NDE | Pedagogia

NDE

O Núcleo Docente Estruturante é composto pelos seguintes membros:

Presidente: Professora Drª Paula Bianchi

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Realizou estágio de doutorado no exterior na Universitat de Barcelona (2013/2014). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Possui especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Curso de Mestrado Profissional em Educação (UNIPAMPA).

Membro Nato: Professora Drª Marilú Angela Campagner May

Possui graduação em Bacharelado Em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2015), graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Gestão do Turismo, Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensinar e Aprender Geografia, Prática Pedagógica em Geografia, Práticas Profissionais em Gestão de Turismo, Geografia Aplicada ao Turismo, Experiências de Aprendizagem em Espaços Educativos Escolares e Não Escolares, Geografia do Rio Grande do Sul, Geografia de Santa Catarina, Práticas Educativas em Espaços Escolares e Não Escolares, Direito do Trabalho.

Membro NDE: Professor Dr. Clóvis Da Rolt

Docente na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguarão-RS. Possui graduação em Licenciatura Plena em Artes Plásticas (Universidade de Caxias do Sul), Especialização em Ética e Filosofia Política (Universidade de Caxias do Sul), Mestrado em Ciências Sociais (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e Doutorado em Ciências Sociais (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Realizou período de estudos de doutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Granada (Espanha), mediante bolsa do Programa de Formação Permanente da Fundación Carolina e Junta de Andaluzia. Atua no campo das Artes Visuais e da Antropologia com especial interesse nos seguintes temas: história e teoria das artes visuais, arte-educação, antropologia cultural e estudos do imaginário.

Membro NDE: Professora Drª Silvana Maria Aranda

Possui graduação em Pedagogia – séries iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

 

Abaixo encontram-se alguns documentos acerca do NDE

Ofício Circular MEC/INEP/DAES/CONAES n.074/2010

Parecer CONAES n.4/2010 sobre NDE

Resolução CONAES n.1/2010 – NDE