Dificuldade para falar em público é tema de conversa

Na noite da última segunda-feira, 19, as mestrandas Caren Rossi e Luciane da Cruz promoveram uma conversa sobre dificuldades e estratégias para falar em público. A atividade ocorreu como parte da I Jornada Pedagógica: Socialização de Conhecimentos em Educação, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Unipampa no Campus Bagé.

Falar em público é uma habilidade valorizada em diversas esferas da vida, desde apresentações acadêmicas e profissionais até discursos em eventos sociais. No entanto, muitas pessoas enfrentam dificuldades e ansiedade quando precisam se expressar diante de uma plateia. Segundo as mediadoras, o medo de ser julgado, esquecer o conteúdo ou simplesmente a sensação de ter a atenção voltada para si podem gerar um desconforto significativo. Para superar esses desafios, é fundamental entender as causas dessas dificuldades e adotar estratégias eficazes para aprimorar a habilidade de falar em público.

Uma das principais estratégias para melhorar a habilidade de falar em público é o treinamento e a prática regular. Quanto mais exposição a situações de fala em público, mais familiarizado e confiante o indivíduo se torna. É possível começar com pequenos passos, como apresentações para amigos ou familiares, e gradualmente aumentar o desafio. Além disso, é importante buscar feedback construtivo, seja por meio de profissionais da área ou de pessoas confiáveis, para identificar pontos de melhoria e aprimorar a comunicação verbal e não verbal.

Programação

A I Jornada Pedagógica: Socialização de Conhecimentos em Educação contempla 10 (dez) atividades, entre elas um curso a distância e assíncrono sobre pesquisa acadêmica que pode ser acessado até o dia 24 de junho. Confira a programação completa: Programação da I Jornada Pedagógica: Socialização de Conhecimentos em Educação.