Programa de Pós-Graduação em Ensino

Mestrado Acadêmico em Ensino

O Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) oferece formação de profissionais com vistas ao fortalecimento da pesquisa em Ensino no país, voltada à integração de saberes científicos e pedagógicos produzidos em contextos formais, não formais e informais de educação. Colabora, ainda, à ampliação das políticas de equidade para o acesso, a permanência e a promoção da educação superior com relevância social na região onde está sendo ofertada.

A UNIPAMPA, instituição responsável pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino, é resultado da reivindicação da comunidade da região, que encontrou guarida na política de expansão e renovação das Instituições Federais de Educação Superior, incentivada pelo Governo Federal desde a segunda metade da primeira década de 2000, veio marcada pela responsabilidade de contribuir com a região em que se edifica – um extenso território, com problemas no processo de desenvolvimento, inclusive de acesso à educação básica e à educação superior – a “Região Sul, Campanha Gaúcha e Fronteira Oeste” do Rio Grande do Sul. Desse modo, foi vocacionada para contribuir com a integração e o desenvolvimento da região de fronteira do Brasil com o Uruguai e a Argentina.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: Ensino
ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação

LINHAS DE PESQUISA

Descrição: O MAE destina-se a profissionais que atuam em espaços educativos formais, não formais e informais de educação, sejam professores da Educação Básica ou Superior (Licenciados ou Bacharéis) ou educadores/as que atuem em projetos e ações sociais, comunitárias ou órgãos governamentais e não governamentais das áreas da saúde, meio ambiente, artes, administração, turismo, economia, agricultura, ecologia, sociologia, filosofia, psicologia e outras em que os profissionais atuem em interface com o ensino.

Linhas de Pesquisa:

Ciências Exatas e Ambientais

Descrição: Articula pesquisas e produtos educacionais envolvendo a problematização da pesquisa científica e metodologias que contribuam com a área do ensino de ciências exatas e ambientais, em especial Física, Química, Matemática e Biologia. Prioriza a formação acadêmico-profissional através da investigação/problematização referendada em fundamentação teórica, na análise e argumentação que vise à criação de tecnologias, conceitos, princípios e práticas de ensino e aprendizagem nos diversos campos científicos, de modo a articular ações de ensino, pesquisa e extensão e colaborar com o desenvolvimento de saberes e fazeres criativos, contextualizados, interdisciplinares e inclusivos do processo didático-pedagógico das Ciências Exatas e Ambientais, bem como para o desenvolvimento científico, social e humano na região do pampa gaúcho.

Ciências Humanas e Linguagens

Descrição: Articula pesquisas e produtos educacionais que envolvam a construção de saberes no ensino, mediante análise de fenômenos sociais, econômicos, políticos, históricos, culturais e linguísticos, estabelecendo uma relação entre teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem nessas áreas. Discute os sujeitos e o contexto sócio-histórico-cultural que influenciam e são influenciados nos processos de ensino e aprendizagem, promovendo estratégias metodológicas e novas abordagens de ensino de Ciências Humanas e Linguagens. Fomenta a criação de ações pedagógicas e profissionais contextualizadas, interdisciplinares e inclusivas capazes de integrar a educação não formal, informal e formal e colaborar para o desenvolvimento científico, social e humano na região do pampa gaúcho.

Acesse os objetivos do curso aqui!