índices positivos de impacto local e regional do programa entre discentes, docentes e egressos(as),  o que reforça a relevância do programa, que  justifica sua existência também devido  a questões logísticas desfavoráveis (distância geográfica) de outros programas de pós-graduação situados nos grandes centros, dispendiosos para o deslocamento e viabilidade de formação para os(as) profissionais da região, pois grande parte carece de condições apropriadas para investir na continuidade da formação e qualificação acadêmica. Nesse aspecto, destacamos a localização da UNIPAMPA, periférica e  fronteiriça. Além disso, mesmo sendo ainda uma instituição jovem, já indica sua ampliação na região da Campanha Gaúcha, com fortalecimento de programas stricto sensu, visto que até a sua criação não havia nenhum curso de Mestrado na região.

Constatamos que o Programa cresceu quantitativa e qualitativamente,  tendo acolhido e corroborado com a formação continuada de discentes de diversos municípios e regiões, conforme mostrou os resultados das seleções já realizadas, atraindo inclusive estudantes de outros estados. Dessa forma, ao término do primeiro quadriênio (2017-2020), passou da nota 3 que havia obtido no ano de sua aprovação para a nota 4, conforme a ficha de avaliação a seguir:  Ficha de recomendação (2017-2020).  

Já em relação ao quadriênio 2021-2024, o programa recebeu da CAPES, em 2023, um panorama comparativo dos dados quantitativos dos dois primeiros anos do quadriênio, o qual pode ser acessado através do link:  Dados quantitativos (2021-2022). 

Tais resultados demonstram, na maioria dos indicadores, de forma comparativa, um desempenho acima da média por parte do programa, na mesma área de avaliação.  

Tabela 1: Dados de inscritos e ingressantes nos processos seletivos do PPGE no período 2017-2024

Ano de seleção Número de inscrições Ingressantes
2017 275 25
2018 166 20
2019 242 22
2020 não houve processo seletivo
2021 265 34
2022 100 26
2023 108 33
2024 215 30
Total 1.371 190

Fonte: Secretaria Acadêmica campus Bagé (2024).

No link a seguir, é possível conferir, no site da CAPES, as informações sobre os atos normativos de reconhecimento e situação atual do curso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf?popup=true&cd_programa=42046017015P5