Docente do PPG em Ensino representa Unipampa em pesquisa nacional sobre ações afirmativas

A Prof.ª Dr.ª Suzana Cavalheiro de Jesus, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, será uma das pesquisadoras do projeto “A Alteridade no Sistema Nacional de Pós-graduação: Mapeando e Problematizando a Diversidade nas CHSSALLA Brasileiras”.

Este é um projeto interdisciplinar que terá participação de 22 (vinte e duas) Universidades, entre elas a Unipampa, e será coordenado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, campus do Parque Tecnológico Itaipu. Ele vai ser financiado através do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação da Capes, o que vai permitir a oferta de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O objetivo principal do projeto é jogar luz e problematizar de modo mais aprofundado questões como diversidade, gênero, ações afirmativas e o perfil étnico-racial em Programas de Pós-graduação das áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes nas Universidades que compõem o estudo.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Suzana, essa oportunidade surgiu por convite da Associação Brasileira de Antropologia, da qual é associada e membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. “O mapeamento que faremos vai abranger todos os Programas da área de Ciências Humanas da Unipampa e o trabalho terá participação de discentes do nosso Programa que já trabalham com essa temática da educação das relações étnico-raciais e das ações afirmativas, bem como membros do grupo de pesquisa Tuna – Gênero, Educação e Diferença”, explicou

Para a Prof.ª Dr.ª Francéli Brizolla, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino, projetos interinstitucionais como esse ampliam as experiências, visões e capacidade teórica de pesquisadores, grupos e projetos de pesquisa envolvidos. “Esta parceria conquistada pela professora Suzana destaca-se ainda mais pelas questões aludidas, uma vez que trata de um tema de extrema importância para a atualidade da política educativa no ensino superior brasileiro: processos de inclusão social”, destaca.

Os trabalhos do projeto já estão em andamento e em breve serão iniciadas as ações e atividades na Unipampa. “Eu estou muito feliz com a aprovação do projeto pela Capes, teremos muito trabalho pela frente, mas temos um grupo muito forte no Programa com mestrandas e mestrandos que se dedicam a essas temáticas e que vão trazer grandes contribuições nas suas pesquisas, pensando principalmente a Região da Campanha e Fronteira Oeste, colocando a nossa realidade da Pampa Gaúcha nesse debate nacional tanto no campo dos estudos de gênero quanto também no campo das ações afirmativas”, ponderou a Prof.ª Dr.ª Suzana Cavalheiro de Jesus.