Até o ano de 2024 a proposta curricular contempla a formação e a prática profissional, com uma estrutura que envolve componentes curriculares obrigatórias e optativas. Para a obtenção do grau de Mestre Profissional em Engenharia Mineral, em uma das 3 linhas de pesquisa do Programa, todo discente deverá:
- obter no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos em componentes curriculares, sendo 12 em componentes obrigatórias e 12 em componentes optativas;
- ser aprovado em exame de proficiência de língua inglesa;
- ter publicado (ou recebido formalmente o aceite para publicação) de pelo menos 1 (um) trabalho técnico em evento científico;
- ter aprovada por uma banca examinadora sua dissertação;
- ter encaminhado a versão final da dissertação para homologação com a concordância do orientador.
A dissertação de mestrado deve evidenciar a amplitude e profundidade dos conhecimentos do discente, devendo ser baseada em trabalho de pesquisa e revelar domínio do tema e metodologia científica adequada, podendo ser apresentada de duas formas:
A partir do ano de 2025, com o novo Regimento do PPGEM em vigor, a proposta curricular contempla a formação e a prática profissional, com uma estrutura que envolve componentes curriculares organizadas nas duas linhas de pesquisa do Programa. Para a obtenção do grau de Mestre Profissional em Engenharia Mineral, todo discente deverá:
I. obter no mínimo 18 (dezoito) créditos, com exceção daqueles obtidos nas disciplinas “Em Elaboração de Dissertação”, sendo pelo menos 12 (doze) desses, em disciplinas do grupo de sua linha de pesquisa;
II. ser aprovado na disciplina de Seminários até o terceiro trimestre letivo;
III. ter publicado, ou recebido formalmente o aceite para publicação, de pelo menos 1 (um) artigo científico em periódico, ou ter feito o pedido de registro de patente de um produto, sempre com a coautoria do professor orientador; IV. ter encaminhado a versão final do trabalho de conclusão para homologação com a concordância do orientador.
V. Será exigida aprovação em proficiência em língua inglesa para os alunos cuja língua nativa seja português ou espanhol. Alunos de língua nativa inglesa deverão encaminhar solicitação à Coordenação do Programa para proficiência em outra língua estrangeira que não o inglês.
Estrutura Curricular para ingressos até o ano de 2024
Cada discente deverá cursar no mínimo 12 créditos de componentes curriculares obrigatórias e 12 créditos de componentes curriculares optativas, mas o acadêmico terá flexibilidade de selecionar as componentes e organizar a sequência que seguirá, de acordo com a oferta em cada semestre e a previsão de conclusão do curso em 24 meses.
Acesse o Ementário_PPGEM_2023 (1) com as componentes obrigatórias e optativas.
Estrutura Curricular para ingressos a partir de de 2025
Obter no mínimo 18 (dezoito) créditos, com exceção daqueles obtidos nas disciplinas “Em Elaboração de Dissertação”, sendo pelo menos 12 (doze) desses, em disciplinas do grupo da linha de pesquisa da sua dissertação;
Acesse o Ementario_PPGEM 2025 com as componentes curriculares classificadas por linha de pesquisa.