Engenharia Florestal | Campus São Gabriel

Bem-vindo!

CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA –  CAMPUS SÃO GABRIEL – RS

Seja bem-vindo!

O curso de Engenharia Florestal da UNIPAMPA é ofertado no Campus São Gabriel, na modalidade presencial, com aulas no período integral e duração mínima de dez semestres.

O(a) engenheiro(a) florestal é o(a) profissional que atua nas áreas de estudo e uso sustentável de recursos florestais, manejo e conservação do meio ambiente, inventário e manejo florestal, tecnologia de produtos  florestais e produção florestal. O objetivo geral da graduação é formar profissionais de nível superior comprometidos(as) com o desenvolvimento sociocultural e econômico do país e, em especial, relacionado com o uso racional dos recursos naturais renováveis e não renováveis, seus serviços e produtos, considerando a demanda do setor florestal e da sociedade, de modo permanente.

O(a) egresso(a) da Engenharia Florestal é capaz de atuar em ensino, pesquisa e extensão, podendo prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação. Sua formação permitirá trabalhar, bem como, prestar assistência técnica em empreendimentos de atividades florestais nas áreas de ciências do ambiente, proteção florestal, silvicultura, manejo florestal, ciência e tecnologia da madeira e produtos florestais.

Homenagem aos professores da UFSM, Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto.

O Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Pampa, com apoio do Campus São Gabriel, convida a comunidade acadêmica para uma homenagem aos professores Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto que perderam suas vidas de forma brutal no dia 25 de julho deste ano, durante uma viagem de estudos com seus alunos, em Mato Castelhano, RS.
A cerimônia será realizada no dia 18 de setembro, às 10 horas, no jardim adjacente à entrada ao Campus São Gabriel. Na ocasião serão plantadas duas mudas de ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus), simbolizando suas marcantes trajetórias nas ciências florestais.
Simultaneamente, homenagens semelhantes serão realizadas nos cursos de engenharia florestal da Universidade Federal de Santa Maria, campi Santa Maria e Frederico Westphalen, reforçando a importante atuação e contribuição destes engenheiros florestais para o curso e demais entidades de classe.

Viagem técnica – Pântano Grande

Alunos da Engenharia Florestal e Tecnologia em Fruticultura e professores da Unipampa fizeram uma viagem técnica a um pomar de nogueira-pecã em Pantano Grande – RS, onde puderam aprender sobre manejo do pomar e como funciona a colheita mecanizada de nozes e seu beneficiamento para a exportação. Agradecemos muito ao proprietário Sr. Demian Segatto da Costa pela excelente oportunidade.

 

 

Visita técnica – XIMANGO

Alunos e professores do curso de Engenharia Florestal da Unipampa, campus São Gabriel, visitaram a agroindústria de erva-mate Ximango em Ilópolis – RS. Na ocasião os alunos puderam conhecer todo o processo e os detalhes que envolvem a industrialização da erva-mate. O proprietário Sr. Valcir Mantagner e seus colaboradores apresentaram em primeira mão o lançamento da erva-mate “EXPORT”. Na oportunidade foi possível ver também todo o processo de produção da erva-mate, desde o viveiro, passando pelos ervais até a indústria. Agradecemos muito pela excelente oportunidade de aprendizagem. (27/04/2023)”

 

 

Viveiro de erva-mate VALE NATIVO em Ilópolis

Alunos do curso de Engenharia Florestal da Unipampa, campus São Gabriel, visitaram o viveiro de erva-mate VALE NATIVO em Ilópolis – RS. Este viveiro é parceiro da agroindústria XIMANGO, se destaca no manejo dado ao viveiro e na qualidade das mudas. A visita foi acompanhada pelo técnico da Emater Cleber Schuster e pelo colaborador da Ximango Fabinho Zerbielli. Durante a visita, o proprietário do viveiro Sr. Josimar Zatt apresentou as principais técnicas utilizadas no manejo do viveiro. Foi uma excelente aula prática (27/04/2023).

 

Oliveiras

Nessa semana iniciamos um experimento com mudas de oliveira (Olea europaea L.) com diferentes tratamentos hídricos e fertilizadas ou não com selênio. A partir disso, avaliaremos as condições de estresse oxidativo das plantas através de análises bioquímicas.

O selênio é um microelemento considerado benéfico para plantas e está relacionado com o aumento da tolerância a restrição hídrica, aliviando os efeitos do estresse oxidativo. Os estudos utilizando selênio em oliveiras em condições de seca e alagamento do solo são escassos, principalmente nas condições edafoclimáticas do sul do Brasil.

https://www.instagram.com/reel/CltZRlwAtH3/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MmJiY2I4NDBkZg==

Projeto Gases de Efeito Estufa

Primeiras coletas de Gases de Efeito Estufa 🌽✨️ 💚.

Após a semeadura do milho e instalação das bases, tanto para coleta de efeito estufa assim como as de volatização de amônia nessa semana foram realizadas às primeiras coletas de gases de efeito estufa, pelo grupo @labsefunipampa, onde vão ser avaliados o fluxo de N2O do solo sob diferentes adubos nitrogenados.

https://www.instagram.com/p/ClexRCqPdoU/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MmJiY2I4NDBkZg==