Ações técnicas, projetos e eventos do PPG | Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP)

Ações técnicas, projetos e eventos do PPG

Ações do Programa de Pós-Graduação

 

Nos dias 19 e 25 de outubro acontece no campus da Unipampa São Borja uma série de palestras para comemorar os vinte anos da Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, e ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. No dia 19 os palestrantes serão o professor João

Heitor Macedo (Diretor do Museu Comunitário Treze de Maio), a professora Denise Aristimunha de Lima e a professora Nola Gamalho. No dia 25 de outubro os palestrantes são o deputado estadual Matheus Gomes (Historiador), a Professora Jandira Elohá Lopes e a mestranda Taís Camoreto (PPGPP), com mediação de integrantes do PET História da África. O evento acontece no campus São Borja, estúdio de televisão, às 19h. A organização é feita pela Unipampa, Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP), Curso de Ciências Humanas, Programa Residência Pedagógica, e Labpoliter – Laboratório de Políticas Públicas e Territórios Fronteiriços.

Link da transmissão – Youtube PPGPP:https://www.youtube.com/watch?v=nkQjiAmM4_w

 

PPGPP É PARCEIRO EM PROJETO DE REVISÃO E SIMULADO PARA A PROVA DO ENEM - 2023
O Programa Residência Pedagógica – Núcleo de Geografia e a turma da disciplina de Geografia Física do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Unipampa, respectivamente coordenados pelo Prof. Dr. Muriel Pinto, docente permanente do PPGPP realizarão simulado e revisão de Geografia para a prova do Enem. No dia 02 de novembro será aplicado online o simulado, sendo que no dia 03 de novembro as 17h será discutida a prova.
Link do Simulado: SIMULADO ENEM – 2023
Link da transmissão da revisão – 03/11 as 17h: https://www.facebook.com/rpgeounipampa
PPGPP-UNIPAMPA é parceiro do evento "Uma noite nos museus de São Borja-RS"

 

No dia 27/9 (quarta-feira), ocorrerá o evento “Uma noite nos Museus”, que esta sendo organizado pela secretaria Municipal de cultural, turismo, esporte e lazer, Ministério Público (MP) e Unipampa. O evento iniciará as 19h no Museu Getúlio Vargas se descolando após para o memorial João Goulart. O PPGPP-UNIPAMPA é parceiro do evento, onde o mestrando Ulisses Souza esta na organização da exposição fotográfica – Fronteira, Memória e comércio no porto de São Borja, que faz parte de sua dissertação de mestrado.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, sediou um debate sobre o modelo de concessão da Ponte Internacional que liga São Borja e Santo Tomé, na Argentina. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e reuniu autoridades e membros da comunidade nesta segunda-feira, 29 de maio, no Laboratório de TV da Unipampa.

Com o tema “Escuta da comunidade fronteiriça sobre o modelo da concessão da ponte da Integração São Borja-Bra/ Santo Tomé-ARG”, o evento contou com a participação da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, representante brasileira na Comissão Mista Argentina-Brasil (Comab) e responsável pela elaboração do novo modelo concessionário, assim como estiverem presentes técnicos do Ministério que vieram para coletar informações da comunidade para futuras decisões governamentais sobre a demanda.
O encontro foi realizado de modo híbrido e aberto à comunidade fronteiriça e contou entorno de 130 participantes.  Atualmente a concessão da Ponte da Integração está concessionada para o consórcio Mercovia S/A até agosto de 2023, em virtude de uma prorrogação no contrato feita durante o período da pandemia de Covid-19.
A ponte é um importante ponto de ligação entre a Argentina e o Brasil, movimentando entorno de 30% da balança comercial Argentina-Brasil. A obra sobre o Rio Uruguai tem 1.400 metros de extensão e foi inaugurada em 1997 através de um acordo binacional. O CUF – Centro Unificado de Fronteira foi o primeiro do Mercosul, destacando-se por um trabalho integrado entre instituições dos dois países.
Também participaram do debate público representantes das prefeituras/intendências, Câmara de Vereadores, secretarias do governo do Estado do RS, da Delegação de Controle da Comissão Mista Argentina – Brasileira para a Ponte Internacional Santo Tomé – São Borja (Delcon), 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMEC). Além de universidades da fronteira, associações comerciais, CDL, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Deputados Federais, presidentes de partidos políticos, despachantes aduaneiros, Receita Federal, CEPERGS, Mercovia S.A, órgãos de imprensa, professores da rede pública, acadêmicos e servidores da Unipampa, UERGS e Instituto Federal Farroupilha (IFFar), empresas do setor turístico, sindicatos e comunidade regional.
Entre as principais demandas discutidas destaca-se:
– Manutenção do modelo integrado do CUF -Centro Unificado de Fronteira;
– Manutenção e Expansão da estrutura atual do CUF- Centro Unificado de fronteira e da Ponte da Integração;
– Liberação do pedágio para veículos leves fronteiriços , veículos de turistas e para estudantes e pesquisadores das Universidades regionais;
– renovação da concessão atual e projeto de novo edital de concessão;
-criação de fundo binacional para políticas públicas;
– Contrapartidas do modelo de concessão em relação aos impactos ambientais e as comunidades ribeirinhas fronteiriças;
– Discussão sobre a passagem de pedestres e ciclistas na ponte da Integração;
– Funções e representações da COMAB – Comissão Mista Argentina-Brasil
A Comab – Comissão Mista Argentina-Brasil  tem agendada para os dias 08 e 09 de junho uma reunião em Buenos Aires,  com o objetivo de discutir os próximos encaminhamentos sobre a Ponte da Integração e CUF até que seja estruturado um novo termo de concessão. Por isso a importância do debate público para trazer subsídios aos gestores para os encaminhamentos futuros da demanda.

O evento foi transmitido pelo canal do youtube do PPGPP: https://www.youtube.com/@mestradopoliticaspublicas-120/streams

 

PPGPP fecha parceria com SMED - Secretaria Municipal de Educação de São borja para organização de curso de formação para professores e organização de material didático sobre São Borja.
 
Na data de 04 de abril de 2023, a coordenação do PPGPP se reunio com representantes da Secretária de Educação para trabalhar em um projeto de curso de formação continuada. O projeto tem o objetivo alcançar os professores da rede municipal de educação e tem como data de referencia o mês de maio.
Entrega Coletiva de diplomas para mestres do PPGPP-UNIPAMPA

Na tarde de 28 de março o PPGPP realizou a Entrega Coletiva de Diplomas para alguns alunos da turma de 2021.

A entrega foi realizada pelo Coordenador Dr. Muriel Pinto e pelo Vice-Coordenador Dr. Ronaldo Colvero.

III Seminário de autoavaliação do PPGPP-UNIPAMPA

No dia 24 de Março foi realizado o terceiro Seminário de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas.

O evento contou com a presença da direção do campus, técnicos, docentes do programa, alunos, egressos e com o avaliador externo Dr. Gabriel Sausen  coordenador do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa.

Grupo Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Rural do Campus Itaqui participa da 20ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico em Viamão.

Integrantes do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Rural (Gieder), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Itaqui e São Borja, participaram, na última sexta-feira, 17, da 20ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico, em Viamão.

Durante o evento, foi inaugurada a Unidade de Produção de Bioinsumos Ana Primavesi. De acordo com Dioneia Ribeiro, produtora de arroz orgânico e integrante do Grupo Gestor de Arroz Agroecológico, a iniciativa foi proposta através do Curso Nacional de Bioinsumos: conhecimentos da teia alimentar do solo, ocorrido em junho de 2022, no Instituto Josué de Castro, no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão. Tal unidade traz algumas garantias para os produtores e produtoras do arroz agroecológico, como o aumento da produção, autonomia na produção de bioinsumos e acesso a novas tecnologias, o que beneficia as famílias agricultoras.

De acordo com o professor do Campus Itaqui e coordenador do Gieder, Vinicius Piccin Dalbianco, que esteve presente no evento, “os assentamentos da Reforma Agrária são fundamentais para a produção de alimentos saudáveis. A produção do arroz orgânico pelas Cooperativas da Reforma Agrária do RS é a maior da América Latina e demonstra a potencialidade das famílias assentadas na produção agrícola”. O docente também destaca que: “por ser produção agroecológica, garante maior renda para os assentamentos, reduz o impacto ambiental e promove a garantia de sustentabilidade para a Reforma Agrária”.

Produção de arroz agroecológico
A produção de arroz agroecológico desenvolvida pelas famílias assentadas da Reforma Agrária Popular tem se reafirmado como alternativa ao modelo convencional de produção. Na safra 2022/23, a expectativa das Cooperativas da Reforma Agrária é de colherem aproximadamente 350 mil sacas de arroz em uma área de 3.200 hectares.

A produção do arroz agroecológico ocorre em 22 assentamentos, localizados em nove municípios das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste do estado. O cultivo é feito por 352 famílias, que estão organizadas em sete Cooperativas da Reforma Agrária.

Conferência: Universidad, desarrollo e resignificación fronteiriça
Na tarde de ontem, 27 de fevereiro, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas recebeu o pesquisador e professor Mariano Pauluk (Universidad de Quilmes/Universidad de Avellaneda-argentina, coordenador da Red Repeme).
Com presença de representantes da comunidade, o objetivo do evento foi de ampliar o debate sobre os próximos encaminhamentos referentes à integração no contexto fronteiriço.
Tendo como meta, ampliar uma discussão pública e política trazendo à tona a importância da coesão das universidades. O evento, que foi realizado de forma híbrida, presencial e online.

Fotos: Sáryon Azevedo
BOLSA DE AÇÕES AFIRMATIVAS CARREFOUR - CONQUISTA PARA O MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS (PPGPP-UNIPAMPA):
A coordenação do PPGPP-UNIPAMPA comunica que o mestrado Profissional foi contemplado com uma cota de bolsa no Edital Carrefour/ Cebraspe – 2022 para ações afirmativas para bolsas de estudos e permanência para cursos de pós-graduação.
 A bolsa será ofertada através de processo seletivo para alunos negros e negras matrículados no programa.
Em breve será divulgado o edital. valor da Bolsa R$ 3.500 ao mês.
Ação de integração e cooperação com pesquisadores da área desenvolvimento rural

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas se reuniu na tarde de 24 de janeiro com os docente do Campus de Itaqui, Dr.  Vinicius Dalbianco e Dra. Nadia de Oliveira, para construir um dialogo  de ações técnicas e de pesquisa com o PPGPP.  Estavam presentes ainda, a coordenação do curso de Ciências Socias – Ciência Política.

Foram abordadas questões importantes sobre o futuro de projetos, bem como, houve o compartilhamento de experiências. 

2022


PPGPP organiza  Curso Internacional – Seminário Epistemologias do Sul e Sociologia Qualitativa em conjunto com a Udelar-Uruguai
O Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa, campus São Borja realizou durante os dias 19, 20 e 21 de outubro de 2022,  o Curso Internacional – Seminário Epistemologias do Sul e Sociologia Qualitativa.  O devido curso teve como  conferencistas, os Professores Dr. Alejandro Noboa (Udelar -Uruguai) e Prof. Dr. Leonel Del Prado (Udelar -Uruguai). A atividade teve 70 inscritos, entre mestrandos, professores, graduandos, graduados e atores políticos locais.

PPGPP realiza Curso de Extensão na área de Receitas Municipais e políticas públicas

O Mestrado Profissional convida para o curso de extensão – “Receitas municipais e políticas públicas: nos entes federados locais, quem consegue fazer políticas?”  A atividade será ministrada pelo novo docente Permanente do PPG, Prof. Dr. César Filomena (TCE-RS/ PPGPP-UNIPAMPA). O curso será realizadas de 12 a 14 de Dezembro de 2022, ás 19h., na modalidade presencial, no Auditório do campus II da Unipampa, São Borja. O Público alvo são Graduandos, Graduados, Mestrandos, Doutorandos, professores, servidores municipais, estaduais, federais, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Partidos Políticos, sociedade civil, entre outros. A coordenação do curso informa que as inscrições estão encerradas em virtude da grande demanda de inscritos, destacando que terá outro curso similar em 2023.
**Valerá 20h de ACG’s e certificado de curso de formação.
Unipampa sedia evento para debate sobre a Concessão da Ponte da Integração São Borja-BRA/ San Tomé-ARG
Por Bruna Pelisari e Maria Caetano
Na quinta-feira (28 de Julho), aconteceu na Universidade Federal do Pampa, o Seminário Técnico: Universidades e a Concessão da Ponte da Integração São Borja – BRA/São Tomé – Argentina. Com presença de representantes de ambos os países, o objetivo do evento foi de ampliar o debate sobre os próximos encaminhamentos referentes à Ponte da Integração.
A integração das cidades gêmeas não se resume à herança histórica, juntas estabelecem relações econômicas, territoriais, sociais, políticas e principalmente educacional, já que compartilham cerca de 10 mil universitários. Representantes das seis instituições de ensino superior participaram do evento – Unipampa-Brasil, Uergs-Brasil, Iffar-Brasil, Fundación Barceló-Argentina e Instituto de Formación Docente Jorge Luis Borges- Argentina – a fim de auxiliar no processo de concessão todas apresentaram suas recomendações e posicionamentos dos atores. Tendo como meta, integrar uma discussão pública e política trazendo à tona a importância da coesão das universidades. O evento, que foi realizado de forma híbrida, presencial e online, contou ainda com a participação de estudantes e professores do PPGPP-UNIPAMPA, técnicos e servidores da Unipampa, Consul da Argentina em Uruguaiana-RS, Vereadores, despachantes, Mercovia, Ministérios, OAB, Núcleo de Fronteira do RS, Red Repeme do Mercosul, entre outros

 

1º Seminário de Pós-Graduação do PPG em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA)

Nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2022, aconteceu o 1° Seminário de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Unipampa – campus São Borja. O evento contou com a presença de Prof. Dr. William Moreira (PPGEM-EGN/ CAPES), Prof. Dr. Fabio Gallas Leivas, representando a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unipampa; Valmor Rhoden, Diretor da Unipampa, campus São Borja e Muriel Pinto, coordenador do Mestrado em Políticas Públicas da Unipampa, na abertura do evento.

As palestras dos três dias de seminário tiveram presença de professores da Argentina, Uruguai e do Brasil e as mesas redondas contaram com falas de figuras públicas da política brasileira, como Edegar Pretto (PT), Ronnie Mello (PP) e Beto Albuquerque (PSB). Entre as atrações programadas estavam também apresentações culturais, que ficaram a cargo de Igor Tadielo, Paola Matos e Cristiano Quevedo, respectivamente em cada dia do evento.

Na mesa de encerramento, que reuniu redes de pesquisa da Argentina, Brasil e Uruguai, o coordenador do mestrado, Muriel Pinto, sugeriu a criação de um material de estudos entre os grupos de pesquisa presentes no evento, como uma forma de trocar informações e experiências em relação às temáticas que estão sendo pesquisadas nos três países. Desta maneira, ficou acertado que vai ser realizada uma Cátedra – Metodologias em Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial e Estudos de Fronteira. Com o objetivo de creditar a atividade nos cursos de Pós-Graduação e Graduação das instituições envolvidas e certificar como curso internacional para os participantes externos. Além de ter o intuito final de transformar o conteúdo compartilhado entre os pesquisadores em um livro, nas línguas portuguesa e espanhola, como forma de reunir e disponibilizar o material nas Instituições de ensino.

O 1° Seminário de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Unipampa recebeu em torno de 50 artigos de mestrandos, doutorandos e professores, enviados de Universidades de todo o país, além de sete cursos que foram ministrados no primeiro dia do evento. Pontuamos também o número de participantes, uma média de 300 inscritos do Brasil, Argentina e Uruguai. O evento foi realizado de forma remota e com transmissão pelo canal do Youtube do curso “Mestrado Políticas Públicas – PPGPP-UNIPAMPA”, de maneira que os três dias de evento podem ser visualizados através do link
http://www.youtube.com/channel/UC9BWSSfEBzUD8sq-N8gWR5Q

Maiores informações no site do evento:

https://eventos.unipampa.edu.br/seminarioppgpp/

 

Link dos anais do evento:

https://eventos.unipampa.edu.br/seminarioppgpp/files/2022/02/anais-do-i-seminario-ppgpp-unipampa-2022.pdf

 

IV Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira

 

IV Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira é um evento organizado, bianualmente, pelo Programa de Extensão Mulheres Sem Fronteiras, com apoio do Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política-GEEP/CNPq, e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Pampa, RS, Brasil. O evento contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), através do Auxílio a Organização de Eventos-AOE/Edital 2021. Aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2022, no formato virtual, pelo endereço eletrônico https://www.even3.com.br/desfazendosaberes

O Seminário teve por objetivo promover o intercâmbio entre estudantes, professoras/es, pesquisadoras/es, militantes, sindicalistas e movimentos sociais com foco interdisciplinar em diferentes áreas do conhecimento das Ciências Sociais e Humanas, dando conta de base epistemológica e empírica, que lançam o desafio de problematizar saberes e práticas em diversos contextos temporais, sociais e culturais da vida social.  Pretendeu ressaltar diferentes visões, questionamentos e propostas sobre o tema, propiciando o diálogo sobre os problemas e dilemas contemporâneos da sociedade.    Por meio deste diálogo aglutinou esforços com outras/os pesquisadoras/es na tentativa de observar e colaborar com a problemática de nossa sociedade. A relevância social do evento foi provocar reflexão a respeito de diferentes temáticas junto à comunidade acadêmica e demais interessados na discussão.

O evento teve como tema central ciência, democracia e resistência promovendo discussões acerca do contexto contemporâneo que envolvia as pesquisas e as práticas e saberes nas áreas de ciências sociais e ciências humanas nos e dos diferentes espaços, territórios, organizações acerca de uma pluralidade de temáticas, sobretudo frente aos desafios e perspectivas impostos pela pandemia de Covid-19 e as ameaças a democracia brasileira.

Dessa forma, o Seminário abordou questões prementes acerca das várias dimensões que envolvem o tema, incluindo as relações de poder e saber, a desinformação e a produção de conhecimento científico, os impactos das desigualdades sociais e da precarização de trabalho, gênero, sexualidades, diversidades, educação, política dentre outras.

A edição 2022 contou com painéis abertos e especiais com convidados/as nacionais e internacionais, palestras e diálogos de destaque com personalidades do campo político, acadêmico e social, além de oficinas, minicursos, grupos de trabalho, painéis de grupos de pesquisa e lançamento de livros e periódicos.

Um Seminário que superou todos os desafios impostos e conseguiu manter e valorizar a diversidade e a unidade que marcam tanto a área como o campo das Ciências Sociais e Ciências Humanas.

Realizada na noite de 29 de julho, a cerimônia de encerramento do IV Seminário, celebrou o esforço coletivo e sinalizou a necessidade de ação conjunta e crítica para a superação dos desmontes dos direitos sociais e ameaças a democracia do estado brasileiro.

Frente a essas discussões, a/o leitor /a encontrará nestes Anais os trabalhos apresentados que geraram discussões e ampliação do conhecimento nas temáticas abordadas.

Link dos anais do evento: https://www.even3.com.br/anais/desfazendosaberes/?fbclid=IwAR0APZsqIhpVCuOZqH9-HoxAP-XJVS1Tc52jOi3PpqnxsuCMm5yzUHg1QyY
Boa leitura!

 Jaqueline Carvalho Quadrado

Presidente da Comissão Organizadora

 

Professor do PPGPP realizar palestra em seminário Municipal de Patrimônio e Turismo de São borja-RS

No dia de 20 de agosto de 2022,  ocorreu o seminário Municipal de Patrimônio e Turismo de São borja-RS. Na atividade o professor Muriel Pinto estará presente representando o PPGPP, onde dissertou sobre a “Governança do patrimônio cultural da cidade histórica de São Borja-RS”.

 

Egressos do PPGPP-UNIPAMPA inciam curso de Doutorado em 2022

Os mestres em Políticas Públicas pelo PPGPP-UNIPAMPA, Claudio Araújo, Eduardo  Nolla, Ewerton Ferreira , Softaite Ambroise e Leonardo Andrade Goulart foram aprovados e iniciaram seus doutoramentos em 2022 nas seguintes instituições:
– Claudio Gabriel Araújo – Doutorado em Políticas Públicas (PPGPP-UFRGS);
– Ewerton Ferreira – Doutorado em Educação (PPGE-UFSC);
– Eduardo Nolla – Doutorado em Direito (PPgd-UNISC);
– Softaite Ambroise – Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR-FURB);
– Leonardo Goulart – Doutorado em Ciência Política (UFRGS).
– Marilice Cortes – Doutorado em Letras (UPF).
A comunidade do curso parabeniza os mestres por mais esta conquista!!
Professor do PPGPP realizará conferência no VI Seminário Internacional "Bordes, límites, frentes e interfaces. Fronteras no antropoceno ité” na UNAM em Posadas-Argentina:
O professor Dr. Muriel Pinto, coordenador e Professor Permanente do PPGPP realizará conferência VI Seminario Internacional “Bordes, límites, frentes e interfaces. Fronteras no antropoceno ité”, onde apresentará resultados da pesquisa “UNIVERSIDADES, RECURSOS TERRITORIAIS E A GOVERNANÇA EDUCACIONAL NAS CIDADES GÊMEAS DE SÃO BORJA-BRASIL/ SAN TOMÉ-ARGENTINA”.
Maiores informações sobre o evento abaixo (terá transmissão online):
O Instituto de Estudos Sociais e Humanos – IESyH-CONICET/UNaM e o Grupo de Estudos sobre Fronteiras e Regiões, GEFRE-FILO/UBA, convidam a participar do VI Seminário Internacional “Bordas, Limites, Frentes e Interfaces. Fronteiras não antropoceno ité”, que será desenvolvida em modalidade presencial com transmissão via streaming.
Data: Quarta-feira, 15 e quinta-feira, 16 de junho.
Hora: 9h a 16h
Local: SUM 1o Andar Ed. João Figueredo. Colombo 2368, Posadas, Missões.
Quem quiser certificar assistência, por favor preencha este formulário.
Você pode acompanhar a transmissão ao vivo do evento pelos nossos canais do Youtube

 

 

Professores do PPGPP são indicados ao Comite de Assessoramento da FAPERGS 2022-2024
Os professores Permanentes do PPGPP-UNIPAMPA, Tiago Martins e Ronaldo Colvero, foram indicados para integrar o Comitê de Assessoramento (CA) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) 2022/2024. O professor Ronaldo Colvero integra o CA Interdisciplinar e o professor Tiago Martins vai colaborar com o CA de Ciências Humanas e Sociais da Fapergs.
Nos Comitês de Assessoramento, os docentes vão analisar as solicitações de bolsas, auxílios e relatórios técnico-científicos encaminhados à Fapergs. Além de também poderem sugerir ações de fomento nas áreas em que pesquisam.
A seleção dos candidatos ocorreu por meio de chamada pública, na qual os professores se inscreveram. Entre os critérios, estava ter comprovação científica-tecnológica na área de atuação, ser reconhecido na área e ter doutorado. Conforme o professor Tiago, “a indicação ao comitê reconhece a Unipampa São Borja como espaço de pesquisa contributivo à ciência do Rio Grande do Sul”. Com a indicação, Ronaldo Colvero objetiva “trazer (para a Unipampa) algumas contribuições para os programas de pós-graduação na qual faço parte, e contribuir da melhor forma para o crescimento das pesquisas em instituições de educação”, salientou o docente.

 

Mestrandas do PPGPP participam de atividades da OAB sobre a Integração Argentina e Brasil

No dia 10/6 ocorreu no município de Uruguaiana-RS, o “Encontro Sobre as Questões das Fronteiras Brasil e Argentina”, organizado pela Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB. Estiveram representando o PPGPP as Mestrandas Sandra Michelli Greff Menuzzi e Anyela Fraga, que fazem parte da devida comissão.

Mestrando do PPGPP assume como assessor parlamentar de Vereador em São Borja-RS

O mestrando do PPGPP Mateus Bronzoni assumiu neste primeiro semestre de 2022-1 como assessor de Gabinete do Vereador Tiago Cadó em São Borja-RS

 

Egressos do PPGPP-UNIPAMPA iniciam curso de Doutorado em 2022
Os mestres em Políticas Públicas pelo PPGPP-UNIPAMPA, Claudio Araújo, Eduardo Nolla, Softaite Ambroise e Leonardo Goulart foram aprovados e iniciaram seus doutoramentos em 2022 nas seguintes instituições:
-Claudio Gabriel Araújo – Doutorando em Políticas Públicas (PPGPP-UFRGS)
-Ewerton Ferreira – Doutorando em Educação (PPGED-UFSC)
-Eduardo Nolla – Doutorando em Direito (PPgd-UNISC)
-Softaite Ambroise – Doutorando em Desenvolvimento Regional (PPGDR-FURB)
– Leonardo Goulart – Doutorando em Ciência Política (PPGCP-UFRGS).
A comunidade do curso parabeniza os mestres por mais esta conquista!!
Professor do PPGPP realiza curso de formação junto ao Colégio Sagrado Coração de Jesus de São Borja-RS
No dia 19 de Maio o Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) recebeu a visita do professor do PPGPP-Unipampa,  Prof. Dr. Muriel Pinto, e da professora do Cesb (Colégio Estadual de São Borja), Daniele Jungton. Juntos, os professores conduziram uma palestra sobre a história de São Borja, desde a época das missões jesuítas até os tempos modernos dos presidentes. Cerca de 240 crianças participaram da aula conjunta, que reuniu alunos de 12 turmas do 3°, 4° e 5° ano.
Os estudantes ficaram entusiasmados com a palestra e com a atividade de confeccionar um fanzine (pequena revista) sobre o assunto abordado. Segundo a professora do CSCJ, Valesca Rodrigues, a ideia de trazer especialistas para palestrar sobre as origens de São Borja surgiu da escassez de material para estudo dentro da escola. Para ela, é de grande importância que as crianças saibam e tenham conhecimento de suas origens, para que situem-se em seu lugar na história.
Coordenação do PPGPP-UNIPAMPA participa da tribuna livre da Câmara de Vereadores de São Borja-RS 
A coordenação do PPG em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA) através do prof. Dr. Muriel Pinto, se fez presente no dia 28 de abril de 2022, da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vereadores de São Borja-RS. Na oportunidade foi realizada a apresentação do curso, sua criação, linhas de pesquisa, falaram de alguns projetos que envolveram a comunidade, formas de ingresso e contatos dos programas e alguns números que mostram a importância destes junto ao contexto local e regional.
Crédito das fotos: Luis André Padilha.
Professor do PPGPP realiza Palestra na 20ª Semana Nacional dos Museus em São Borja-RS

O PPGPP-UNIPAMPA se fez presente na
20ª Semana Nacional dos Museus, promovida no Museu Apparício Silva Rillo de São Borja-RS. No dia 17 de Maio de 2022  o prof. Dr. Muriel Pinto,  participou da mesa temática “ A contribuição da Cultura Missioneira na Formação e Emancipação da Comunidade São-borjense”.  O professor Muriel Pinto cujas as pesquisas acadêmicas tem como referência estudos de questões de fronteira e cultura missioneira. O professor é coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas – PPGPP, além de atuar em outros cursos da Unipampa.  Também participaram como palestrantes o Sr. Sérgio Malgarin, empresário da Vinícula Malgarin, a professora Ana Elisa de Castro Freitas, da UFPR, Clemar Dias, compositor e escultor nativista.
A 20ª Semana Nacional dos Museus foi organizada pela  da Prefeitura Municipal de São Borja através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer com a parceria do PPGPP-UNIPAMPA. 

2021

Lançamentos de livros e Dossies de docentes, discentes e engressos vinculados ao PPGPP

LIVRO: GOMES , Iris. FILHO, Alvino Oliveira. Políticas Públicas setoriais em unidades subnacionais. (PPGPP-UNIPAMPA).  Salvador: EDUFBA,  2021.

Livro: QUADRADO, Jaqueline Carvalho. (Des)Fazendo saberes na fronteira: Lutas e Resistências.  2021.

 

COLVERO, Ronaldo. FERREIRA, Ewerton. CAMPOS, Márcio. NOLLA, Eduardo.LENCINA, Daniele Bonapace. Políticas Públicas em Ação: debatendo com a Sociedade. São Borja: Unipampa, 2021.
E-Book: EPUB, 169 p.; IL.

Neste dia 25 de Outubro de 2021, as 19h,  ocorreu o lançamento do E-book ” Políticas Públicas em Ação: debatendo com a Sociedade”.  A devida obra foi organizada e escrita por docentes e Mestrandos do PPG em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA), a partir de artigos que foram publicados pelos atores do curso no Jornal Folha de Itaqui.

Link da obra: Obra – Políticas em Ação debatendo com a Sociedade

 

Publicado Dossiê Políticas Públicas e suas abordagens na Revista Missões que conta com diversos textos de docentes, discentes e egressos e colaboradores externos do PPGPP.

https://periodicos.unipampa.edu.br/…/Mis…/issue/view/373

 

2021

 

PPG em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA) realiza o Iº Seminário: Discutindo a Validação de Diplomas Estrangeiros

 

Foi realizado durante o dia 15/12 o “Iº Seminário: Discutindo a Validação de Diplomas Estrangeiros”, atividade que é um produto técnico vinculado a Dissertação desenvolvida pela Mestranda Sandra Micheli Greff Menuzi orientada pelos Professores Dr. Muriel Pinto (PPGPP-UNIPAMPA) e Prof. Dr. Alejandro Noboa (UDELAR-Uruguai).

Estiveram presentes autoridades, pesquisadores, professores e estudantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que participaram de três momentos durante a atividade: 1ª) apresentação do objeto de pesquisa; 2ª) socialização de cada país sobre seus processos de validação; 3ª) apontamentos iniciais que foram destacados para o documento final gerado pelo seminário.

 

 

Professor do PPGPP-UNIPAMPA realizará fala em evento do PPGPP-UFABC

O Prof. Dr. Augusto Clemente docente Permanente do PPGPP-UNIPAMPA irá participar na próxima segunda-feira (8/11), as 19h, do evento ” Discussões metodológicas para se pensar Políticas Públicas com base em evidências: um olhar Muldisciplinar, organizado pelo PPGPP-UFABC.

Link para o evento: bit.ly/pgpp-ufabc

 

CONVITE PARA O IV SEMINÁRIO (DES) FAZENDO OS SABERES NA FRONTEIRA

O PPG em Políticas Públicas da Unipampa esta no apoio do IV Seminário (Des) Fazendo os Saberes na Fronteira, evento organizado pelo Programa de Extensão Mulheres sem Fronteira, coordenado pela docente Permanente, Profª . Drª. Jaqueline Quadrado.

 

Programa de Extensão Mulheres sem Fronteiras realizam minicurso  desvendando o Edital do PPG em Políticas Públicas

Pensando em facilitar o acesso ao processo de seleção aos possíveis candidatos ao mestrado, o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) realizou dois encontros que foram realizados nos dias 4 e 5 de novembro de 2021. Os encontros oportunizaram aos interessados em participar da seleção do mestrado tirassem suas dúvidas sobre o processo seletivo, cujo edital já está disponível, bem como a compreender melhor como redigir e submeter o projeto de pesquisa.

No dia 4/11 foram abordados os itens do edital e no dia 5/11 o foco foram as dúvidas enviadas pelos participantes, que puderam submetê-las através do formulário de inscrição online.

 

Grupo de Pesquisa Processos participativos na Gestão Pública realizar ciclo de Palestras sobre Democracia

 

O GP Processos participativos na Gestão Pública, liderado pelo Prof. Dr. Alfredo Grugliano, docente Permanente do PPGPP-UNIPAMPA, vem realizando um ciclo de Palestras sobre Democracia.

Link do Youtube: https://www.youtube.com/c/ProcessosParticipativosUFRGS/playlists

 

Docentes e Mestrandos do PPGPP realizam Curso de Extensão - Serviço Social: experiências e Desafios Contemporâneos 

 

Professores e discentes do PPGPP  participaram da organização do curso de extensão: Serviço social: Experiências e Desafios contemporâneos. A atividade teve como objetivo ofertar capacitação profissional para 35 assistentes sociais da Região Fronteira Noroeste e Missões. Sob coordenação da Prof.ª Dra. Solange Berwig, o curso ofertou 6 oficinas que promovem debates pertinentes aos desafios do serviço social contemporâneo.

Professores do PPGPP participam de evento sobre  Paradiplomacia organizado pela Câmara de Vereadores de São Paulo. 

Os professores Dra. Carmen Nogueira e prof. Dr. Muriel Pinto participaram  entre 23 e 27/8  da Iª Semana de Paradiplomacia organizado Câmara de Vereadores de São Paulo.

 

PPG em Políticas Públicas e Grupos de Pesquisa vinculados ao curso adquirem licenças do Software Max

O PPG em Políticas Públicas e Grupos de Pesquisa (GP’s) vinculados ao curso “Relações de Fronteira: história, política e cultura na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai (Líder Prof. Dr. Ronaldo Colvero)” e “Geep – Gênero, Ética, Educação e Política (Líder Profª. Drª. Jaqueline Carvalho Quadrado e Profª. Drª. Lauren Lacerda Nunes)” conseguem adquirir Software Max Qda para análises de dados quali e quanti.

 

Mestrado em Políticas Públicas realiza Aula Magna 2021-1

 

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA), Mestrado Profissional, realizou no dia 16 de agosto sua aula Magna de 2021-2 .  A temática da devida aula foi ” Decolonialidade, produção de conhecimento e Políticas Públicas na América Latina”, ministrada pela Prof. Manuela Fonseca (Universidad Nacional de Mar del Plata-Argentina). Na mesma atividade estaremos lançando o evento “Encontros Mensais: Políticas Públicas em Reflexão”, que teremos todos meses do ano.

 

Professora Drª. Solange Berwig realiza fala em evento na UFES

 

A professora Colaboradora do PPG em Políticas Públicas,  Profª. Dr. Solange Berwig (PPGPP-UNIPAMPA), realizou fala durante o evento on-line organizado pelo PPG em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo.  A atividade ocorreu dia 07/5 via youtube.

 

Pet História da África vinculado ao PPGPP realiza discussão sobre a Mulher Negra no cenário Político 

O Programa de Educação Tutorial Pet – História da Àfrica da Unipampa, São Borja, coordenado pelo Prof. Dr. Édson Paniágua, docente Permanente do PPG em Políticas Públicas, realizou atividade em comemoração ao dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha com o debate ” A Mulher Negra no cenário Político “. A atividade ocorreu dia 23 e 26 de Julho de 2021.

 

PPGPP participa de sua primeira Reunião enquanto associado do Clacso - Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais

O PPG em Políticas Públicas da Unipampa, participou dia 24/06 de sua primeira reunião enquanto membro associado do CLACSO (Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais).

 

Professor do PPGPP ministra disciplina no Curso Saúde no contexto da  Migração Internacional junto ao IGOV do Governo do RS.

O Professor Dr. Muriel Pinto ministrou disciplina durante o “Curso Saúde no contexto da  Migração Internacional”, junto ao IGOV do Governo do RS. A atividade reuniu profissionais e pesquisadores de diversas Instituições gaúchas.

PPG em Políticas Públicas realiza Aula Magna para abertura de 2021-1

O Mestrado profissional em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA)  realizou dia 25 de Março de 2021, a aula Magna do curso de abertura do semestre letivo.  A temática abordada foi ” perspectivas para a avaliação de Políticas Públicas”, ministrada pelo Prof. Dr. Jackson de Toni (ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e IESB – Brasília.

 

Curso de Educação Patrimonial: Geografias, cultura e fronteiras do Prata

O Programa Residência Pedagógica – Núcleo de Geografia da Unipampa, São Borja, coordenado pelo Prof. Dr. Muriel Pinto, Docente Permanente do PPGPP, vem realizando o curso de formação de Professores intitulado “Curso de Educação Patrimonial: Geografias, culturas e fronteiras do Prata”.  A atividade possui uma vasta programação com palestrantes do Argentina, Brasil e Uruguai, assim como tem como inscritos diversos professores do entorno de São Borja-RS, Itaqui-RS, Uruguaiana-RS, Santiago-RS, São Luiz Gonzaga-RS, Porto Alegre-RS, Buenos Aires-ARG, San Tomé-ARG e de municipalidades do Uruguai.

 

Palestra sobre os Povos Indígenas é organizado pelo Programa Mulheres sem fronteira do PPGPP

O Programa Mulheres sem fronteira, coordenado pela Professora Doutora Jaqueline Quadrado, docente Permanente do PPGPP, realizou dia 24 de Julho de 2021, atividade que debateu sobre os povos indígenas no Brasil. A atividade foi ministrada por Yura Ní-Nawaro Maruto, Lider indigena, ambientalista e servidor público da Seduc-AM.

 

Egresso do PPGPP assume como assessor de Vereador em São Borja-RS

O egresso e Mestre em Políticas Públicas pelo PPGPP, Sandro Ben Hur, assume como chefe de Gabinete do Vereador Eleito Roni Martins em São Borja.

 

 

2020

 

Mestranda do PPGPP participa de discussão sobre a Consciência Negra em parceria com a 35ª Coordenadoria Regional da Educação do RS (CRE) em São Borja-RS.

A Professora e Mestranda pelo Mestrado em Políticas Públicas da Unipampa, Jandira Elohá Lopes realizou fala durante sobre a temática da Consciência Negra em atividade organizada em conjunto com a 35ª Coordenadoria Regional da Educação do RS (CRE) em São Borja-RS.

 

Grupo de pesquisa "Processos Participativos na Gestão Pública" realiza evento sobre as Eleições nos EUA em 2020.

O Grupo de pesquisa “Processos Participativos na Gestão Píublica (CNPQ/ UFRGS), Liderado  pelo Docente Permanente do PPG em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMAP), Prof. Dr. Alfredo Gugliano,  realizou evento sobre as Eleições nos EUA.  A atividade contou com pesquisadores Norte-americanos e brasileiros. O devido evento contou com apoio do PPGPP. A Atividade ocorreu dia 14 de Novembro de 2021.

 

Professores do PPGPP participam ativamente das discussões sobre a nova concessão da Ponte da Integração São Borja-Brasil/ San Tomé-Argentina
O Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP/UNIPAMPA, São Borja), se fez presente na reunião da Comissão de Educação, cultura e Universidades do Comitê de Integração fronteiriça de São Borja-BRA/ San Tomé-ARG, ocorrida dia 26/11 via online.
 
Na atividade foi discutida sobre a nova concessão da Ponte da Integração que contou com a presença do professor e investigador do Conicet e Director Nacional de Control de Fronteras e Hidrovías, Prof. Dr. Alejandro Gabriel Benedetti.
 
Também estiveram presentes represetantes das Universidad Nacional del Nordest (UNNE) e Instituto de Formación Docente Jorge Luiz Borges (ARG) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).
 
Foto: Créditos ALex Retamoso.
SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS E ELEIÇÕES 2020

A Coordenação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA, São Borja), em conjunto com o curso de Ciência Política da Unipampa, realizaram o “Seminário Políticas Públicas e Eleições em 2020“. O evento ocorreu dia 21/10, ás 19h, via plataforma Google Meet. Na devida atividade foram lançadas duas obras organizadas por Mestrandos, Docentes e Colaboradores externos do devido Mestrado, que são:

* Livro – Dicionários Socioeconômicos de Municípios Fronteiriços do RS: Garruchos, Itaqui, Maçambará, Santo Antônio das Missões, São Borja e Unistalda.

** Livro – Políticas Públicas e regiões de Fronteira

Além dos lançamentos e apresentação dos livros, também foi realizada fala por parte do Cartório Eleitoral de São Borja, que abordou a temática “A importância das eleições para o país”. A atividade contou com a presença das coligações partidárias que estão concorrendo ao executivo nos municípios de Garruchos, Itaqui, Maçambará, Santo Antônio das Missões, São Borja, e Unistalda, estas que receberam um exemplar de cada obra para a organização das agendas programáticas locais.

 

Professor Colaborador do PPGPP integra Rede Inova RS organizado pelo Governo do RS

 

O Docente Colaborador do PPGPP,  professor Me. Ismael Ramadam (PPGPP-UNIPAMPA/ UERGS), vem integrando desde 2020 da Rede Inova RS organizado pelo Governo do RS.

 

Professora Jaqueline Quadrado participa de evento na Universidade Católica de Pelotas (Ucpel)

A Docente permanente do PPG em Políticas Públicas, professora Dr. Jaqueline Quadrado,  participou de evento na Ucpel em parceria com o Observatório dos Conflitos da cidade. O evento ocorreu no dia 29 de outubro de 2020.

 

Professor Dr. Edson Paniágua realiza Palestra em evento sobre a nova História de Alegrete-RS

O professor Dr. Édson Paniágua do PPGPP realizoiu palestra em evento sobre a História de Alegrete-RS, organizado pela Unipampa, no dia 25 de Outubro de 2020.

 

Professor Tiago Martins realiza Palestra em evento em parceria com o PPGDR-FACCAT

A Docente permanente do PPG em Políticas Públicas, professor Dr.  Tiago Martins,  participou de evento em parceria com o PPGDR-FACCAT (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional). A atividade objetivou promover a discussão acerca da temática ” (Edu) Comunicação e Desenvolvimnento Regional. A Atividade ocorreu dia 9 de outubro de 2020.

 

Projeto do PPGPP - "Frequência Política - Unipampa" leva o debate sobre o campo das Políticas Públicas ao rádio na Fronteira oeste do RS

 

Um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) pretende fortalecer o debate da temática das políticas públicas na Fronteira Oeste entre março e abril deste ano. Trata-se do programa – de extensão e de rádio – “Frequência Política – Unipampa”, o qual tem a proposta de levar à sociedade assuntos relativos ao desenvolvimento regional, por meio dos estudos em Políticas Públicas, objeto do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) ofertado pela Unipampa no Campus São Borja.

O programa, que tem transmissões previstas a partir de Itaqui e São Borja, inclusive com a realização de colóquios nas Câmaras de Vereadores dos dois municípios, busca convidar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para conhecer as demandas regionais, que necessitam da atenção dos atores políticos e administrativos. A ideia é debater com esses atores públicos, promotores de políticas públicas, sobre a sua elaboração, implementação e avaliação.

As transmissões de rádio serão realizadas nos dias 2 e 9 de março, dos estúdios da rádio da Unipampa no Campus Itaqui, e nos dias 16 e 23 de março, desde a Unipampa Campus São Borja, sempre das 20h às 21h.

No dia 7 de abril o programa acompanhará o Colóquio sobre Políticas Públicas e suas Implicações, na Câmara de Vereadores de Itaqui. Já em 15 de abril, o Colóquio acontece na Câmara de Vereadores de São Borja. Ambos iniciam às 20h.

Todas as apresentações, bem como os colóquios, serão transmitidos pela Rádio Liberdade FM 87,9 (Itaqui), e também pela página do Facebook do programa Frequência Política, pelo site da Rádio Liberdade FM e pelo Instagram @frequenciapolitica.

 

II SEMINÁRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DO PPGPP

 

Atenção Comunidade Acadêmica do PPG em Políticas Públicas

Enviamos o material de divulgação do II Seminário de AutoAvaliação do PPGPP.

O mesmo ocorrerá de forma online de 12 a 16 de Abril de 2021, com respostas a questionário online. A coordenação do curso Enviou questionários para todos os membros do curso que devem ser respondidos e remetidos para o e-mail do Mestrado (mppp.unipampa@gmail.com) até 16-4.

Esta etapa é muito importante para a avaliação quadrienal (2017-2020) do curso e pedimos a participação de todas e todos.

 

Professor Thiago Sampaio realiza palestra em sobre a Covid-19 da Unipampa

O Professor Dr. Thiago Sampaio (PPGPP-UNIPAMPA) realizou palestra no evento “7 meses de Pandemia da Covid-19: o que (ainda) há para ser dito” da Unipampa. O evento ocorreu dia 29 de outubro de 2020.

 

III SEMINÁRIO (DES)FAZENDO SABERES NA FRONTEIRA

O III Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira já tem data marcada e terá como tema “Lutas e (RE)Existências”. O evento acontecerá entre os dias 11 e 13 de novembro de 2020 e esse ano devido a pandemia do Covid-19 será realizado totalmente on-line. Outra novidade importante é que nessa edição contamos com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul.  O evento esta sendo coordenado pela Professora Permanente do PPg DrªJaqueline  Carvalho Quadrado e conta com parceria de diversos docentes e mestrandos do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa.

Informações sobre submissões de trabalhos, inscrições estão no site do evento:

https://doity.com.br/iii-seminario-desfazendo-saberes-na-fronteira/blog/grupos-de-trabalho?fbclid=IwAR3uCf4NB84S_yGRuO2yoHFflDdUDLKYC2mQK0vgV_oG9c-r6F5s0djDgj0

Prazos para submissões: 14/07/2020 até 05/09/2020

Prazos para submissão de mini-cursos: até 31/8

Venha (Des)Fazer Conosco!

 

Professor Leonardo Sechi realiza fala no Programa Frequência Política do PPGPP

Durante o dia 29/9 de 2020, as 20h o Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa, recebeu durante o Programa Frequência Política, vinculado aos discentes do curso, o Prof. Dr.  Leonardo Secchi (UDESC), que abordou sobre o “Ciclo de Políticas Públicas”

Link da fala:

https://www.facebook.com/Frequ%C3%AAncia-Pol%C3%ADtica-101901791413523

Programa Frequência Política do PPGPP-UNIPAMPA retorna com suas atividades

O Programa de Rádio dos Mestrandos do PPG em Políticas Públicas da Unipampa retornou com suas atividades no dia 06 de Julho de 2020. Na oportunidade foi realizada a entrevista com a Coordenadora Regional da Educação da 35ª CRE, Professora Sandra de Oliveira. O devido projeto vem despertando a atenção e inserção da comunidade regional nas múltiplas temáticas que envolvem as políticas Públicas.

Bom retorno a este belo projeto!!

 

Convite para Aula Magna do PPG em Políticas Públicas - 2021-1

 

CONVITE PARA AULA MAGNA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS (PPGPP-UNIPAMPA):

Palestrante:

* Prof. Dr. Alexandre Barbalho (PPGPP-UECE/ PPGS-UECE/ PPGCOM-UFC)

Temática:

“Política cultural e politização da cultura no Brasil contemporâneo”

Data: 23/7

Horário: 19h (via google meet). Link no flayer.

 

 Convite para Palestra - Etnografia e Políticas Públicas
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e o curso de Ciência Política da Unipampa, convidam para Palestra:
*ETNOGRAFIA E POLÍTICAS PÚBLICAS*, com 
Prof. Dr. Cristain Jobi Salaini
DIA 23/10 – 19 HRS
A atividade será via Google Meet.
Todas e todos convidados!!
Professores e Mestrandos do PPG realizarão curso de formação para Docentes da rede municipal de São Borja-RS

Durante os meses de agosto, setembro e outubro diversos docentes e mestrandos PPG em Políticas Púbicas estarão participando da organização do Programa de formaçäo de Professores  online junto a Secretaria Municipal de Educação do município de São Borja.-RS.

 

Mestranda do PPG realizará palestra em evento internacional

A mestranda do PPG em Políticas Públicas da Unipampa, Jandira Elóa Lopes irá realizar palestra em evento internacional organizado pelo Movimento Santamartiniano de Corrientes-Argentina.

 

Novo grupo de Pesquisa do PPG - Observatório de Políticas Públicas 

O PPG em Políticas Públicas conta com um novo Grupo de Pesquisa – Observatório de Políticas Públicas Municipais, que possui como líder o Prof. Dr. Thiago Sampaio.

* O devido Observatório vem realizando análises da Covid-19 na área territorial de abrangência da Unipampa.

O Professor Permanente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa, Dr Thiago Sampaio vem realizando nos últimos dias pesquisa para análise de projeções dos efeito do COVID-19 nos municípios da região Fronteira Oeste do RS.
 
A projeção representa uma estimativa para SARS-CoV-2 considerando as estruturas dos municípios e ações de vigilância e isolamento. Estima-se três meses de intervenção para que não ocorra um pico elevado do número de casos e, consequentemente, o estrangulamento do serviço público de saúde do município.
 
**A metodologia do estudo tem como base o Imperial College London e o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) do governo dos EUA. Consideramos a média de pessoas que irão requisitar a utilização de UTIs e respiradores. Como, também, a proporção de pessoas que morrem após a internação com Covid-19. É sabido que nem todos os casos precisam de internamento. Os dados acima refletem a demanda que o serviço público de saúde dos municípios poderão ter caso ocorra eventual transmissão comunitária.

** Segue taxa de ocupação na região de abrangência dos 10 municípios da Unipampa.

Taxa_de ocupação Covid_19_Observapp

 

2019

 

 1º Seminário de Autoavaliação do PPGPP

Ocorreu no dia 05 de Dezembro de 2019, nas dependências da Unipampa, campus de São Borja, o 1ª Seminário de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA). Pela manha foram discutidos os documentos do GT de Autoavaliação da Capes e Plano Estratégico do PPG, em conjunto com o cenário do curso nos últimos anos de 2017 a 2019 e metodologia de trabalho em grupo (diagnóstico de autoavaliação). Pela tarde foram aplicados e respondidos os questionários de autoavaliação do PPG, tendo uma discussão em grupo na finalização da atividade autoavaliativa. Participaram deste primeiro Seminário de Autoavaliação Professores, Técnicos Administrativos, Egressos e Mestrandos do curso.  Como diferencial da atividade foi a participação por videoconferência de alguns membros do Mestrado. Este evento contou com a participação de um avaliador externo internacional, que foi o Professor Dr. Alejandro Noboa (Udelar – Universidade Nacional del República do Uruguai). A comissão de Autoavaliação do PPG irá compilar os dados e enviar os resultados da Autoavaliação para a comunidade do curso.

 

Mestranda do PPGPP elabora produto técnico sobre Turismo Local

A egressa do PPGPP, Tanize Damian Pizzuti da Silva, defendeu sua dissertação e Produto técnico como requisito para finalização do Mestrado Profissional em Políticas Públicas. O video documentário intitulado ” Um olhar turístico para São Borja reconhecendo e valorizando seus atrativos”, já esta disponível nas redes sociais para a comunidade e Gestão Pública local.

https://www.youtube.com/watch?v=WYfq0xAaBJU&feature=share&fbclid=IwAR1zQEXQEM-EBNKVTLOzKllMlHjzUFUzvlVmXljjn54BspWBMeP-DtxdmxA

Mestrando do PPG realiza Palestras na rede pública de educação do Município de São Luiz Gonzaga-RS
No mês de novembro de 2019 o mestrando do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas Ewerton da Silva Ferreira realizou uma série de palestras em escolas públicas do município de São Luiz Gonzaga-RS abordando as temáticas Gênero, Diversidade, Sexualidade e seus reflexos no ambiente escolar.
De acordo com o Ewerton “esses espaços são ricos em debates e demonstram a importância da abordagem dos temas na escola para garantir uma escola plural e que respeite a diversidade”. Ewerton é orientado pelo prof. Dr. Ronaldo Bernardino Colvero e vem desenvolvendo pesquisa sobre “O Plano Nacional de Direitos LGBT e seu reflexo no currículo escolar”.
O mestrando é vinculado ao GEEP – Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política da Universidade Federal do Pampa e integrante do Programa do Extensão “Mulheres sem Fronteiras” coordenado pela professora Jaqueline Quadrado.

 

 

Mestrando e Egressa do PPG participam de organização de E-book

CHAMADA PARA OBRA COLETIVA!

A Editora CEEINTER está com chamada aberta para a obra “Políticas Públicas e Educação”. O e-book organizado pela Mestra Marilice Cortes e e pelo mestrando Leonardo Goulart vinculado ao PPGPP, tem por objetivo congregar artigos que venham contribuir no debate sobre elaboração, análise e avaliação de políticas públicas nos diferentes níveis da educação no Brasil.
As contribuições devem ser encaminhadas até dia 20/01/2020, com previsão de publicação para fevereiro de 2020.

Mestrando e Professores do PPGPP publicam artigos na Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais

Professores e Mestrandos do PPGPP publicam artigos em Dossiê na Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, equalizada na área de Ciência Política e Relações Internacionais.

Link: Revista Missões

https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/Missoes/article/view/3491

Professor do PPGPP realiza fala de abertura no XXII Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos Coredes-RS

O professor Dr. Muriel Pinto (PPGPP-UNIPAMPA)  realizou no dia 28-11 (Quinta-feira), em Uruguaiana-RS, Conferência de abertura do XXII Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos Coredes-RS (Conselhos Regionais de Desenvolvimento do RS), em conjunto com o Consulado Brasileiro, Prefeitos e Deputados da região.

Professores e Mestrandos do PPGPP participam da organização do Iº Colóquio de Estudos Interdisciplinares em Direito da Unipampa

Nos dias 7 e 8 de Novembro ocorreu na Unipampa, São Bora o  Iº Colóquio de Estudos Interdisciplinares em Direito da Unipampa: o papel do Estado na efetividade dos Direitos Humanos e fundamentais.  Estiveram na organização do evento a professora Drª. Lisianne Ceolin e o Mestrando Ewerton Ferreira, ambos vinculados ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA).  Também participaram do evento diversos docentes e alunos do PPG, seja na mediação e apresentação de trabalhos.

Mestrando compõe Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Butuí e Icamaquã

O mestrando do PPGPP, Cristiano Saratt vem compondo neste ano de 2019, o Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Butuí e Icamaquã, sua participação esta relacionada a seu objeto de pesquisa que esta relacionada a educação ambiental.

III COINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas
O III Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas – COINTER esta acontencendo entre os dias 20 e 22 de novembro na Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Esse ano o evento abordará as “Políticas Públicas Educacionais e os desafios no Ensino e na Pesquisa”. Docentes e Mestrandos do PPG estão na organização do evento em conjunto com outros cursos de Graduação, que debaterá uma temática de suma importância para a região.

Link site do evento: https://cointerunipampa.wixsite.com/iiicointer?fbclid=IwAR2O-y9H4_GFWPM6qZRVBy082ZX0RDFHhnccxFW3jPORMi2ZRN3Smilp9Xk

 

Mestranda do PPG realiza Palestra sobre Políticas Públicas para Negros

A mestranda do PPGPP, Professora Jandirá Elohá Lopes, ministrou Palestra sobre as “Políticas Públicas para Negros no Brasil: avanços e retrocessos”, em conjunto com o Prof. Dr. João Heitor (UNIPAMPA), durante a Iª Semana da Consciência Negra da Unipampa,  que ocorreu no dia 20-11, as 14h no Auditório do campus II da Unipampa, campus São Borja.

 

Mestrando realiza Palestra sobre Patrimônio cultural a estudantes da cidade de Itaqui-RS

No dia 3 de Novembro de 2019, o Professor  e Mestrando em Políticas Públicas da Unipampa, Leandro Serres, ministrou Palestra a estudantes da cidade de Itaqui-RS, sobre a temática de Patrimônio Cultural.  

 

Professor Italiano do PPGPP Dr. Davide Carbonai ministrou Palestra em Buenos Aires-Arg

O Professor Italiano Dr. Davide Carbonai do PPGPP participou no dia 16-10, como conferencista do Workshop – “Sindicalismo en Perspectiva comparada: Argentina y Brasil en el giro a la derecha” em Buenos Aires, Argentina. O evento foi organizando pela Universidad Metropolitana de Educação Tecnológica e Pelo Programa de Estudios e Investigacianes de Economía Popular e Tecnologias de impacto Social.

 

PPG compõe GT de Análise socioeconômica de São Borja-RS

Desde Junho de 2019, dois Professores do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Prof. Dr. Muriel Pinto (PPGPP-UNIPAMPA) e Prof. Me. Ismael Ramadam (Professor Colaborador Externo/UERGS) vem participando do Grupo de Trabalho socioeconômico em conjunto com a Associação Comercial e Industrial de São Borja (ACISB), CDL, UERGS, IFFAR E Prefeitura Municipal. O devido GT objetiva levantar dados econômicos e do PIB local de São Borja, abrindo espaço para as redes institucionais e futura criação de Instituto de Economia regional da Fronteira Oeste e região Missioneira do Rio Grande do Sul.

Aula Inaugural do PPG/2019-2 debateu as Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial

O Mestrado profissional em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAPAMPA) teve sua aula inaugural no dia 22/8 de 2019. Na oportunidade foi discutida a temática “Políticas Públicas e Desenvolvimento territorial: a valoração dos produto de origem”, ministrada pela Profª. Drª. Fátima Zan do  IFFAR.

 

Internacionalização: Docentes e Mestrandos do PPG participaram ativamente na organização do II CIF de São Borja-BRA e Santo Tomé-ARG

O programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas – PPGPP participou ativamente da organização do II CIF – Comitê de Integração Fronteiriça São Borja – Brasil/San Tomé – Argentina, que ocorreu em Agosto de 2019.  Este ano a coordenação do CIF esteve a cargo do consulado Brasileiro de Pasos de Los Libres- ARG.

Docentes e Mestrandos participaram ativamente das atividades de organização e nas discussões das comissões, que buscam resolver problemas relativos a transportes, educação, segurança e mobilidade na fronteira. As características da fronteira do Brasil, Uruguai e Argentina fazem com que os três países participem das reuniões que compõem as comissões que vão encaminhar projetos para as questões de fronteira buscando uma integração do Cone Sul.

Conforme o Ministério das Relações Exteriores do Brasil os Comitês de Fronteira compreendem comissões temáticas que, reunidas, estabelecem metas a ser alcançadas e desafios a serem superados, com vistas à melhor qualidade de vida e prosperidade das populações das cidades irmãs.

 

Programa de Extensão Reciclando o dia-dia promovendo a cidadania organiza gincana do Meio Ambiente em parceria com a Prefeitura de São Borja

Durante o dia  4 de junho de 2019 ocorreu a Gincana do Meio Ambiente de São Borja. O devido evento é fruto do “Programa de Extensão Reciclando o dia-dia promovendo a cidadania”, coordenado pela Professora Dr. Carmen Nogueira (PPGPP-UNIPAMPA) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Borja. A devida ação teve ampla participação dos Mestrandos do PPG coordenando as atividades nas escolas municipais da cidade juntamento com estudantes do curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Humanas da Unipampa. No dia 5-6 foi entrega as premiações as escolas com presença do Prefeito Municipal, Vereadores, Secretários Municipais, professores do PPGPP e diretores das escolas.

 

II PRÊMIO MERCOSUL DE PESQUISA EM POLÍTICAS SOCIAIS DO MERCOSUL

O PPGPP- UNIPAMPA, campus de São Borja teve a oportunidade de ter dois avaliadores no Prêmio de Políticas sociais do Mercosul – edição 2019. Os docentes Profª. Dra. Carmen Regina Nogueira e Prof. Dr. Muriel Pinto avaliaram trabalhos de diversos países Latinoamericanos oportunizando muito aprendizado e redes do PPG com instituições internacionais.

 

PPGPP valida seu segundo título internacional de Mestrado advindo da Argentina

Durante o mês de abril de 2019, a comissão de validação de títulos internacionais do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, composta pelas Professoras Dr. Carmen Nogueira e Lisianne Ceolin e pelo Prof. Dr. Muriel Pinto, validaram na Plataforma Carolina Bori – Sistema Nacional de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas, o segundo título advindo do exterior. No ano de 2017 havia sido validado a titulação de Mestrado em Políticas Sociais obtido na Unversidade Nacional de Misiones -Argentina, já nesta ano de 2019 foi validado em Políticas Públicas o Mestrado em Estudos da Ciência da Família realizado na Usan – Universidade Nacional de San Martin de Buenos Aires na Argentina.

 

Mestrando Haitiano do PPGPP realiza Palestra para Graduação em Ciência Política da Unipampa

Mestrando Sofaite Ambroise realiza palestra sobre Política Comercial e cooperação internacional para acadêmicos da Graduação em Ciência Política da Unipampa, São Borja.

Coordenação do PPG esteve presente em evento internacional de Comercialização Turística proposto pelo Ministério de Turismo da Província de Corrientes - Argentina

A Coordenação do PPG esteve presente neste dia 18-6, Terça-feira, no ” Encontro Regional de Comercialização Turística”. A atividade foi realizada na Municipalidade de Santo Tomé-Argentina e organizada pelo Ministério do Turismo da Província de Corrientes, que contou com representações das localidades de São Borja-Brasil, Yapeju, La Cruz, Alvear, Virasoro da Argentina. Na oportunidade o Prof. Dr. Muriel Pinto este compondo mesa de abertura representando a Comissão de Comércio, Turismo e Infraestrutura do Comite de Integração fronteiriça São Borja-Santo Tomé.

 

Mestrando do PPG vem realizando Palestras Preventivas contra o uso de Drogas nas Escolas da rede pública de São Borja-RS

O mestrando do PPGPP da Unipampa, aluno Isaac Carmo Cardozo que integra o Grupo de Pesquisa: Educação, Direitos Humanos e Fronteira, vem desenvolvendo palestras preventivas junto à comunidade escolar do município de São Borja. O objeto de pesquisa é a Avaliação das Políticas Publicas da Brigada Militar através do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD). O mestrando faz um levantamento dos bairros aonde os índices de violência são elevados, concentrando palestras preventivas sobre o uso de drogas e suas consequências referentes à violência e a criminalidade. Também por solicitação dos diretores das escolas tem proferido palestra preventiva referente ao Ato Infracional e a Indisciplina Escolar. No presente ano de 2019 foram realizadas até o momento 6 (seis) palestras no município.

 

PPGPP e Prefeitura de Santo Ângelo-RS sentam para finalização de Acordo de Cooperação

Professores do PPGPP estiveram reunidos no dia 11-6 de 2019, terça-feira, com representantes da Prefeitura de Santo Ângelo-RS finalizando plano de trabalho para acordo de cooperação entre as partes.

 

PPG realiza Mesa Temática - A água como elemento de Desenvolvimento Regional

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA), em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa da Água Pública da Assembléia do RS, o Curso de Gestão Ambiental da UERGS, IFFAR, Emater e Escola Estadual Timbaúva realizaram no dia 14-6 a  Mesa Temática – A água como elemento de Desenvolvimento Regional. No devido evento foi dado o encaminhamento da criação do Fórum Permanente da Água na região de abrangência das Missões e Fronteira-Oeste do RS.

Professores do PPGPP participam da organização de Audiência Pública sobre os cortes na Educação

No dia 13-6, quinta-feira ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de São Borja-RS, a Audiência Pública sobre os cortes de verbas na Educação. A devida atividade foi solicitada pelo Diretor da Universidade Federal do Pampa, campus de São Borja e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Prof. Dr. Ronaldo Colvero. Na devida Audiência também esteve a frente das discussões o Coordenador Acadêmico do Campus e também professor do PPG Prof. Dr. Muriel Pinto. A devida atividade foi organizada em parceria entre a Câmara de Vereadores local, Unipampa, Uergs e IFFAR.

 

Mestrando do PPGPP realiza Palestra no 2º Seminário de Enfrentamento do Trabalho infantil de São Borja-RS

Dia 12 de junho foi o dia mundial Contra o Trabalho Infantil e nessa data o município de São Borja, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu o 2º Seminário de enfrentamento do trabalho infantil. Neste evento o Mestrando do PPGPP Vítor Ferreira (Servidor vinculado ao Ministério da Economia e Diretor Regional do Trabalho em Uruguaiana-RS) realizou palestra sobre “As ações da Inspeção do Trabalho para a erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador” . Conforme Vítor o seminário foi importante não só para trazer à tona temática tão importante como também para aproximar os diversos atores da rede de combate e enfrentamento ao trabalho infantil

PPGPP soma forças no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira (BARRA DO QUARAÍ/ BRA-MONTE CASEROS/ARG-BELLA UNIÓN/URU

No dia 7-6 de 2019 ocorreu em Barra do Quaraí-RS-Brasil, o primeiro encontro de organização do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira (BARRA DO QUARAÍ/ BRA-MONTE CASEROS/ARG-BELLA UNIÓN/URU. Na oportunidade o Mestrado Profissional em Políticas Públicas esteve representado pelo Prof.Dr. Muriel Pinto, Mestrando Leonardo Goulart e pelo egresso e Mestre pelo PPGPP, Hamilton Rodrigues (organizador da atividade). Neste elaboração deste plano estratégico o PPGPP estará em parceria com as Universidades Nacional de Quilmes (ARG), Universidade Nacional del República (UDELAR-Uruguai) e Prefeitura de Barra do Quaraí e Intendências de Monte Caseros e Bella Unión.

V Seminário Internacional de Ciências Sociais – Ciência Política: Buscando o Sul “Estado, Sociedade e Democracia: os (des) caminhos da América Latina no Século XXI” (novo!!)

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e o Curso de Graduação em Ciência Política do Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promoveram entre os dias 13 e 17 de maio, o V Seminário Internacional de Ciências Sociais – Ciência Política – Buscando o Sul. O evento foi aberto ao público.

De acordo com o coordenador do Curso de Ciência Política, Edson Paniágua, o evento promoveu o intercâmbio de pesquisadores com foco na área da Ciência Política e das políticas públicas, oportunizando um espaço para discussão do ofício do cientista social e cientista político e a sua atuação em tempos de traumas institucionais que potencializam a proliferação de práticas e discursos antidemocráticos no Brasil e na América Latina, através de pesquisas acadêmicas, considerando e valorizando a pluralidade da relação entre teoria e prática.

Paniagua afirma ainda que o evento atingiu seus objetivos. “Foram cerca de 300 inscritos e 122 trabalhos aprovados que serão publicados em anais do evento. Além do trabalhos e palestras também foram ofertadas oficinas com empreendedores e comunidade em geral. É importante destacar que os palestrantes oriundos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidad Nacional de Misiones (Unam-ARG), Universidad Nacional de San Martin (UNSAM-ARG) e Unversidad Nacional del Nordest (UNNE-ARG), Fundación Bacelo e Instituto de Formación (ARG) Instituto de Formación Docente Jorge Luis Borges (ARG) . Estas Instituições trouxeram para o debate as principais questões sociopolíticas do Brasil e da América Latina. O Seminário dialogou plenamente com a formação dos discentes do campus São Borja, além de demonstrar o ofício do Cientista social e político e sua importância na sociedade.”

Confira todas as informações sobre o evento através do site:www.vbuscandosul.wordpress.com


Seminário Desafios da Ciência Política e das Relações internacionais

A coordenação do PPGPP esteve presente no Seminário Desafios da Ciência Política e das Relações internacionais, que ocorreu entre os dias 19 e 20 de março na USP. O evento foi organizado pelo Fórum e comissão de área da Capes. As principais pautas foram: avaliação quadrienal, novo qualis das revistas, impacto social dos PPG’s e novos rumos dos cursos acadêmicos e profissionais.

Fonte da Foto: Professor Dr.Ricardo Arantes/ DCP USP/ ABCP

REDES DO PPGPP-UNIPAMPA COM A SOCIEDADE/ MERCADO DE TRABALHO – 2018

Conforme dados enviados a Coleta Capes em 2018, o Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa conseguiu neste ano base uma interessante rede colaborativa com a sociedade e Mercado de Trabalho das Mesorregiões Sudoeste Rio-Grandense e Noroeste Rio-Grandense.

 

Nesta rede colaborativa cita-se parcerias com diversas Prefeituras e Câmaras Municipais, Ministérios brasileiros, Consulados Brasileiro e Argentino, IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, organismos internacionais (Instituto Social do Mercosul, OEA -Organização dos Estados Americanos, Assembléia Legislativa do RS, Universidades Brasileiras e Internacionais, Autarquias Federais e Estaduais, orgãos das Forças Armadas e Policiais, Senac e Conselhos Municipais.

 

2º CICLO DE DEBATES DO PPGPP: PALESTRA COM A DIPLOMATA BRASILEIRA MARIANE BRAVO LEITE

No dia 8 de Maio de 2019 o Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Unipampa teve a honra receber a Consulesa Brasileira de Paso de Los Libres (Argentina) Mariane Bravo Leite. Na oportunidade a Diplomata palestrou sobre a “Diplomacia em espaços de fronteira”. A devida atividade foi organizada em parceria entre o PPGPP e a Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pampa.

 

 

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO INTERNA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS 

Ocorreu no dia 11-4 de 2019 nas dependências da Unipampa, São Borja o  “Seminário de formação interna do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA).  Pelo turno da tarde foram realizados seminários temáticos com as turmas de ingressantes de 2019   e com a turma de 2018.  No turno da noite houve a Aula Inaugural do PPG com a fala da Profª. Drª. Arisa da Luz (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), com a temática “Ser Professor (A) hoje: com qual políticas Públicas?”. A coordenação do PPG considera que o evento atingiu seu objetivo principal  que foi qualificar e integrar a comunidade do curso com as normativas vigentes perante ao sistema avaliativo nacional da CAPES e impacto social de um curso profissional.

 

Professores do Mestrado Profissional em Políticas Públicas visitam o Executivo e Legislativo do Município de Itaqui-RS

Os professores do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Profª. Drª. Lisianne Ceolin e Prof. Dr. Muriel Pinto, estiveram reunidos dia 30-4, com o Executivo e Legislativo do Município de Itaqui-RS. Na oportunidade foram discutidos novos acordos de cooperação e ações de formações do PPG com a devida municipalidade.

Mestrado em Políticas Públicas, Curso de Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Estadual do RS e Frente em Defesa da Água Pública da Assembleia Legislativa do RS organizam Seminário sobre Água Pública em São Borja-RS

No dia 5 de Abril de 2019 estiveram reunidos na Coordenação Acadêmica da Universidade Federal do Pampa, São Borja, os representantes da Frente Parlamentar em Defesa da Água Pública da Assembléia Legislativa do RS ( Assessores do Deputado Estadual Jeferson Fernandes, senhores Glauber Lima, Guilherme Silveira Júnior e Adelmo Correa Fonseca), juntamente com os Professores Dr. Muriel Pinto (PPGPP-UNIPAMPA) e Prof. Me. Ismael Ramadan (Diretor Regional da Universidade Estadual do RS) e Luiz André Padilha (Coordenador Administrativo da Unipampa, São Borja). Na reunião de trabalho as instituições firmaram parceria para a organização de um Seminário sobre a “Água Pública e a Soberania nacional brasileira”. O devido evento ocorrerá em São Borja, provavelmente no inicio de Junho de 2019. Maiores informações sobre a atividade serão divulgadas pelo PPG e UERGS, Unidade de São Borja.

Link da Frente Parlamentar em Defesa da Água Pública:

http://www.al.rs.gov.br/deputados/Portals/Deputados/FrentesParlamentares/001-%20Frente%20Parlamentar%20em%20Defesa%20da%20%C3%80gua%20P%C3%BAblica.pdf?fbclid=IwAR19c2HQHREmVKaoSAPqq86qVGNll83Lw4BsXI1qqKG8vB2PpAgAQtFkhdk

1ª Reunião de Trabalho da Comissão de Educação, Cultura e universidades do Comitê de Integração Fronteiriça São Borja-BRA/ Santo Tomé-ARG

 

Vários docentes do PPGPP-UNIPAMPA participaram da organização da 1ª Reunião de Trabalho do Comitê de Integração Fronteiriça São Borja-BRA/ San Tomé-ARG. A devida reunião ocorreu dia  25 de janeiro de 2019,  na Unne – Universidad Naciona del Nordest Argentino,  Extensión Aulica de San Tomé. No devido encontro foram apresentadas diversas demandas regionais, ao Cônsules presentes.

Programação da Reunião de trabalho:

2018

1º Ciclo de Debates - Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional em Espaços de Fronteira
Grupo do mestrado em Políticas Públicas visita secretaria do meio ambiente em Santo Ângelo-RS

Os alunos do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e integrantes do curso de Geografia EAD/UAB da Unipampa campus São Borja realizaram uma visita técnica ao município de Santo Ângelo para conhecer as políticas implantadas pela secretaria do meio ambiente daquela cidade. A professora Carmen Nogueira foi recebida pelo secretário Francisco Medeiros que pode explicar a mudança de comportamento dos cidadãos com a educação ambiental e os futuros projetos para ampliar a qualidade do tratamento dos resíduos recicláveis do município.  

Visita ao Museu Municipal Dr. José Olavo Machado no município de Santo Ângelo-RS

A visita do grupo incluiu conhecer o Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, onde existem objetos da cultura primária do espaço pampeano, com objetos das reduções indígenas, além de outros incorporados posteriormente ligados ao mundo pós-revolução industrial como máquinas diversas, trajes e material que marca a presença de figuras do município. A casa chama a atenção por ter parte da construção do período da cultura jesuítica e alterações de estilo mais moderno, oferecendo aos visitantes opções culturais e uma observação privilegiada de épocas distintas.

https://unipampa.edu.br/saoborja/grupo-de-mestrado-profissional-em-politicas-publicas-visita-secretaria-do-meio-ambiente-em-santo

PPGPP contribui na organização do 1º Seminário Municipal do Meio Ambiente de São Borja-RS

   A prefeitura de São Borja promove nesta sexta-feira, 8, o primeiro Seminário Municipal do Meio Ambiente. O evento tem como objetivo promover e difundir conhecimentos entre as instituições oficiais e a comunidade sobre a coleta seletiva dos resíduos sólidos domésticos no município. O evento é organizado pela professora Carmen Nogueira, coordenadora do curso do curso de Geografia EAD/UAB da UNIPAMPA (professora do PPGPP), professor João Reolon, secretário municipal de educação e Fábio Fronza, secretário municipal de meio ambiente. Durante o seminário que se estende pela manhã e tarde, no qual serão expostas a legislação ambiental regional, propostas da prefeitura para implantação de coleta seletiva, conscientização da comunidade e exposição de conhecimentos obtidos pela experiência do município de Santo Ângelo. O evento inclui palestras e debates com a professora Carmen, Cláudio Dilda(coordenador da Assessoria Técnica da Sema), Luiz Henrique Machado Nascimento(Assessor técnico da Sema), Fábio Fronza(Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de São Borja), Francisco da Silva Medeiros(Secretário Municipal do Meio Ambiente de Santo Ângelo), Antônio Carlos Lopes Cardoso(Diretor do Meio Ambiente de Santo Ângelo e Coordenador do Conselho de Dirigentes de Técnicos Ambientais) e do professor João Carlos Reolon(Secretário Municipal de Educação de São Borja. O evento tem apoio e participação da Prefeitura Municipal de São Borja, UNIPAMPA, Curso de Licenciatura em Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas e curso de Geografia EAD Unipampa/Universidade Aberta do Brasil(UAB).  O evento começa às 8h, dia 8 de junho, no Auditório do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Folder Semináriofolderseminario

http://www.camarasaoborja.rs.gov.br/noticia.php?id_not=3426

 

Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça

 

A professora Lisianne Ceolin e o coordenador acadêmico Muriel Pinto representaram a Unipampa na reunião do Comitê de Integração Fronteiriça realizada na Câmara de Vereadores de São Borja. O evento reunião autoridades brasileiras e argentinas que buscam através da formação de comissões específicas resolver problemas que entravam a convivência dos habitantes da região fronteiriça e facilitar o trânsito de cidadãos, além de ampliar as relações institucionais entre os países.  Entre as propostas estão emissão de carteiras internacionais, pagamentos de taxas (multas), ajustes de acordos bilaterais, integração entre universidades, competências náuticas, além de outras políticas públicas. http://www.camarasaoborja.rs.gov.br/noticia.php?id_not=3378

 Primeiras Bancas de Defesas de dissertação do PPG em Políticas Públicas da Unipampa

Nos dias 19 e 20 do mês de abril foram defendidas as primeiras dissertações do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) – Mestrado Profissional da Unipampa. As discentes Flávia Dornelles Gomes e Sandra Cristina Franchikoski, orientadas pela Profª, Drª. Susana Cesco, apresentaram as seguintes temáticas: “Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF/RS): análise da implementação a partir de um estudo de caso no município de São Luiz Gonzaga – RS” e “Avaliação da eficácia do Programa Bolsa Família na segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiárias do município de Porto Vera Cruz – RS”. Compuseram as bancas, o Prof. Dr. Muriel Pinto, docente interno, Prof. Dr. Valdemar João Wesz Junior, da UNILA e Prof. Dr. Renato Sérgio Maluf da UFRRJ.  Confira algumas imagens dos dois dias:

Grupo Labpoliter e PET História da África, da Unipampa, participaram do evento de abertura da formação pedagógica da 35ª CRE

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, nas cidades de São Borja e Santiago, ocorreu a abertura da formação pedagógica da 35ª CRE (Coordenadoria Regional da Educação) para o ano letivo de 2018. No primeiro dia do evento, que aconteceu na escola Sagrado coração de Jesus, em São Borja, o grupo de pesquisa Labpoliter (Laboratório de Políticas Públicas e Território Fronteiriço) e o PET (Programa de Educação Tutorial) História da África da Unipampa, expuseram um pouco sobre as atividades e trabalhos que vêm sendo realizados. O encontro teve sua continuação no dia 23 de fevereiro, na escola Cristóvão Pereira na cidade de Santiago, e reuniu professores das duas cidades. As palestras ficaram por conta do professor Muriel Pinto da Unipampa, que dissertou sobre políticas públicas e fronteira, bem como os participantes do grupo de pesquisa Labpoliter Jardel Silva e Rodrigo Maurer, que falaram sobre as publicações do grupo. Além disso, houve também a fala do aluno africano  Assion Amoussou, da Unipampa, que contou um pouco mais sobre seu país de origem, o Benin.

Aula inaugural dos cursos de Ciência Política, Ciências Humanas,  Geografia(EAD) e Mestrado Profissional em Políticas Públicas

No dia 28 de março uma palestra com o tema “Políticas Publicas Educacionais: os 10 anos da Lei 11.645/8 que trata da obrigatoriedade de História e Cultura Indígena e Afro-brasileira em sala de aula” deu início oficial ao primeiro semestre dos cursos de Ciências Sociais- Ciência Política, Ciências Humanas, Geografia(EAD) e Mestrado profissional em políticas públicas(PPGPP). O palestrante foi o  professor doutor Júlio Ricardo Quevedo, professor de graduação e mestrado da UFSM.

 

Programa de Mestrado PPGPP é apresentado ao prefeito e secretários de São Borja

Nesta sexta-feira, 16, uma reunião na prefeitura de São Borja teve como objetivo a apresentação do programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas – PPGPP para o prefeito Eduardo Bonotto, vice Roque Feltrin e secretários do município. A professora Angela Gomes, coordenadora do mestrado apresentou o programa, acompanhada pelas professoras Carmem Nogueira e Lisiane Ceolin, além dos professores Muriel Pinto e do diretor do campus São Borja, Ronaldo Colvero e bolsistas do programa. Os secretários, prefeito e vice puderam obter mais informações sobre a dinâmica do curso, e nos próximos dias vão acordar cooperação que vai beneficiar a comunidade com estudos e pesquisa aprofundada numa secretaria a ser escolhida. 

A prefeitura já desenvolve trabalhos em cooperação com a Unipampa e segundo a fala do prefeito Bonotto, os trabalhos devem ser incrementados no sentido de ampliar os serviços públicos e os entendimentos para ações futuras de governança. A prefeitura também está desenvolvendo projetos para disponibilizar informações de gerenciamento que tenham resultados positivos para o município.

 

Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas acompanha avanço na integração fronteiriça: aprovada a criação do Comitê de Fronteira São Borja/Santo Tomé

A Reunião no Consulado Argentino em Uruguaiana, na última quarta-feira, 20 de fevereiro de 2018, oficializou a criação do Comitê de Fronteira das Localidades Fronteiriças Vinculadas de São Borja/RS – Brasil e Santo Tomé/Ctes – Argentina.

O Comitê de Fronteira, estabelecido na Lei Federal Argentina (26.523/2009) e Decreto Brasileiro (8.836/2016) tem como principal finalidade monitorar os avanços e dificuldades na aplicação prática do Acordo Bilateral entre o Brasil e Argentina, assinado pelos presidentes Lula e Kirchner em Puerto Iguaçu, em 2005.

O Acordo beneficia os residentes nas chamadas localidades fronteiriças vinculadas e que possuírem a Carteira de Trânsito Vicinal Fronteiriço que viabiliza o exercício de trabalho, ofício ou profissão, gozando de  iguais direitos trabalhistas e previdenciários (são-borjenses poderão trabalhar legalmente em Santo Tomé e vice-versa), o acesso ao ensino público e atendimento médico nos serviços públicos de saúde, em condições de gratuidade e reciprocidade e também ao comércio simplificado de mercadorias sem a limitação de cotas ou valores quando os produtos adquiridos forem para subsistência. Prevê ainda trabalhos conjuntos na prevenção e combate de enfermidades, cooperação em matéria educativa com intercâmbio de professores, estudantes e materiais educativos (com ensino de história e geografia em uma perspectiva regional e integradora) e a elaboração de um “Plano de Desenvolvimento Urbano Conjunto”, com o objetivo de integração racional das cidades, de modo a configurar uma só conurbação quanto a infraestrutura, serviços e equipamento.

Com a aprovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Cancilleria Argentina, o Comitê de Fronteira São Borja/Santo Tomé instalará inicialmente comissões específicas: Facilitação Fronteiriça; Educação; Saúde e Meio Ambiente; Turismo e Comércio e a Comissão de Infra-estrutura para o debate de questões setoriais envolvendo as duas localidades. Ainda, será instalada a “Mesa de Debates” envolvendo as universidades sediadas em São Borja e Santo Tomé (UNIPAMPA, Instituto Federal Farroupilha, Universidade Estadual/UERGS, Instituto Superior de Formación Docente Jorge Luis Borges e a Universidad Nacional del Nordeste – UNNE/Santo Tomé), para debate específico e integração do ensino superior.

A reunião em Uruguaiana foi coordenada pelo cônsul argentino, Alejandro Massuco e o cônsul brasileiro em Paso de Los Libres, Sérgio Taam, com a participação do secretário de Relações Exteriores de Santo Tomé, Miguel Angel Arismendi. De São Borja, participaram o vice-prefeito, Roque Feltrin, vereadores José Luis Machado, João Luiz Dornelles, servidor da Câmara, Jorge Luiz Goulart Roos (aprovado para cursar o mestrado em Políticas Públicas da UNIPAMPA) e a servidora da Prefeitura Kátia Aguilar. A professora da UNIPAMPA Lisianne Ceolin, Coordenadora Substituta do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP), participou da reunião e considerou  fundamental a criação do Comitê de Fronteira, afirmando que “a data de 20 de fevereiro de 2018 será considerada um marco na integração da fronteira São Borja e Santo Tomé. A UNIPAMPA, como instituição pública comprometida com o desenvolvimento regional, entende como dever contribuir em tão relevante processo”.

Professor Dr. Alfredo Alejandro Gugliano (UFRGS) ministra disciplina de Crise Política e Democracia no século XXI para o PPGPP

O PPGPP contou com a presença do professor Dr. Alfredo Gugliano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do dia 30 de outubro a 02 de novembro. Os mestrandos tiveram a oportunidade de realizar debates sobre questões contemporâneas que envolvem o Brasil e o mundo.

 

Mestrado Profissional em Políticas Públicas realiza prova escrita parao ingresso no Programa em 2018

A prova ocorreu no dia 23/10/2017, nas salas 2309 e 2312 do campus I da Universidade Federal do Pampa (Rua Ver. Alberto Benevenuto, 3200. Bairro Passo).

 

I Seminário de Políticas Públicas e Cultura Política nas Missões Jesuítico-Guarani

Nos dias 19 e 20 de outubro realizou-se o I Seminário de Políticas Públicas e Cultura Política nas Missões Jesuítico-Guarani, com debates sobre os os temas de política pública cultural e diversidade cultural,  com convidados de Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

O evento iniciou com mesa composta pelo Prof. Dr. José Márcio Barros, da PUC-MG, o cineasta Zeca Brito e a Profª. Drª. Sara Feitosa, debatendo acerca da temática da diversidade cultural.

No segundo dia, às 17h, foi exibido um documentário sobre o pintor Glauco Rodrigues, denominado “Glauco do Brasil” de Zeca Brito. À noite, a programação teve sequência às 19h com a mesa composta pelo Cientista Político Rafael Perich, a Profª Drª. Carmem Nogueira e o Prof. Dr. Muriel Pinto, abordando sobre Políticas Culturais.

                           

___________________________________________________________________________

I Simpósio Fronteiras Platinas e Dinâmicas Territoriais

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP-UNIPAMPA, campus de São Borja), o Curso de Ciências Sociais –Ciência Política (UNIPAMPA), Curso de Relações Internacionais (ESPM) e Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e Internacionais (PPGEEI-UFRGS ), em conjunto com o Grupo de Pesquisa CNPQ – Labpoliter (UNIPAMPA), realizaram  no dia 11 de outubro de 2017 o I Simpósio Fronteiras Platinas e Dinâmicas Territoriais, onde foram apresentados estudos de graduandos, pós-graduandos e pesquisadores da UFRGS, ESPM e UNISINOS que estavam a caminho do Engeo, na Unam em Posadas – Argentina.

                                           

Aula inaugural aborda política contemporânea

A aula inaugural do Mestrado Profissional de Políticas Públicas do campus São Borja (24 de março) teve como convidado o professor Alfredo Gugliano(UFRGS). O professor trouxe para o debate as questões atuais que afligem os cientistas políticos, as mudanças que ocorreram na América latina, Europa e Estados Unidos.   A aula inaugural mobilizou a comunidade acadêmica e teve parceria do  Corede da Fronteira Oeste.

PPGPP esteve na organização do Seminário Regional do Planejamento Estratégico do Corede Fronteira Oeste 

Durante o dia os professores Davide Carbonai(UFRGS) e Alfredo Gugliano(UFRGS) debateram com a plateia o tema “Participação popular e democracia”; A mediação do debate foi feita pelo professor Muriel Pinto(UNIPAMPA). Na continuidade o tema “Planejamento estratégico” foi explanado e debatido pelos presidente do Corede Fronteira-Oeste, Hugo Chimenes e  Antônio Cargnin,  integrante do Corede e mediação de Alex Retamoso, servidor da UNIPAMPA com ampla experiência em administração regional . Os debates fizeram parte da programação do Seminário Regional do Planejamento Estratégico: 2017/2031.