Curso de aperfeiçoamento voltado para a Educação Inclusiva conta com participação de discentes e egressos do Mestrado em Ensino

por Simôni Costa Monteiro Gervasio

Atuando na tutoria de turmas ou entre os integrantes da equipe técnica e de coordenação do curso, docentes, discentes e egressos do Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) da Unipampa, campus Bagé, fazem parte do grupo responsável pela condução do curso de aperfeiçoamento online “Serviço de Atendimento Educacional Especializado para educandos público da Educação Especial e na perspectiva inclusiva”, oferecido pelo Programa de extensão Tertúlias Inclusivas do Pampa em articulação com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação (SEMESP-MEC) e atendendo a 600 professores da rede básica de ensino de todo o Brasil.

As coordenadoras do Programa de Extensão e do Curso, docentes do Mestrado Acadêmico em Ensino Professora Doutora Claudete da Silva Lima Martins e a Professora Doutora Francéli Brizolla destacam que os trabalhos para organização e produção do curso iniciaram em outubro de 2022 e que, embora estivessem sendo oferecidas 600 vagas para cursistas, foram registrados 1.628 pré-inscritos. 

“Estamos trabalhando muito e animados com a receptividade da proposta que, com certeza, é reflexo também dos outros três cursos oferecidos anteriormente e que já contavam com a participação de discentes e egressos do MAE nas equipes. É uma grande oportunidade para estes pesquisadores, assim como demais pessoas participantes, aprofundarem seus estudos, qualificarem sua formação e assim articularem a tríade do ensino, pesquisa e extensão. Com certeza é um grande privilégio poder contar com a presença e participação dos nossos alunos, que possuem uma formação sensível e estão preparados para os desafios de promover um curso online para um público tão diversificado quanto o nosso, com professores da Educação Básica de todo o Brasil”, fala Claudete.

Ao total, são dez estudantes e egressos do MAE atuando na tutoria das turmas (Michela Lemos Silveira, Francine Carvalho Madruga, Tenely Cristina Froehlich, Thainá Pedroso Machado, Adriana Martins da Silva, Ticiane da Rosa Osório, Uilson Tuiuti de Vargas Gonçalves, Ricardo Costa Brião, Fernanda de Lima Pinheiro, Samara de Oliveira Pereira) enquanto cinco, incluindo também egressos, atuam na equipe técnica: Simôni Costa Monteiro Gervasio, Cristiane Azambuja Bueno da Rosa, Jôse Brasil, Larissa do Prado Martins e Vanessa de Almeida Marques. Na coordenação e realização da formação atuam três docentes do MAE: Prof. Dra. Claudete da Silva Lima Martins, Profa. Dra. Francéli Brizolla e Prof. Dr. Cristiano Correa Ferreira. 

No curso anterior, “Desenho Universal para Aprendizagem com foco no público da educação especial e na perspectiva inclusiva”, também eram dez alunos e egressos como tutores, e seis na equipe técnica, incluindo as participações dos alunos Marcelo Rodriguez e Augustho Soares, e dois docentes. 

Saiba mais sobre o curso:

O curso de aperfeiçoamento onlineServiço de Atendimento Educacional Especializado para educandos público da Educação Especial e na perspectiva inclusiva” está sendo organizado em seis módulos  (tertúlias) que abordarão diferentes perspectivas sobre o trabalho do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco no histórico e estrutura legal e formativa (1ª tertúlia); no apoio pedagógico colaborativo aos/às estudantes (2ª tertúlia); nos percursos curriculares individualizados (3ª tertúlia); no planejamento acessível (4ª tertúlia); na acessibilidade pedagógica e quebra de barreiras à presença, participação e aprendizagem (5ª tertúlia); e, por fim, uma segunda etapa do planejamento acessível com a proposta de realização de oficinas de construção de planejamentos (6ª tertúlia). A carga horária do curso é de 180h, sendo desenvolvido a partir de dezembro de 2022 até maio de 2023.

Entre os formadores do curso estão as Professoras Doutoras Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, Gilvane Belem Correa, Débora Luiza Schuck Jacks, Claudete Martins, Francéli Brizolla, o Professor Doutor Cristiano Corrêa Ferreira e as Professoras Mestras Jôse Storniolo Brasil e Michela Lemos Silveira. A previsão é que sejam realizados bate-papos síncronos nas segundas-feiras à noite (que tem participação opcional pelos cursistas) e demais atividades por meio da plataforma Google Classroom, sendo que o curso é completamente online e oferece certificação para todos que concluírem as atividades.

Como coordenação do curso, nossa expectativa é que, a partir dos conteúdos escolhidos e do delineamento previsto para as atividades, seja possível capacitar professores/as para atuar na perspectiva do AEE integrado ao contexto da escola comum, em atitude colaborativa com os demais professores(as) e profissionais da educação, resultando em efetiva quebra de barreiras e acessibilidade pedagógica que incidam positivamente na aprendizagem com presença, participação e construção de conhecimentos por parte dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”, destaca a Professora Doutora Francéli Brizolla.

Participam do curso 600 professores de todo o Brasil que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em busca de aprendizagens para o trabalho com estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, na escola comum inclusiva. Eles serão organizados em turmas identificadas por nomes escolhidos por seus tutores responsáveis expressando ideias, sentimentos, ações e intenções relacionadas com a educação inclusiva.