Histórico | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa –
UNIPAMPA, Campus Bagé, é avaliado pela área de Educação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e subárea Ensino-Aprendizagem.

No final do ano de 2016 (15/12/2016), a CAPES recomendou a criação do mestrado, com nota 3,  a partir da proposta submetida pelo então coordenador  Prof. Dr. Alessandro Carvalho Bica:  ficha_recomendacao_proposta_26_2016 

Desde sua efetiva implementação, em  01/08/2017,  o trabalho coletivo tem se mostrado como uma marca do PPGE, pois desde sua origem temos investido esforços no desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e ensino de forma integrada e fomentando parcerias intramuros e extramuros da universidade, visando a melhoria da Educação na região de abrangência da UNIPAMPA e, mais recentemente, ampliando também para ações de âmbito internacional, especialmente no campo da Extensão.

Entre as ações que favoreceram, após a primeira metade da existência da Unipampa, a implementação do PPGE, temos: o envolvimento do corpo docente do Campus Bagé em diferentes programas e projetos, tais como: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), o Programa Intercultural de Fronteira (PEIF/MEC), a criação e consolidação do Planetário da UNIPAMPA, o Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP/SECADI), o Pacto pelo Fortalecimento pelo Ensino Médio (PNEM), o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE/CAPES), o Projeto Feira de Ciências, a participação dos docentes em Programas e Projetos do Proext-MEC ao longo de diversos anos, entre outros pilares de fortalecimento do trabalho coletivo e (trans)interdisciplinar, realizados com financiamento externo por diferentes fontes de fomento. 

Tais experiências geraram nos anos que antecederam e concomitaram com a implantação do mestrado produções acadêmicas substanciais no campo da formação de professores(as) na área da Educação. A atuação docente nos cursos de pós-graduação lato sensu foi outro indício do percurso que abriu horizontes para a criação do Mestrado, já que tal atuação supriu uma demanda importante de formação acadêmica de professores(as), além de profissionais oriundos das mais diversas áreas que tinham interesse e/ou desenvolviam ações pedagógicas nos espaços que ocupam em setores da saúde pública, da assistência social, da comunicação, entre outras.

A experiência vivenciada em nível lato sensu gerou a importante demanda pela oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu, com foco na formação continuada de professores(as) atuantes na Educação Básica, egressos(as) dos cursos de licenciaturas e das especializações até então ofertadas no Campus Bagé, como também nos demais campi da UNIPAMPA e de outras universidades da região (URCAMP, UERGS, IFSul, IDEAU, entre outras instituições privadas de educação a distância). 

A demanda de formação de  professores em nível stricto sensu resultou primeiramente pela oferta de dois cursos de Mestrado Profissional – em Ensino de Ciências e em Ensino de Línguas – e, posteriormente, pelo Mestrado Acadêmico em Ensino, que abarcou um público mais amplo do que os dois primeiros cursos, por aceitar no processo seletivo graduados em qualquer área do conhecimento e por ser o primeiro no campo da Educação, no campus Bagé, de natureza acadêmica e não profissional como os dois primeiros.  

Nesse sentido, desde a criação do PPGE ocorreu um processo inequívoco e intencional de articular pesquisas de diferentes contextos e origens formativas, com a finalidade de dar corpo a contribuições inovadoras para a área da Educação. Diante disso, pode-se afirmar que o diferencial deste programa é a formação multidimensional, permeada por princípios teóricos que venham a nortear práticas pedagógicas inovadoras, criativas, inclusivas e plurais, alicerçadas em pressupostos atuais da área da educação, independente da área de formação inicial dos pesquisadores em construção. 

A partir do planejamento estratégico e do trabalho contínuo de autoavaliação realizado no PPGE desde o seu primeiro quadriênio, identificamos índices positivos de impacto local e regional do programa entre discentes, docentes e egressos(as),  o que reforça a relevância do programa, que  justifica sua existência também devido  a questões logísticas desfavoráveis (distância geográfica) de outros programas de pós-graduação situados nos grandes centros, dispendiosos para o deslocamento e viabilidade de formação para os(as) profissionais da região, pois grande parte carece de condições apropriadas para investir na continuidade da formação e qualificação acadêmica. Nesse aspecto, destacamos a localização da UNIPAMPA, periférica e  fronteiriça. Além disso, mesmo sendo ainda uma instituição jovem, já indica sua ampliação na região da Campanha Gaúcha, com fortalecimento de programas stricto sensu, visto que até a sua criação não havia nenhum curso de Mestrado na região.

Constatamos que o Programa cresceu quantitativa e qualitativamente,  tendo acolhido e corroborado com a formação continuada de discentes de diversos municípios e regiões, conforme mostrou os resultados das seleções já realizadas, atraindo inclusive estudantes de outros estados. Dessa forma, ao término do primeiro quadriênio (2017-2020), passou da nota 3 que havia obtido no ano de sua aprovação para a nota 4, conforme a ficha de avaliação a seguir:  Ficha de recomendação (2017-2020).  

Já em relação ao quadriênio 2021-2024, o programa recebeu da CAPES, em 2023, um panorama comparativo dos dados quantitativos dos dois primeiros anos do quadriênio, o qual pode ser acessado através do link:  Dados quantitativos (2021-2022). 

Tais resultados demonstram, na maioria dos indicadores, de forma comparativa, um desempenho acima da média por parte do programa, na mesma área de avaliação.  

Tabela 1: Dados de inscritos e ingressantes nos processos seletivos do PPGE no período 2017-2024

Ano de seleção Número de inscrições Ingressantes
2017 275 25
2018 166 20
2019 242 22
2020 não houve processo seletivo devido à pandemia
2021 265 34
2022 100 26
2023 108 33
2024 215 30
Total 1.371 190

Fonte: Secretaria Acadêmica campus Bagé (2024).

No link a seguir, é possível conferir, no site da CAPES, as informações sobre os atos normativos de reconhecimento e situação atual do curso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf?popup=true&cd_programa=42046017015P5