Laboratórios | Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas

Laboratórios

O PPGMCF conta com a infraestrutura dos laboratórios presentes no Campus Uruguaiana da UNIPAMPA, sendo utilizados por todos os docentes e alunos vinculados ao PPG.

Atualmente, encontram-se em atividade os seguintes laboratórios, cuja infraestrutura serve de apoio para as atividades do PPGMCF/UNIPAMPA:

Laboratório de Microscopia e Histologia

 Infraestrutura: 01 Micrótomo, 25 microscópios binocular, 1 microscópio binocular com saída de vídeo acoplado a monitores, estufas, agitador magnético, deionizador, balança de precisão eletrônica, bancadas com pias e bancos, ventiladores, microcomputador com impressora ligado a rede de Internet, armários suspensos para a vidraria, balcões, mesas e laminário de diferentes tecidos. As atividades de pesquisa estão associadas às áreas de Morfologia, Histologia e Embriologia. Preparo de lâminas para estudos histológicos em tecidos animais e vegetais.

Área Física: 40 m2

Laboratório de Estresse, Memória e Comportamento Animal

Infraestrutura: o laboratório conta com aparelhos para testes comportamentais de memória, aprendizado, ansiedade entre outros. Destacam-se os seguintes aparelhos de testes comportamentais: 02 Campos Abertos (Open Field), 01 Labirinto em Cruz Elevado com sensores infra-vermelhos, 02 aparatos de Reconhecimento de Objetos, 03 Esquivas Inibitórias, 01 aparato de Preferência Condicionada de Lugar, 01 RotaRod, 01 Analgesímetro Tail Flick, 01 Analgésimeto VonFrey, 01 Analgesímentro HotPlate. Neste laboratório serão desenvolvidos projetos com foco no estudo da memória e outros processos cognitivos através de tarefas que envolvem procedimentos comportamentais e farmacológicos, procurando investigar os processos neurofisiológicos envolvidos nesta condição e os efeitos de intervenções, bem como de agentes naturais, sobre estes aspectos. Os projetos em desenvolvimento têm parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Hospital de Clínicas de Porto Alegre), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Centro de Memória) e Katholieke Universitie Leuven (Bélgica; Laboratory of Biological Psychology).

Área Física: 45 m2

LabComp

Fotos do Laboratório de Estresse, Memória e Comportamento.

Laboratório de Fisiologia Cardiovascular

Infraestrutura: 01 plestimógrafo de cauda, 01 estereomicroscópio, 01 bomba de infusão, 01 unidade de microinjeção, 01 meio de montagem com DAPI, 01 capela de exaustão de gases, 06 cilindro para gás carbogênio 10m3, 01 agitador magnético com aquecimento, 03 homogeneizadores para pequenos volumes, 01 pHmetro de bancada, 01 centrifuga refrigerada, 01 microcentrifuga para eppendorf, 01 estufa de secagem e esterilização, 01 desumidificador de ar, 01 bomba peristáltica, 04 microcomputadores, 01 Sistema de Eletroforese (Biorad) completo; 01 fotodocumentador;  01 Sistema de aquisição e análise de dados para Aorta/banho de tecidos – 8 canais; amplificador, transdutor de força; 01 Sistema de aquisição e análise de dados para Papilar/ banho de tecidos – 4 canais; amplificador e transdutor de força; 01 Sistema de aquisição e análise de dados para hemodinâmica completo (amplificador, transdutor de pressão); 04 banhos de circulação externa; 02 miógrafos de tensão – Mulvany. Nesse laboratório estudaremos os efeitos fisiológicos de diversos agentes naturais provenientes de extratos brutos e de frações isoladas de plantas medicinais utilizadas localmente pela população. Os projetos em desenvolvimento têm parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de São Paulo e Universidade Autónoma de Madrid, Universidade Rey Juan Carlos – Espanha.

Área física: 60m²

LabCardio

Fotos do Laboratório de Fisiologia Cardiovascular.

Laboratório de Neuroquímica

Infraestrutura: o laboratório conta com aparelhos para experimentos bioquímicos e neurocirurgias em animais de pequeno porte (ratos e camundongos). Destacam-se os seguintes equipamentos: 01 equipamento de anestesia inalatório, 01 purificador de água Milli-Q, 01 banho seco, 03 bombas de infusão, 03 brocas cirúrgicas, 01 centrífuga, 01 centrífuga refrigerada, 01 Sistema Completo para Western Blot Biorad (cubas de corrida e transferência + fonte), 01 espectofotômetro, 05 estereotáxicos, 01 estimulador elétrico, 01 estufa, 02 homogenizadores de tecidos, 03 mesas cirúrgicas aquecidas, 01 pHgâmetro, 01 vórtex, 01 autoclave, 02 microscópios, entre outros. Neste laboratório serão desenvolvidos projetos com foco no estudo dos mecanismos neurofisiológicos da memória e outros processos cognitivos. Os projetos em desenvolvimento têm parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Hospital de Clínicas de Porto Alegre), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Centro de Memória) e Katholieke Universitie Leuven (Bélgica; Laboratory of Biological Psychology).

Área Física: 60 m2

neuroqui

Fotos do Laboratório de Neuroquímica.

Laboratório de Fisiologia do Exercício

Infraestrutura: 2 bicicletas estacionárias, 1 esteira ergométrica, frequencímetros cardíaco e mobília para apoio. O Laboratório está em formação, sendo local de avaliações físicas para projetos com seres humanos envolvidos com fisiologia do exercício.

Área Física: 32 m2

Laboratório de Neuromecânica

Infraestrutura: 01 sistema de análise de movimento em três dimensões para avaliação da locomoção humana normal e patológica, 02 sistemas de baropodometria computadorizada estática e dinâmica, 02 plataformas de força para avaliação da estabilidade corporal estática e dinâmica, 01 sistema de monitoramento da atividade elétrica muscular, 01 sistema de termografia, 02 computadores para aquisição e processamento de dados, mobília para apoio aos estudantes. Nesse laboratório são desenvolvidos projetos de pesquisa com foco na mobilidade humana e fatores intervenientes considerando experimentos envolvendo neurociência comportamental e biomecânica. Os projetos em desenvolvimento têm parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria, University of Calgary (Canadá), Long Island University (EUA) e Katholieke Universitie Leuven (Bélgica) e University of Sydney (Autrália)

Área Física: 110 m2

neuromec

Fotos do Laboratório de Neuromecânica.

Laboratórios de informática

Além do Laboratório de Informática de uso comum a todos os acadêmicos da Universidade, que possui 32 computadores, 09 caixas de som, 06 projetores multimídia, 01 impressora com scanner e copiadora, 02 netbooks e 03 notebooks, também contamos com um laboratório (24 m2) que tem por objetivo servir de suporte ao desenvolvimento do trabalho acadêmico e científico dos alunos de Pós-Graduação do campus Uruguaiana, no qual contamos com: 01 Servidor de rede rodando sistema operacional Windows 7, 20 Microcomputadores, 01 Impressora laser em rede, 02 Scanners.

Biblioteca

O Sistema de Bibliotecas da UNIPAMPA (http://sites.unipampa.edu.br/sisbi/) conta com uma base de dados On-Line de artigos dos periódicos Bireme, Scielo, Web Of Science, Portal CAPES, entre outras. Além disso, devido ao caráter multicampi da UNIPAMPA, os discentes poderão fazer uso do acervo de todos os outros campi desta Universidade. Também, as Bibliotecas da UNIPAMPA participam de programas especiais de comutação bibliográfica tais como COMUT, EMBRAPA e BIREME. Esses programas visam localizar e obter em outras bibliotecas do País e exterior, o material bibliográfico não existente na Biblioteca institucional.    Atualmente a biblioteca do Campus Uruguaiana dispõe de uma área física de 97m2, e um total de 24.226 livros e 774 CD-ROMs. Além disso, as bibliotecas da UNIPAMPA possuem computadores ligados à rede internacional (internet), nos quais os alunos poderão fazer buscas nas bases de dados online disponíveis. Finalmente, cabe ressaltar que existem espaços destinados à sala de estudos para os estudantes de pós-graduação.

Biotério

Infraestrutura: Atualmente, o Biotério conta com 10 Gabinetes de Biotério, cada um com capacidade para 24 gaiolas de ratos ou 36 gaiolas de camundongos, distribuídos em 4 salas da manutenção de animais, sendo duas dedicadas à manutenção de ratos, uma à manutenção de camundongos e uma para animais transgênicos. Possui sala isolada de higienização (para limpeza das gaiolas e manipulação dos animais), sala de quarentena, sala de depósito, sala de procedimentos e eutanásia. Todos os ambientes são climatizados, contendo ar-condicionado e sistema de exaustão de gases, timer, controlador de umidade e temperatura. O Biotério possui gaiolas, grades, bicos, mamadeiras. Contamos com um médico veterinário da Instituição como responsável técnico, atendendo a legislação vigente. O Biotério do Campus Uruguaiana tem como finalidade manter modelos biológicos de alta qualidade, atendendo à comunidade universitária nos âmbitos de ensino e pesquisa.

Área Física: 100,50 m2