Serviço Social | Campus São Borja

Chamada para Pós-Graduação em Serviço Social! 🎓✨

🎓

📚 Edital de seleção para o Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Proteção Social (PPG/SSPS) está publicado!

🏛️ Local: Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja-RS.
📝 Edital nº: 157/2024
🔗 Acesse o Edital completo: [Link](https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/visualizarProcessoSeletivo/14578)
🗓️ Período de Inscrições: 29/04/2024 a 20/05/2024
🖥️ Inscrições: [Link](https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/)
🌟 Vagas: 16 vagas disponíveis, incluindo oportunidades para candidatos técnicos-administrativos, negros, indígenas, pessoas com deficiência e profissionais graduados em Serviço Social e áreas afins.

🔍 Saiba mais sobre os cursos de graduação aceitos: [Link](https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao#areas)

🔗 Site do PPG/SSPS: [Link](https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/mestradoservicosocialeprotecaosocial/)

E-book “Producción de conocimiento en el servicio social/trabajo social: especialidades en el Mercosur”.

URL do e-book Repositório Institucional- Unipampa:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8798

O e-book – financiado com recursos públicos via Edital da Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais /DAIINTER/Unipampa – reúne estudos desenvolvidos por vinte e um (21) pesquisadores(as) que possuem vínculo em Instituições de Ensino Superior- IES localizadas nos países que integram o bloco econômico Mercado Comum do Sul – Mercosul. Contempla produções oriundas da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai – além de incluir o México – que versam sobre temáticas inerentes ao Serviço Social e áreas afins.

Os textos apresentados constituem o esforço de pesquisadores envolvidos na produção de conhecimento técnico-científico. Os estudos abrangem resultados de pesquisas teórico-práticas que contemplam as seguintes linhas temáticas: a) Ética, formação e trabalho profissional do/a assistente social; b) Estado, trabalho, questão social e políticas de proteção social. Trata-se de produções que proporcionam visibilidade às particularidades do Serviço Social e da realidade econômica, política e social de cada país, o que poderá gerar novos estudos a respeito dessa região.

Organizadoras:

Profa. Dra. Rosilaine Coradini Guilherme;
Profa. Dra. Solange Emilene Berwig;
Profa. Dra. Jaina Raqueli Pedersen
Profa. Dra. Elisângela Maia Pessôa

Foi homologado pela portaria nº 21/2017, publica hoje, dia 15 de dezembro de 2023, o mestrado acadêmico em Serviço Social e Proteção Social no Campus São Borja. O programa já havia sido aprovado pelo CAPES, mas aguardava a homologação pelo Conselho Nacional da Educação.

O lançamento do edital, que está no aguardo das orientações da Pró-reitoria da Unipampa, tem previsão para o início de 2024, concedendo 16 vagas para aqueles que tiverem interesse. As etapas serão prova escrita, avaliação do currículo Lattes e projeto de pesquisa.

Para a coordenadora do programa, a prof. Drª Rosilaine Coradini Guilherme, o Mestrado em Serviço Social e Proteção Social consolida a trajetória do curso de graduação em Serviço Social da Unipampa, que foi o primeiro curso do Estado à ofertar a graduação em Universidade Pública na área de Serviço Social. Além disso, o Mestrado contribuirá com a formação e qualificação de novos Mestres que poderão atuar tanto na docência, como qualificar o exercício profissional em diversas áreas.

Oficina Nacional da ABEPSS

Professora do curso de Serviço Social Monique Damascena, que é vice-presidente da ABEPSS Sul , participou da Oficina Nacional da ABEPSS. A oficina foi realizado nos dia 27 a 29 de outubro de 2023, em Recife-PE. Na ocasião mediou a Reunião amplida do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social.

Professores do curso de Serviço Social lançam livros na 36ª Feira do Livro de São Borja.

No dia 24 de novembro foram lançadas as obras produzidas pelos curso e pelas especializações ofertadas pelo curso de Serviço Social.
Duas obras coletivas foram lançadas:
Interdisciplinariedade e violência: contribuições acadêmicas para a intervenção;
Temas sem Fronteiras: apreensão crítica e proteção social na América Latina;
Ainda, foi lançado no evento o periódico vinculado ao curso – Brazilian Journal of Research in Applied Social Sciences.

Conversatorio magistral: Trabajo Social Crítico Latinoamericano

Professora do curso de Serviço Social participou de atividade internacional a convite da Universidad Autónoma del Estado de México e Posdoctorado en Trabajo Social em diálogo com o tema “Trabajo Social crítico latinoamericano”. Na oportunidade da atividade os pesquisadores convidados – Dr.ª Solange Berwig (Universidade Federal do Pampa), Dr. Leonel Del Prado (Universidad de le Republica de Uruguay) e Dr. Victor Rodrigo Yañez (Universidad Autónoma de Chile) apresentaram respostas a 4 questões sobre a apreensão da profissão e seus fundamentos na relação com à profissão na América Latina.

Curso de Serviço Social participa no 15º SIEPE.

Professores e estudantes do curso de Serviço Social da Unipampa estiveram esta semana no 15º SIEPE – Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. A prof.ª Dr.ª Rosilaine Coradini Guilherme e o prof. Dr. Roberto Barboza Castanho estiveram em Caçapava do Sul acompanhando as atividades e avaliando os trabalhos. Um grupo de estudantes também esteve no evento participando como ouvintes, e apresentado trabalhos de pesquisa e extensão. Parabenizamos todos/as/es envolvidos/as/es neste importante evento acadêmico e pelos trabalhos aprovados e apesentados pelo curso.

Trabalho Extensão Universitária

A turma do segundo semestre do curso de serviço social do componente curricular Extensão Universitária desenvolveu de setembro até o dia 25 desse mês o trabalho sobre a conscientização e informações sobre o uso da ciclovia e utilização dos equipamentos de segurança por os condutores de bicicleta e alunos de escolas. No presente houve trabalho de panfletagem nas praças e saída de alguns colégios.

Atividades de incentivo ao ciclismo e conscientização das leis de trânsito relacionadas aos ciclistas

Durante os meses de setembro, outubro e novembro, foi realizado por alunas da Unipampa, do curso de Serviço Social, na disciplina de extensão universitária e cidadania II, atividades de incentivo ao ciclismo e conscientização das leis de trânsito relacionadas aos ciclistas. Foi realizado atividades de conscientização de forma lúdica na Escola Estadual de Ensino Fundamental Tusnelda Lima Barbosa, com a turma do 5º ano. Foi elaborado também atividades no Parque General Vargas (parcão), com a distribuição de flyers de incentivo ao ciclismo e dicas de segurança. Além do desenvolvimento de uma conta no Instagram denominada “Ciclismo_seguro“ com o intuito de divulgar e alcançar um maior número de pessoas.