Formação será em Políticas Públicas
Por Emanuelle Tronco Bueno
Nesta semana, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) obteve a aprovação, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), do primeiro doutorado profissional da Instituição. A partir de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), Campus São Borja, terá mestrado e doutorado profissionais. O mestrado profissional está completando nove anos desde o início das atividades e, neste período, já formou cerca de 80 mestres. O lançamento do edital para formar a primeira turma de doutores ocorrerá após a homologação do parecer da Capes pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
As aprovações são resultado da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN 2023) realizada pela Capes, que considera critérios relacionados ao contexto de oferta, além das questões de infraestrutura, quadro de professores e outros fatores que envolvem a comprovação da competência e qualificação acadêmica para oferta do curso. Na atual edição da APCN, além do curso já aprovado, a Unipampa possui solicitação para abertura de outros oito cursos de mestrado e doutorado. A expectativa é de que esses novos cursos sejam avaliados ainda ao longo do segundo semestre de 2024, conforme calendário das reuniões mensais do órgão federal.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unipampa, Fábio Leivas, o doutorado profissional em Políticas Públicas “foi aprovado pelo Conselho Técnico Científico Superior (CTCS) da Capes e teve o parecer de recomendação aprovado, que é a etapa mais difícil de todas, pois passou pela avaliação da área específica e, após, foi recomendado pelo CTCS”. Na reflexão do pró-reitor, a aprovação deste curso é um “marco institucional, porque é o primeiro doutorado na modalidade profissional da Unipampa. Além de ser uma modalidade recente, pois existem poucos doutorados profissionais aprovados no Brasil, a vertente profissional traz uma integração importante entre a universidade e o mercado de trabalho”, pontua.
No mesmo sentido, o coordenador do PPGPP, Muriel Pinto, ressalta o fato do doutorado ser um dos primeiros do Brasil na linha profissional, “pois somente após a nova política de pós-graduação, que entrou em vigor este ano, que a Capes passou a aprovar um maior número de cursos. Com o da Unipampa, outros três programas foram contemplados com doutorados profissionais em outras áreas”. Para o professor, que liderou o processo de formação da proposta, “o curso vai impactar diretamente não só a metade sul do Rio Grande do Sul, mas também outras regiões, porque é o primeiro doutorado profissional em Políticas Públicas do estado e um dos primeiros programas do Brasil, especialmente porque na região de São Borja ainda não havia doutorado em universidades públicas”.
O reitor da Unipampa, Edward Pessano, também exalta que “esta conquista é um marco comemorativo para a Unipampa”. O reitor reflete que o curso de doutorado profissional é resultado de “um trabalho coletivo das gestões anteriores, da gestão atual e dos professores do Campus São Borja, cujo empenho denota a qualidade do processo formativo que já vem sendo desenvolvido em nível de mestrado e que, agora, inaugura o primeiro doutorado profissional da Instituição”. Enalteceu também que se trata de uma iniciativa para “fortalecer a cooperação e contribuir com o cumprimento da missão institucional, que é a qualificação profissional na região”.
Processo de submissão da proposta do curso
Segundo o professor, a proposta do doutorado iniciou em 2023 com a constituição de um grupo de trabalho que englobou professores, servidores, alunos e ex-alunos, bem como um apoio direto da comunidade externa: “Recebemos mais de 15 cartas de apoio, incluindo prefeituras municipais, câmara de vereadores e universidades públicas do Brasil e da Argentina”. O professor explica que foi montado um grande seminário com esses representantes e, através do diálogo aberto e democrático, surgiu a proposta do doutorado.
O que é o doutorado profissional?
O doutorado profissional, conforme explica o coordenador do curso, Muriel Pinto, é um curso que objetiva a formação de “profissionais qualificados para atuar na área de Políticas Públicas, promovendo a inovação e o desenvolvimento”. Assim, enquanto o curso de doutorado acadêmico está mais voltado para a pesquisa científica, a modalidade profissional centra-se nas temáticas e demandas do mercado de trabalho.
Segundo o professor, o currículo do doutorado “foi cuidadosamente elaborado para atender às demandas atuais do setor, integrando teoria e prática de maneira eficaz e busca de atores, pesquisas e estudos técnicos focados na solução de problemas públicos, tanto locais quanto regionais”.
Mais informações podem ser obtidas com o PPGPP pelo e-mail mppp.unipampa@gmail