5. Publicações | Pedagogia

5. Publicações

LIVROS

BILIBIO, Carolina, HENSEL, Oliver, SELBACH, Jeferson Francisco Selbach (ORG). Sustainable water management in the tropics and subtropics – and case studies in Brazil. Jaguarão/RS: Fundação Universidade Federal do Pampa, UNIKASSEL – PGCUlt-UFMA,  2011, 1.358 p. (ISBN 978-85-63337-20-7)

UBERTI, Luciane. Escola cidadã: dos perigos da sujeição à verdade. Jaguarão/RS: Fundação Universidade Federal do Pampa, 2011, 292p. (ISBN 978-85-63337-15-3)

SILVA, Adriana Fraga da. “Meu avô era tropeiro!”: identidade, patrimônio e materialidades na construção da Terra do Tropeirismo – Bom Jesus (RS). Jaguarão/RS: Fundação Universidade Federal do Pampa, 2011. 226p. (ISBN 978-85-63337-04-7)

FRAGA, Hilda Jaqueline de. Educador Social de rua: labirintos dos (res)sentimentos do visível e invisível da cidade de Porto Alegre. Jaguarão/RS: Fundação Universidade Federal do Pampa, 2011. 178p. (ISBN 978-85-63337-12-2)

SILVA, Adriana Fraga da. Estratégias materiais e espacialidade: uma Arqueologia da Paisagem do Tropeirismo nos Campos de Cima da Serra (RS). Jaguarão/RS: Fundação Universidade Federal do Pampa, 2010. 194p. (ISBN 978-85-63337-03-0)

SELAU, Bento. Inclusão na sala de aula. 2 ed. São Luis/MA: Edufma, 2010. 130p. (ISBN 978-85-7862-108-7)

SELAU, Bento; HAMMES, Lúcio Jorge. Educação Inclusiva e Educação para a Paz: relações possíveis. São Luis/MA: EDUFMA, 2009, 112p. il. (ISBN 978-85-7862-096-7)

SELBACH, Paula Trindade da Silva. Desafios da prática pedagógica universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do Curso de Enfermagem. São Luis/MA: EDUFMA, 2009, 112p.il. (ISBN 978-85-7862-041-7)

ALCANTARA JR, José O.; SELBACH, Jeferson Francisco (orgs). Mobilidade Urbana em São Luis. São Luis/MA: EDUFMA, 2009, 116p. il. (ISBN 978-85-7862-057-8)

SELBACH, Jeferson Francisco. LEITE, José Roberto de Souza de Almeida (orgs.). Meio ambiente no Baixo Parnaíba: olhos no mundo, pés na região. Parnaíba/PI: Instituto Biodiversidade do Delta – IBD; São Luis/MA: EDUFMA, 2008, 227p. il. (ISBN 978-85-7832-000-4)

CAPÍTULOS DE LIVROS

SCHWARTZ, Suzana. Aprendizagem: questão de ritmo? In: ABRAHAO, Maria Helena M.B. (org.) Professores e alunos: aprendizagens emcomunidades de prática educativa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008

SCHWARTZ, Suzana. Receita para ensinar, aprender a ler e a escrever. In: ABRAHAO, Maria Helena M.B. (org.) Professores e alunos: aprendizagens emcomunidades de prática educativa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008

ARTIGOS EM PERIÓDICOS

PINHO, Patricia M; MADRUGA, Criziane. Formação continuada para alfabetizadoras: Um espaço de múltiplos discursos  – Revista Extensão. Vol. 2, n. 1 (junho. 2012) – .- Cruz das Almas, BA:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Pró-Reitoria de Extensão, 2012 – Semestral -ISSN: 2236-6784, p. 101 – 118 – http://www.ufrb.edu.br/revistaextensao/index.php/edicao-atual

PINHO, Patrícia Moura. Os discursos sobre o ensino de Língua Portuguesa: trajetórias e marcas nos PCNs e planos de estudos. Leitura: Teoria & Prática 48: 40-47, junho 2007

SELBACH, Jeferson Francisco. Espaço urbano central elitista de Cachoeira do Sul (RS): a invasão dos outsiders nos anos 1930-1940. História Unisinos 14(2): 177-187, Maio/Agosto 2010

SCHWARTZ, Suzana. FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. O óbvio na relação pedagógica. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 339-345, set./dez. 2009

SCHWARTZ, Suzana. Motivos para aprender a ler e a escrever. Ciências e Letras, Porto Alegre, n.40, p.112-123, jul./dez. 2006

ARTIGOS EM ANAIS

SCHWARTZ, Suzana; NOGUEIRA, Carmen R. D. EM BUSCA DA AULA IDEAL NO ENSINO SUPERIOR: “É QUE HÁ DISTÂNCIA ENTRE INTENÇÃO E GESTO! V Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Sao Cristovão, Sergipe, setembro 2011. ISBN – 1982-3657.  

ACOSTA, Isabel Cristina M. D.; VIEIRA, Maurício Aires.  O jogo na construção do conhecimento lógico-matemático. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Laranjeiras/SE, 2010

OLIVEIRA, Everton Fêrrêr de; BASTOS, Fábio da Purificação de; MALLMANN, Elena Maria; ABEG, Ilse. Formação Educacional Mediada por Computador: o ambiente hiper midiático MOODLE no desenvolvimento  e aprendizagem da colaboração escolar. 4º Congresso Nacional de Ambientes  Hipermidias para Aprendizagem (CONAHPA). Florianópolis/SC, 2009

OLIVEIRA, Everton Fêrrêr de; KLEY, André. ARAUJO, Patricia de Jesus, KLEY, Patrícia Padial. A formação continuada de professores/as da EJA: moodle como recursos potenciais para ensino, pesquisa e extensão. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Laranjeiras/SE, 2010

PINHO, Patrícia Moura; LÓPEZ BELLO, Samuel Edmundo. Práticas matemáticas escolares como atividades regradas: modos de significar e se conduzir. Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011

PINHO, Patrícia Moura. Numeramentalização: uma analítica sobre os números, as suas relações e os seus registros na contemporaneidade. Anais do  II CNEM/ IX EREM, 2011

PINHO, Patrícia Moura. Matemática e práticas sociais: tensionamentos possíveis entre numeralização e numeramento. Anais do 4º SBECE/ 1º SCIECE, 2011

VIEIRA, Maurício Aires. Franjas Educacionais: um estudo acerca das concepçoes docentes em uma rede de conhecimento. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Laranjeiras/SE, 2010