Discentes de graduação e pós-graduação em Serviço Social marcam presença no 19° EGAS

Estudantes da graduação e da pós-graduação em Serviço Social participaram em Porto Alegre nos dias 14 e 15 de maio do Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais (EGAS), importante espaço de debate, formação e fortalecimento da categoria profissional no Rio Grande do Sul. O evento reuniu profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes para refletir sobre os desafios contemporâneos do Serviço Social e as estratégias de defesa dos direitos sociais.

A participação dos discentes representou uma oportunidade significativa de aproximação com as discussões que atravessam o exercício profissional, possibilitando o intercâmbio de experiências, conhecimentos e pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico. Além disso, o encontro contribuiu para o fortalecimento da formação crítica e comprometida com os princípios ético-políticos da profissão.

Durante o evento, os estudantes acompanharam mesas de debate, palestras e atividades formativas que abordaram temas relacionados às políticas públicas, à proteção social, aos direitos humanos, ao trabalho profissional e aos desafios enfrentados pela população brasileira diante das desigualdades sociais.

A presença dos discentes da graduação e da pós-graduação reafirma a importância da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, bem como o compromisso da formação em Serviço Social com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária. A participação no EGAS fortalece o protagonismo estudantil e amplia os espaços de diálogo e qualificação profissional, contribuindo para a formação de assistentes sociais cada vez mais preparados para atuar na defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Professore Monique Damascena integra a nova gestão do CRESS-RS para o triênio 2026–2029

O Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) parabeniza a professore Monique Damascena, docente do Campus São Borja, por sua participação na gestão do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul (CRESS-RS) para o triênio 2026–2029.

A nova gestão, intitulada “CRESS Forte, Categoria Forte: raízes que sustentam a luta!”, iniciou suas atividades em 15 de maio de 2026. A docente passa a compor essa gestão atuando como VI conselheire suplente. A participação na nova diretoria representa o reconhecimento de sua trajetória profissional, acadêmica e política, marcada pelo compromisso com a defesa do Projeto Ético-Político do Serviço Social, da formação profissional de qualidade e da valorização da categoria.

Ao longo de sua trajetória, Monique Damascena tem se destacado pela atuação em entidades representativas da profissão, tendo integrado a direção regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e, atualmente, exercendo o cargo de tesoureire do Sindicato dos Docentes da Unipampa (SESUNIPAMPA).

A presença da professore na gestão do CRESS-RS fortalece a representatividade da Unipampa nos espaços de construção e defesa das políticas profissionais do Serviço Social, reafirmando o compromisso da instituição com a formação crítica, a defesa dos direitos sociais e o fortalecimento das entidades da categoria.

O Curso de Serviço Social da Unipampa deseja uma gestão profícua e comprometida com o fortalecimento da profissão e com a defesa intransigente dos direitos da população e das(os) assistentes sociais.