PPGMCF é contemplado com 2 bolsas de Mestrado no Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) da Capes

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppi), foi contemplada com 50 vagas no Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foram aprovadas 34 vagas para mestrado e 16 vagas para doutorado, distribuídas em 12 programas de pós-graduação.

O PPGMCF tem 2 vagas para mestrado, uma para a orientação pelo prof. Dr. Felipe P Carpes e a outra para orientação pela profa. Dra. Pâmela Mello-Carpes.

As inscrições vão até o dia 29 de setembro, conforme o Edital CAPES nº 12/2025, que regulamenta o processo seletivo, e podem ser feitas neste link.

O PEC-PG tem como objetivo conceder bolsas de estudos a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos de cooperação educacional, cultural ou científico-tecnológica, promovendo o intercâmbio internacional e fortalecendo a atuação da pós-graduação brasileira no cenário global.

A Unipampa reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso com a cooperação internacional e a promoção do ensino superior de qualidade, colaborando para a formação de pesquisadores de diferentes países e ampliando o alcance de sua atuação acadêmica.

Dúvidas sobre o processo podem ser encaminhadas para o e-mail proppi@unipampa.edu.br.