I Carta Aberta dos Estudantes de Engenharia Florestal UNIPAMPA

I Carta Aberta dos Estudantes de Engenharia Florestal UNIPAMPA

 

Nós, discentes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Pampa, juntamente com egressos, nos reunimos no I Fórum de Estudantes de Engenharia
Florestal da UNIPAMPA, no dia 22 de maio de 2019, durante a V Jornada Acadêmica de  Engenharia Florestal, com o objetivo de discutir o que buscamos para nossa formação. Durante o fórum debatemos sobre os problemas atuais e as expectativas que temos em relação ao curso e à atuação profissional.

Dentre as pautas abordadas, primeiramente foi apontado que há a tendência de
direcionar os acadêmicos a formação exclusivamente técnica, destinada à área de
produção industrial, dando essa como única e ignorando as aptidões e afinidades dos
alunos e alunas do curso a outras áreas do grande leque que a Engenharia Florestal
proporciona. Deve-se levar em consideração que existem distinções entre os perfis dos estudantes, pois isso irá favorecer o desenvolvimento dos alunos e da Universidade.
Acreditamos que aceitar que as diferenças vêm para somar, nesse caso, é o primeiro passo para formar uma geração de profissionais que se completam, que não disputam entre si.

Afinal, como a demanda do mercado seria atendida se todos os profissionais seguissem o mesmo caminho?
A ausência da disponibilidade de livros didáticos e literaturas específicas às áreas da
Engenharia Florestal e a localização da biblioteca que deveria ser no campus, também dificultam a formação de Engenheiros e Engenheiras Florestais completos. Outro ponto que pesa, inclusive citado pelos egressos, é a falta de aplicabilidade do que se vê em sala de aula, ou seja, práticas e atividades extraclasses que estimulem os discentes a inserir-se na área florestal e a construir redes de contato fora do ambiente acadêmico. Sendo assim, reiteramos a necessidade de se ter aulas práticas, pois a sala de aula não é somente o espaço entre quatro paredes, na nossa área há muito o que aprender a campo. Além disso, executar a teoria é uma das formas mais eficientes de fixação de conteúdo e aprendizado.

Estando cientes da falta de verba que nos assombra, não só na Engenharia Florestal, mas na UNIPAMPA em si, sugerimos a criação de áreas dentro do campus que facilitem a realização das práticas.
Percebendo a grande evasão de alunos em número elevado, acreditamos que a
falta de dinamismo por parte de alguns docentes que despejam o conteúdo de uma maneira mecânica e não buscam por atualização ou melhoria na didática foi pauta levantada pelos participantes durante o Fórum e contribui para o aumento dessa evasão. Dentro ainda da discussão relacionada a docência e grade curricular do curso, enfatizamos a necessidade urgente da redistribuição da carga horária e atualização da mesma!

Notamos, em conversa com egressos, que algumas áreas que podem ser de atuação do Engenheiro Florestal são abordadas de forma muito rasa durante a formação, como exemplo: certificação florestal, fruticultura, permacultura, SAF’s, segurança do trabalho, manejo de animais peçonhentos, floricultura e arborização urbana. Entendemos que temos uma visão geral sobre cada tema, mas nada específico que nos atribui a devida competência para atuação profissional nessas áreas.
Partindo do princípio de que alguns discentes apresentam perfis diferentes e grande
dificuldade em desenvolver a fala e apresentação frente a outros, os seminários solicitados em aula não são suficientes para que alguns alunos trabalhem da melhor forma esses empasses, sendo assim, sugerimos a criação de disciplinas com foco em comunicação oral e escrita. Acreditamos também, na necessidade de se trabalhar as relações interpessoais, desta forma, propomos a inclusão de disciplinas que dêem suporte para o desenvolvimento de relações humanas de qualidade, como: gestão de pessoas ou ética profissional.

Levando em consideração as dificuldades enfrentadas por uma Universidade jovem
e o cenário político atual, acreditamos que uma forma de crescermos como Universidade e profissionais é unindo o corpo docente e discente, assim conseguiremos contribuir para solidificar uma Engenharia Florestal que cumpra com seus objetivos, formando profissionais aptos a atuar nas mais diversas áreas de trabalho exercendo a profissão com ética de maneira sustentável e crítica em benefício da sociedade. Além disso, sugerimos que a relação entre campi seja estreitada, de forma que o alunos e professores do Campus São Gabriel saibam o que está sendo realizado e pesquisado nos demais campi da UNIPAMPA.

Almejamos um curso de Engenharia Florestal que seja reconhecido dentro e fora da
academia, um curso que seja referência em formação de profissionais com histórico de conquistas, entendemos que o curso já está começando a trilhar esse caminho e buscamos participar ativamente de atividades que visam discutir melhorias ou transtornos que envolvem o curso, bem como envolver-se na construção do novo Projeto Pedagógico do Curso, buscar junto ao corpo docente novas tecnologias para a Engenharia Florestal, como o uso de drones e softwares atualizados, realizar eventos de acolhimento e de interação da comunidade acadêmica e eventos acadêmicos de ensino e pesquisa dentro da universidade. A necessidade de se conduzir o curso na forma de .Projeto de Ensino e Aprendizagem e não apenas como uma grade curricular a ser cumprida.

Agradecemos imensamente a compreensão e apoio dos professores, coordenação
de curso e direção do Campus .

Lista de disciplinas sugeridas pelos estudantes:
● Certificação Florestal;
● Fruticultura;
● Floricultura;
● Permacultura;
● Apicultura;
● Sistemas Agroflorestais;
● Segurança do Trabalho;
● Manejo de Animais Venenosos e Peçonhentos;
● Comunicação Oral e Escrita;
● Arborização Urbana;
● Gestão de Pessoas e Ética Profissional;
● Georreferenciamento.

Sugestões dos estudantes que podem reduzir a evasão no curso:
● Suporte psicológico para os discentes, principalmente ingressantes e formandos;
● Divulgação da assistência social dentro da universidade;
● Suavização da carga horária e grade nos primeiros semestres, com disciplinas que
instiguem os ingressantes a permanecerem na universidade;
● Eventos de acolhimento e de interação da comunidade acadêmica;
● Incentivo a eventos acadêmicos de ensino e pesquisa dentro da universidade;
● Eventos de divulgação acadêmica nas praças, levar a universidade pública até o
povo;
● Construção da casa do estudante

Período Letivo Especial de Inverno 2019 (PLE)

Prezados discentes

O PLE de inverno ocorrerá de 15/07 a 02/08/2019 e o curso de Engenharia florestal ofertará dois componentes curriculares, descritos abaixo.

O período de matrícula no PLE será de 13 a 21/06/2019.

 

CCCG0032 – PRODUTOS DE ORIGEM FLORESTAL NÃO MADEIREIROS
Carga horária teórica e prática: 45 h (30T/15P)

Número de vagas: 15

Período: 15/07 a 22/07

Dias da semana e horários: segunda-feira (15/07/2019) a sexta-feira (19/07/2019) das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e na segunda-feira (22/07/2019) das das 7h30 às 12h30

Docente Responsável: Suelen Carpenedo Aimi

 

DSG2059 – Estatística Básica A

Carga horária teórica e prática: 60 h (30T/30P)

Número de vagas: 25

Período: 23/07 a 01/08

Dias da semana e horários: segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 (23/07 a 31/07/2019) e na quinta-feira (01/08/2019) das das 7h30 às 11h30.

Docente Responsável: Bruno Sari

Estágios

Prezados:
Informo que  a partir de amanhã, dia 30/04, toda documentação referente a estágios deverá ser encaminhada para os servidores Moisés ou Christian na Secretaria Acadêmica, no horário das 13h às 21h.
Para novos convênios de estágio favor contatar a servidora Débora, na Coordenação Acadêmica, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Atendimento quinzenal de Pedagoga no campus São Gabriel

Prezados

Para quem se interessar estamos tendo atendimento com uma pedagoga a cada 15 dias.

Hoje ela está no campus e voltará em 15 dias. Aqueles que desejarem conversar com ela procurem o NuDE para realizar sua inscrição e agendamento.

Peço que procurem este atendimento caso tenham alguma dificuldade de aprendizagem ou qualquer outro problema em alguma disciplina.

Atenciosamente,

Mirla

Informação para alunos ingressantes

Informação aos Bixos!

Informamos mais uma vez que as matrículas não são automáticas, elas precisam ser confirmadas e lançadas no sistema por servidores. Esse processo começou ontem, 26/02, e, em função disso, os e-mails com informações chegarão aos poucos aos ingressantes assim que cada matrícula individualmente for confirmada.
Lembrando que esse processo acontece no momento apenas com acadêmicos que solicitaram matrícula presencial, quanto aos demais que fizeram via web o processo ocorrerá somente após o dia 08/03, que é quando acontecerá a confirmação de vagas por estes acadêmicos.
Na compreensão de todos e na disposição de esclarecimento de dúvidas pedimos que qualquer lacuna não respondida aqui que seja requerida informação junto a secretaria acadêmica pelo fone 055 32370850 ramal 2243.
Secretaria Acadêmica do Campus São Gabriel.

Apoio ao Ingressante 2019

Estão abertas as inscrições para a seleção do Programa de Apoio ao Ingressante da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) até o dia 20 de março. O processo seletivo vai até o dia 29 de março.

O auxílio tem como objetivo suprir as despesas iniciais de moradia e alimentação até o resultado final do processo seletivo do Plano de Permanência 2019.

Ainda, o Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) – campus São Gabriel criou um grupo no Facebook com a intensão de facilitar o ingresso dos calouros 2019 e tirar qualquer dúvida sobre o campus São Gabriel, tanto no momento das inscrições, procura por residências, mobilidade urbana, lazeres, como, principais localidades na cidade.
Além de atividades de interações como: palestras, jogos interativos (mostre seu talento, verdade ou consequência), roda de chimarrão e tereré com diálogo.
Também são fornecidas informações sobre o edital: Nº 12/2019 “Inscrição e seleção de candidatos ao programa de apoio ao ingressante” com o objetivo de oferecer condições de acesso e permanência do discente no curso de graduação presencial e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Maiores informações em: http://novoportal.unipampa.edu.br/novoportal/estao-abertas-selecao-de-candidatos-ao-programa-de-apoio-ao-ingressante-da-unipampa

Contatos: