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TRABALHO ELABORADO POR ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL, CAMPUS SÃO GABRIEL É PREMIADO NO 12º SIEPE

O 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), evento itinerante anual promovido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), ocorreu em formato virtual em 2020.  Foram 2574 inscritos, 1145 trabalhos aprovados em três categorias, mais de 38 mil visualizações nas listas de vídeos e quase cinco mil visualizações nas palestras até o terceiro dia de evento.

O trabalho “Quarentena Florestal: Ciclo de Palestras Disseminando as Ciências Florestais em Tempos de Pandemia (Ciências Agrárias/Campus São Gabriel)” apresentado pela acadêmica do curso de Engenharia Florestal Estéfany Abreu Roballo, sob orientação do professor Gabriel Marangon foi premiado no evento.

O campus São Gabriel está oferecendo cursos de nivelamento em Matemática e Física para os estudantes que ingressaram na UNIPAMPA neste ano de 2020.
O objetivo destes cursos de nivelamento é preparar os estudantes para as disciplinas de Matemática e Física do campus.
O curso de nivelamento de Matemática é oferecido aos estudantes ingressantes na Engenharia Florestal, Biotecnologia e Gestão Ambiental e terá início em 26 de maio. A inscrição pode ser feita através do email:  darlisesantos5@gmail.com
O curso de nivelamento de Física é oferecido aos estudantes ingressantes na Engenharia Florestal e nas Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado e terá início em 25 de maio. A inscrição pode ser feita através do email: nivelamentodefisica@gmail.com
As vagas são limitadas para ambos os cursos.

 

 

Os discentes do curso de Engenharia Florestal do Campus São Gabriel da Unipampa estão promovendo o evento on-line Quarentena Florestal: Ciclo de Palestras,  para tratar de assuntos do setor florestal, reunindo estudantes de graduação, pós-graduação e diversos profissionais da área.

Os encontros ocorrerão a partir do dia 13 de maio de 2020 até o final do período de quarentena, através da plataforma Google Meet. Haverá emissão de certificado após cada encontro.

As inscrições são gratuitas e realizadas pelo link exibidos no perfil do Instagram do Laboratório de Biometria, Inventário e Manejo Florestal (@labimaf) ou do Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia Florestal  – Gestão Eugenia uni. (@diretorioengflorestal).

 

O grupo ESABE – Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia realiza toda semana, nas quintas-feiras, às 15 horas e 30 minutos, encontros on-line para discutir assuntos relacionados à sociedade, política, economia e outros temas.

As transmissões ocorrem via Skype e o link é disponibilizado pelo perfil do Instagram @unipampalica.

Participem!

V Jornada Acadêmica da Engenharia Florestal

Nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2019, foi realizada a V Jornada Acadêmica da Engenharia Florestal, no campus da Unipampa – São Gabriel. O evento contou com diversas palestras e minicursos, além de mesa redonda com egressos do curso na instituição e o I Fórum de Estudantes da Engenharia Florestal da Unipampa.

https://www.facebook.com/events/2222919491256623/

Programação do primeiro dia da V JAEF
Programação do segundo dia da V JAEF
Programação do primeiro dia
Programação do terceiro dia da V JAEF
Credenciamento
Abertura da V JAEF
Público da V JAEF

Minicurso
Mesa Redonda com Egressos

Equipe organizadora da V JAEF

 

Durante o I Fórum de Estudantes da Engenharia Florestal da Unipampa, os discentes redigiram uma carta aberta direcionada aos professores do curso, visando suas perspectivas e anseios.

I Carta Aberta dos Estudantes de Engenharia Florestal UNIPAMPA

Nós, discentes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Pampa, juntamente com egressos, nos reunimos no I Fórum de Estudantes de Engenharia
Florestal da UNIPAMPA, no dia 22 de maio de 2019, durante a V Jornada Acadêmica de  Engenharia Florestal, com o objetivo de discutir o que buscamos para nossa formação. Durante o fórum debatemos sobre os problemas atuais e as expectativas que temos em relação ao curso e à atuação profissional.

Dentre as pautas abordadas, primeiramente foi apontado que há a tendência de
direcionar os acadêmicos a formação exclusivamente técnica, destinada à área de
produção industrial, dando essa como única e ignorando as aptidões e afinidades dos
alunos e alunas do curso a outras áreas do grande leque que a Engenharia Florestal
proporciona. Deve-se levar em consideração que existem distinções entre os perfis dos estudantes, pois isso irá favorecer o desenvolvimento dos alunos e da Universidade.
Acreditamos que aceitar que as diferenças vêm para somar, nesse caso, é o primeiro passo para formar uma geração de profissionais que se completam, que não disputam entre si.

Afinal, como a demanda do mercado seria atendida se todos os profissionais seguissem o mesmo caminho?
A ausência da disponibilidade de livros didáticos e literaturas específicas às áreas da
Engenharia Florestal e a localização da biblioteca que deveria ser no campus, também dificultam a formação de Engenheiros e Engenheiras Florestais completos. Outro ponto que pesa, inclusive citado pelos egressos, é a falta de aplicabilidade do que se vê em sala de aula, ou seja, práticas e atividades extraclasses que estimulem os discentes a inserir-se na área florestal e a construir redes de contato fora do ambiente acadêmico. Sendo assim, reiteramos a necessidade de se ter aulas práticas, pois a sala de aula não é somente o espaço entre quatro paredes, na nossa área há muito o que aprender a campo. Além disso, executar a teoria é uma das formas mais eficientes de fixação de conteúdo e aprendizado.

Estando cientes da falta de verba que nos assombra, não só na Engenharia Florestal, mas na UNIPAMPA em si, sugerimos a criação de áreas dentro do campus que facilitem a realização das práticas.
Percebendo a grande evasão de alunos em número elevado, acreditamos que a
falta de dinamismo por parte de alguns docentes que despejam o conteúdo de uma maneira mecânica e não buscam por atualização ou melhoria na didática foi pauta levantada pelos participantes durante o Fórum e contribui para o aumento dessa evasão. Dentro ainda da discussão relacionada a docência e grade curricular do curso, enfatizamos a necessidade urgente da redistribuição da carga horária e atualização da mesma!

Notamos, em conversa com egressos, que algumas áreas que podem ser de atuação do Engenheiro Florestal são abordadas de forma muito rasa durante a formação, como exemplo: certificação florestal, fruticultura, permacultura, SAF’s, segurança do trabalho, manejo de animais peçonhentos, floricultura e arborização urbana. Entendemos que temos uma visão geral sobre cada tema, mas nada específico que nos atribui a devida competência para atuação profissional nessas áreas.
Partindo do princípio de que alguns discentes apresentam perfis diferentes e grande
dificuldade em desenvolver a fala e apresentação frente a outros, os seminários solicitados em aula não são suficientes para que alguns alunos trabalhem da melhor forma esses empasses, sendo assim, sugerimos a criação de disciplinas com foco em comunicação oral e escrita. Acreditamos também, na necessidade de se trabalhar as relações interpessoais, desta forma, propomos a inclusão de disciplinas que dêem suporte para o desenvolvimento de relações humanas de qualidade, como: gestão de pessoas ou ética profissional.

Levando em consideração as dificuldades enfrentadas por uma Universidade jovem
e o cenário político atual, acreditamos que uma forma de crescermos como Universidade e profissionais é unindo o corpo docente e discente, assim conseguiremos contribuir para solidificar uma Engenharia Florestal que cumpra com seus objetivos, formando profissionais aptos a atuar nas mais diversas áreas de trabalho exercendo a profissão com ética de maneira sustentável e crítica em benefício da sociedade. Além disso, sugerimos que a relação entre campi seja estreitada, de forma que o alunos e professores do Campus São Gabriel saibam o que está sendo realizado e pesquisado nos demais campi da UNIPAMPA.

Almejamos um curso de Engenharia Florestal que seja reconhecido dentro e fora da
academia, um curso que seja referência em formação de profissionais com histórico de conquistas, entendemos que o curso já está começando a trilhar esse caminho e buscamos participar ativamente de atividades que visam discutir melhorias ou transtornos que envolvem o curso, bem como envolver-se na construção do novo Projeto Pedagógico do Curso, buscar junto ao corpo docente novas tecnologias para a Engenharia Florestal, como o uso de drones e softwares atualizados, realizar eventos de acolhimento e de interação da comunidade acadêmica e eventos acadêmicos de ensino e pesquisa dentro da universidade. A necessidade de se conduzir o curso na forma de .Projeto de Ensino e Aprendizagem e não apenas como uma grade curricular a ser cumprida.

Agradecemos imensamente a compreensão e apoio dos professores, coordenação
de curso e direção do Campus .

Lista de disciplinas sugeridas pelos estudantes:
● Certificação Florestal;
● Fruticultura;
● Floricultura;
● Permacultura;
● Apicultura;
● Sistemas Agroflorestais;
● Segurança do Trabalho;
● Manejo de Animais Venenosos e Peçonhentos;
● Comunicação Oral e Escrita;
● Arborização Urbana;
● Gestão de Pessoas e Ética Profissional;
● Georreferenciamento.

Sugestões dos estudantes que podem reduzir a evasão no curso:
● Suporte psicológico para os discentes, principalmente ingressantes e formandos;
● Divulgação da assistência social dentro da universidade;
● Suavização da carga horária e grade nos primeiros semestres, com disciplinas que
instiguem os ingressantes a permanecerem na universidade;
● Eventos de acolhimento e de interação da comunidade acadêmica;
● Incentivo a eventos acadêmicos de ensino e pesquisa dentro da universidade;
● Eventos de divulgação acadêmica nas praças, levar a universidade pública até o
povo;
● Construção da casa do estudante.

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Prezados alunos,

no link “Resposta à primeira carta aberta dos estudantes de Engenharia Florestal – Unipampa” está a resposta da Comissão do Curso de Engenharia Florestal à primeira carta aberta elaborada pelos discentes do curso.

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1º OLIMPÍADAS FLORESTAIS

Aos 26 dias do mês de maio ocorreram as 1ª Olímpiadas Florestais, uma promoção da Coordenação do Curso de Engenharia Florestal, Diretório Acadêmico e professores que visou recepcionar os calouros e integrar os discentes. As atividades foram realizadas nas proximidades da casa de vegetação localizada no campus da Unipampa São Gabriel e mobilizou cerca de 70 discentes do curso de Engenharia Florestal, divididos em 7 equipes. As provas olímpicas foram as mais diversas, desde arremesso de torete, revezamento de torete até assopro de cone de Pinus e questionários específicos sobre o curso, divididos entre modalidade masculina, feminina e mista. A equipe que se sagrou campeã ao fim das provas foi a equipe “Bambu Lascado” que totalizou maior quantidade de pontos entre as equipes participantes. Seguida da equipe “Arranca Toco” e “Ekipiçasso” que também compuseram o podium final. Parabéns a todos os participantes por tornarem este evento um sucesso total.

Visita técnica a empresa CMPC Celulose Riograndense

Publicado em 24 mar, 2014. | [EDITAR]

Nos dias 13 e 14 de março de 2014, com a supervisão dos docentes: Daniela Lilge, Igor Poletto e Nirlene Cechin, acadêmicos do 2°, 6° e 8° semestres do curso de Engenharia Florestal (Campus São Gabriel – RS) realizaram visita técnica na empresa CMPC Celulose Riograndense.

No primeiro dia foram realizadas visitas no viveiro florestal de produção de mudas de eucalipto e em atividade de silvicultura na Fazenda Barba Negra, a área de acesso a Reserva Particular do Patrimônio Natural Barba Negra (Barra do Ribeiro – RS) e na atividade de colheita de madeira que estava ocorrendo no Horto Florestal Eldorado do Sul.

No segundo dia o grupo foi recepcionado no auditório do Centro Tecnológico Aldo Sani, pelo Assessor de Comunicação e Relacionamento Externo Daniel Andriotti.   Na ocasião, foi apresentado um vídeo onde foi possível conhecer os processos relativos à fabricação de celulose e papel, os projetos da empresa nas áreas social e ambiental, sobre o tratamento de resíduos e a fábrica de gaiteiros, além das atividades desenvolvidas pela Empresa Vida que é prestadora de serviços para a CMPC.  Além disso, também foi realizada visita à área industrial.

Nova Imagem

 

Engenharia Florestal da Unipampa participa do II REFOREST

Publicado em 23 ago, 2013. | [EDITAR]

Nos dias 07 a 09 de agosto o Prof. Italo Filippi Teixeira e um grupo de 32 estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Pampa – Campus São Gabriel estiveram participando do II REFOREST – Simpósio Nacional sobre Restauração Ambiental. O evento foi realizado no auditório do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade federal de Viçosa – MG. Nestes 3 dias tratou-se de um modo geral sobre o estado da arte da restauração ambiental no país nas suas mais diversas manifestações. Paralelo às palestras houve sessão de posters com trabalhos de todo o pais. Houve a possibilidade de contato com profissionais ligados ao tema assim como a observação de um campo de ação para os futuros profissionais que lá estiveram.

 

Alunos do curso de Engenharia Florestal realizaram visita técnica na empresa CMPC- Celulose Riograndense.

Publicado em 11 jul, 2013. | [EDITAR]

No dia 6 de maio de 2013, os acadêmicos do curso de Engenharia Florestal, Campus São Gabriel, juntamente com as docentes Daniela Silva Lilge e Nirlene Cechin realizaram uma viajem técnica CMPC – Celulose Riograndense na cidade de Guaíba – RS, onde visitaram o processo de produção da celulose e plantios de eucalipto que são destinados à indústria de celulose da Empresa.

Pela parte da manhã o grupo foi recepcionado pelo Assessor de Comunicação, Daniel Andiotti, que apresentou um vídeo institucional. Na sequencia, foi lhes apresentado todo o processo da produção de celulose, o qual inicia com a alimentação das esteiras com as toras de eucalipto. As mesmas são lavadas para retirada do excesso de “sujeira” e encaminhadas ao picador para que as partículas atinjam o tamanho pré-determinado. Essas partículas, chamadas de cavacos, são peneiradas e encaminhadas a silos de armazenamento. Os cavacos armazenados são então enviados via esteira para o processo de cozimento, a uma temperatura de 150º C, com adição de Sulfato de Sódio e Soda Cáustica, dissolvendo a lignina e liberando a celulose na forma de uma massa marrom. Em seguida, é realizado o branqueamento da celulose, processo em que a alvura, limpeza e pureza química são otimizadas.

Após esse processo químico, a celulose é seca e em seguida é encaminhada para uma série de máquinas onde é cortada, prensada e embalada em fardos de 250 kg. Novamente se realiza a armazenagem, e com estes fardos prontos realiza-se a última etapa, que é encaminhar os fardos do porto próprio da empresa para o porto de Rio Grande, onde a celulose é estocada até que se complete a carga necessária para encher um navio, sendo então despachada até seus compradores.

Posteriormente, os alunos foram visitar o Horto Florestal Barba Negra, em Barra do Ribeiro – RS, onde tem alguns plantios comerciais de eucalipto. No local, foi visto alguns processos da implantação de um povoamento florestal. A seguir, foi possível conferir a colheita de madeira, com Harvesters realizando o corte e o processamento e Forwarders realizando a extração por baldeio.

Jeniffer Faleiro; Francisco de Figueiredo; Frederico Neueschwander