Laboratório de Avaliações Farmacológicas e Toxicológicas Aplicadas as Moléculas Bioativas
O Laboratório de avaliações farmacológicas e toxicológicas aplicadas às moléculas bioativas – LaftamBio Pampa, sediado em Itaqui-RS, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), foi formado em 2011.
Os orientadores/pesquisadores atuam nas linhas de pesquisa visando o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas para inflamação, depressão, convulsão e doenças neurodegenerativas. O grupo também tem realizado esforços para formação e qualificação de recursos humanos em nível de iniciação científica e pós-graduação na área de bioquímica.
Ainda, possui 1 estudante de pós-doutorado, 6 estudantes de doutorado, 2 estudantes de mestrado, 8 estudantes de iniciação científica, e 2 estudantes de iniciação científica júnior.
Atualmente o GP trabalha com modelos animais de vertebrados e invertebrados (roedores e Drosophila melanogaster, respectivamente), avaliando parâmetros toxicológicos de compostos sintéticos como o “YK11”, Bisfenóis A, S e F; assim como, estratégias terapêuticas de compostos naturais como a crisina, a luteína nanoencapsulada, a colchicina nanoencapsulada, e o suco da Pitaya vermelha.
Além disso, o GP estuda as alterações metabólicas, desenvolvimentais e neuropsiquiátricas em modelos experimentais miméticos ao hipotireoidismo, estresse crônico moderado e imprevisível, transtorno do espectro autista, doença de Parkinson, obesidade, fotoenvelhecimento, exercício agudo, anfetamina e aflatoxina B1. Ademais, o GP avalia parâmetros alimentares, como dietas elaboradas a base de farelo de arroz, e a influência da alimentação rica em gordura interesterificada na dieta dos animais.
O GP participa anualmente de projetos de extensão, como a Feira das Ciências Integradora à FECIPAMPA – Campus Itaqui, a qual abrange alunos do ensino básico de Itaqui.
Ainda, o GP está fortemente ligado a inovação, uma vez que possui 3 patentes depositadas, instigando o pensamento inovador dos alunos do LaftamBio.
Nessa perspectiva, o LaftamBio é um GP que incrementa a formação de recursos humanos, no qual já formou 11 doutores e 26 mestres, além do mais, desenvolve a qualificação e o aumento na capacidade de geração, difusão e de utilização de conhecimentos científicos pelos alunos presentes neste laboratório.
Principais pesquisas realizadas:
Os trabalhos envolvem avaliações farmacológicas e toxicológicas de moléculas bioativas, visando o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas para inflamação, depressão, convulsão e doenças neurodegenerativas. O grupo também tem realizado esforços para formação e qualificação de recursos humanos em nível de iniciação científica e pós-graduação na área de bioquímica.
Linhas de pesquisa:
- Avaliações farmacológicas e toxicológicas aplicadas às moléculas
bioativas
Líder do grupo:
Profª Drª Marina Prigol
Redes sociais:
Instagram: @laftambio