Mestrado em Ensino faz visita técnico-acadêmica ao centro de memória Hisales

Visita teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre história da educação e permitir um outro olhar sobre as práticas pedagógicas (Fotos: Reprodução/Divulgação)

O Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa – PPGE atua constantemente para qualificar o processo formativo do seu corpo discente através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, uma comitiva de alunos e professores do PPGE visitaram o centro de memoria e pesquisa HISALES – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, vinculado à Universidade Federal de Pelotas – UFPel na última terça-feira, 22. Alguns alunos dos cursos de graduação do Campus Bagé também participaram da atividade.

A ação esteve vinculada às componentes curriculares de História, Educação, Política e Sociedade e de Tópicos em Inovação Pedagógica. Na oportunidade, a comitiva foi recebida pela Prof.ª Dr.ª Vania Grim Thies, uma das coordenadoras do HISALES, que conduziu a visita técnico-acadêmica.

Os professores Alessandro Bica e Ana Cristina Rodrigues, da componente História, Educação, Política e Sociedade, destacam a importância de visitas como esta ao Hisales da UFPel para contribuir com a formação dos mestrandos. “A visita contribuiu para que os graduandos e mestrandos possam ter vivências dos processos de alfabetização e leitura, bem como ampliar o conhecimento sobre a história da educação”, destacou Bica.

Segundo a professora Francéli Brizolla, coordenadora do PPGE, e a professora Sônia Junqueira, ambas da componente Tópicos em Inovação Pedagógica, olhar para o passado permite refletir sobre o compromisso futuro enquanto educadores. “Para pensar sobre inovação, precisamos reconhecer de onde viemos, que modelo nos forjou, e mirar o futuro da prática educativa”, explicou Brizolla.