Área de avaliação na Capes: Ciência Política e Relações Internacionais
Área de concentração: Elaboração, Implementação e avaliação de Políticas Públicas para o Desenvolvimento regional em áreas de fronteira.
Linha 1: Análise de Programas, Projetos e Políticas Governamentais
O objetivo dessa linha é promover análises ou avaliações de políticas públicas tendo como foco os princípios da gestão pública empreendedora e as recentes transformações nas relações entre Estado e sociedade civil. Isto significa identificar como esses processos afetam a construção e/ou execução das políticas públicas.
Linha 2: Configurações Institucionais e Dinâmicas Sociais em áreas de Fronteira
Esta linha de pesquisa instiga realizar estudos, investigações e discussões sobre como as políticas públicas em áreas de fronteira necessitam de uma melhor compreensão das escalas de poder que estão relacionadas às múltiplas institucionalidades que participam das arenas decisórias e de planejamento público, que envolvem políticas setoriais, locais, regionais e nacionais. Outra área de pesquisa inserida nesta linha buscará refletir sobre as realidades sociais fronteiriças que objetivam trazer a tona qual a importância da compreensão do cenário regional para o processo de planejamento e gestão de políticas públicas.