Sobre o Curso

  Engenharia Florestal

Profissional que atua nas áreas de: Estudo e uso sustentável de recursos florestais, ao  manejo e conservação do meio ambiente, inventário e manejo florestal, tecnologia de produtos  florestais e produção florestal de acordo com o artigo 10 da Resolução nº 218/73 do CONFEA.

Compete ao Engenheiro Florestal o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta  Resolução, referentes à engenharia rural; construções para fins florestais e suas instalações  complementares, silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais  renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e  sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e  manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para  fins florestais; seus serviços afins e correlatos.

 

Tempo de Duração:  5 anos (10 semestres, carga horária total de 4425 horas);

Habilitação: Bacharel em Engenharia Florestal;

Área de Atuação: Gestão Ambiental, Silvicultura, Geomática, Manejo Florestal e Tecnologia de Produtos Florestais;

 

Coordenador:  Italo Filippi Teixeira,  italoteixeira@unipampa.edu.br 

Fone: (55) 3421-8466 – Ramal: 2249

Coordenador Substituto: Nirlene  Fernandes Cechin,  nirlenecechin@unipampa.edu.br 

Fone: (55) 3421-8466 – Ramal: 2257

 

Convênio de Estágio

Por solicitação de alunos e da coordenação do curso de Engenharia Florestal, a Unipampa assinou convênio com mais duas empresas para a realização de estágios de alunos do curso. As empresas são: FOLETTO AGROINDUSTRIAL LTDA de Rosário do Sul – RS, onde o aluno Ângelo Fernando Saccol vai realizar estágio neste semestre; e a empresa MENSURA SERVIÇOS FLORESTAIS LTDA de Guaíba – RS. Novos convênios estão em tratativa para aumentar as possibilidades de estágio dos alunos. Caso alguém tenha interesse em estagiar em alguma empresa ainda não conveniada com a Unipampa, pode solicitar a coordenação do curso para encaminhar o convênio.

Alunos do curso de Engenharia Florestal da Unipampa visitam a região do Vale do Taquari-RS

Nos dias 02 e 03 de maio de 2013, os acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da UNIPAMPA campus São Gabriel, realizaram uma viagem técnica para a região do vale do Taquari-RS, nas cidades de Arvorezinha, Ilópolis e Anta Gorda, onde visitaram a empresa de beneficiamento de erva-mate Valério e de cosméticos a base de erva-mate Akatu, além de viveiros de produção de mudas de erva-mate e nogueira-pecã, propriedades rurais produtoras de erva-mate, agroindústria Pitol de beneficiamento de nozes, pomares de nogueira-pecã, a Escola EMAFA (Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, Florestal e Ambiental) e alguns pontos turísticos da região. A visita foi coordenada pelos docentes Igor Poletto, Ítalo Filippi Teixeira e Jefferson Marçal da Rocha.
O objetivo da viagem foi proporcionar aos alunos uma abordagem interdisciplinar com atividades práticas que, normalmente, não podem ser oferecidas dentro da estrutura da universidade.

Na ervateira Valério, os alunos e professores foram recebidos pelos proprietários que apresentaram um vídeo institucional da empresa. Em seguida percorreram as dependências da empresa visualizando todo o processo de beneficiamento e industrialização da erva-mate. Na mesma oportunidade foi possível visitar a empresa Akatu que produz cosméticos e perfumaria a base de erva-mate.
Nos viveiros foi possível visualizar as diferentes técnicas aplicadas na produção de mudas de erva-mate e nogueira-pecã, como quebra de dormência e métodos de obtenção de sementes, semeadura em sacos plásticos e em sistema raiz nua.
Nas propriedades rurais foi possível observar os plantios de erva-mate, técnicas de cultivo e manejo do erval, técnicas e ferramentas de colheita, produção dos ervais e consórcios florestais. Nestas propriedades observou-se também, como os agricultores preservam a mata nativa e a utilizam para turismo rural.
Na visita à agroindústria Pitol o grupo foi recepcionado pelos proprietários, assistindo vídeos institucionais com o histórico do cultivo da nogueira-pecã e, em seguida, visitou as dependências da empresa que comercializa e beneficia nozes. Na sequência o grupo visitou os pomares de produção de nozes e as técnicas de cultivo e manejo e consórcio silvipastoril com ovelhas, bem como as árvores matrizes utilizadas para obtenção das borbulhas para enxertia das mudas no viveiro.
Para finalizar a visita, o grupo visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, Florestal e Ambiental (EMAFRA), onde se reuniu com os professores do colégio, autoridades municipais e técnicos da EMATER. Após apresentação do método de ensino da escola e algumas falas das autoridades, o grupo assistiu palestras sobre a cadeia produtiva da erva-mate, os projetos e métodos de extensão rural trabalhados pela EMATER e a importância da cultura florestal nas propriedades rurais da região.
Todas as atividades foram acompanhadas pela equipe da EMATER de Ilópolis, especialmente pelo técnico em Agropecuária Jurandir José Marques, que apresentou e explicou brilhantemente todas as técnicas observadas em cada local visitado. Ao Jurandir vai o nosso agradecimento especial.
O curso de Eng. Florestal agradece às autoridades municipais, à equipe da EMATER, aos empresários, aos produtores rurais, aos professores e a comunidade de Itapuca, que disponibilizou a hospedagem, a janta e o café. Nosso muito obrigado!

Jeniffer Faleiro
Frederico Neuenschwander
Graduandos em Engenharia Florestal

CONVÊNIO DE ESTÁGIO

Por solicitação do curso de Engenharia Florestal da Unipampa – Campus São Gabriel, a universidade assinou convênio com a empresa ABRH-estágios. O objetivo do convênio é oportunizar atividades de estágio curricular e extracurricular, já que a empresa agencia e seleciona estagiários para diversas empresas na área florestal e, também, para outras áreas.

No site da empresa é possível obter maiores informações ou então, com a coordenação do curso Prof. Nirlene F. Cechin e Prof. Igor Poletto.

Site da empresa: http://www.abrhestagios.com.br/capa.obj