PPG em Ensino avança na proposta de Doutorado

Fachada do edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Programa de Pós-graduação em Ensino da Unipampa deu andamento nas últimas semanas ao seu processo interno de construção da proposta do seu tão aguardado curso de Doutorado no Campus Bagé. A movimentação ocorreu após a publicação da Chamada Interna Nº 16/2023, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, que estabelece prazos e orientações para o processo.

A chamada interna antecipa-se às orientações da CAPES para proposições de cursos novos, que devem ser publicadas no início de agosto. Segundo a PROPPI, a mobilização desde agora possibilita uma avaliação detalhada das propostas para que possam estar melhor adequadas aos critérios estabelecidos pela CAPES.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino já havia anunciado, em setembro de 2022, ao obter Nota 4 na Avaliação Quadrienal 2017-2020, que iniciaria o percurso para construção do Doutorado, algo muito aguardado pela comunidade acadêmica em Bagé e região. O assunto ainda foi tema do nosso Seminário de Autoavaliação, ocorrido em dezembro do ano passado, com participação de membros da ANPED.

Para construção da proposta, foi constituída uma Comissão de APCN conformada por docentes, que já avançou na definição de elementos fundamentais para o nosso Doutorado, como a atualização das linhas de pesquisa do Programa, o replanejamento estratégico para oferta do novo curso e a construção de uma matriz curricular que esteja sustentada na tríade de ensino, pesquisa e extensão.

Segundo a Coordenação do Programa, a grande expectativa por parte da comunidade acadêmica redobra a responsabilidade e exige muita criteriosidade para exercitar tudo o que o processo envolve, especialmente porque muitos egressos do nosso Mestrado, muitos técnicos e até docentes da Unipampa estão aguardando essa oportunidade para continuar sua formação.

A primeira versão da proposta deverá ser entregue para análise da PROPPI até a metade de agosto. Após pareceres e ajustes, ela deverá ser submetida à CAPES até novembro deste ano. A expectativa é que a criação do nosso Doutorado seja aprovada pelo órgão federal até o final do primeiro semestre de 2024.