Webinário promovido pelo MAE discute a relação entre a mídia e a escola

Atividade contou com exposição do mestrando Marcelo Rodríguez (Unipampa) e mediação da Profa. Ma. Cristiane Pereira (Urcamp)

Na última quinta-feira, 10, o Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa promoveu o webinário Educação, Mídia e Escola: Como essa relação impacta na formação dos alunos? A atividade faz parte das ações de socialização do conhecimento que o programa vem desenvolvendo.

O evento contou com exposição do mestrando Marcelo Rodríguez (Unipampa), que pesquisa sobre a temática, e mediação da Profa. Ma. Cristiane Pereira (Urcamp), docente do curso de graduação em Jornalismo. Na oportunidade, discutiu-se a formação dos sujeitos e como ela é impactada pela realidade sociotecnológica, especialmente pela hiperconexão, a plataformização da vida e o consumo de conteúdo.

Essa discussão, segundo o discente, é fundamental para poder avançar rumo a outras questões que levem a mitigar os impactos negativos decorrentes do consumo informacional constante e sem curadoria. “Não podemos mudar os ambientes midiáticos, mas sim promover espaços para mudar a relação com esses ambientes”, explica Marcelo.

Sobre a promoção deste tipo de eventos, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino, Profa. Dra. Francéli Brizolla, destacou a importância de aproximar o conhecimento trabalhado nos ambientes acadêmicos da sociedade em geral. “Essas atividades qualificam o processo e contribuem para ampliar as discussões”, comenta a docente.

A gravação do evento pode ser assistida no canal do YouTube do PPG em Ensino.