Avaliação do MEC

As representantes do MEC, professoras Elda Silva do Nascimento Melo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Elisabeth dos Santos Tavares (Universidade Metropolitana de Santos), encerraram as atividades de avaliação com uma reunião no dia 9 de agosto, onde participaram o coordenador acadêmico, professor Maurício Vieira, o coordenador do curso, professor Jeferson Selbach, a Pró-Reitora de Graduação, professora Lúcia Vinadé, a coordenadora de Desenvolvimento do Ensino de Graduação, Elena Maria Billig Mello, e a coordenadora administrativa do Campus Jaguarão, Tatiane Oliveira.

A nota do curso deverá ser divulgada em até 45 dias pelo MEC e tem por base o Instrumento de Avaliação de Cursos Superiores de Pedagogia (MEC).

Visita das avaliadoras do MEC

Nos dias 8 e 9 de agosto, as professoras Elda Silva do Nascimento Melo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) (Coordenadora) e Elisabeth dos Santos Tavares (Universidade Metropolitana de Santos) estarão em Jaguarão representando o MEC para avaliar o curso de Pedagogia.

Serão feitas diversas reuniões: no dia 8, às 8 h 30 min com a Reitora, professora Maria Beatriz Luce, às 9 h 30 min com o coordenador do curso, professor Jeferson Selbach, às 16 h com os funcionários, às 17 h com os membros do CPA, às 18 h com os docentes que ministram aulas no curso e às 19 h com os alunos; no dia 9, às 11 h, com os membros do NDE e às 17 h novamente com os dirigentes e o coordenador do curso.

Além disso, serão feitas visitas às instalações, como secretaria acadêmica, sala do coordenador e dos professores, laboratórios de informática, brinquedoteca e de ensino e aprendizagem, auditório, biblioteca, etc.

A avaliação do MEC é um momento oportuno para o curso avaliar todo seu funcionamento, de forma a projetar melhorias futuras.

I Mostra de Práticas de Estágio da Pedagogia

No dia 16 de julho de 2011, ocorreu a I Mostra de Práticas de Estágio em Anos Iniciais do Curso de Pedagogia, organizada pelas professoras Suzana Schwartz (coordenadora), Patrícia Pinho, Paula Selbach e Silvana Gritti. O objetivo desta atividade foi o de divulgar as práticas docentes dos estudantes do 7º semestre, realizadas em escolas municipais e estaduais de Jaguarão e Arroio Grande, em turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A mostra consistiu na exposição de pôsteres sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas, com explicações orais pelos estudantes. Também fez parte desta atividade a exposição das Coletâneas de Atividades elaboradas pelas alunas da disciplina Teorias e Práticas Alfabetizadoras II (5º semestre), ministrada pela professora Patrícia Pinho.

Programas PET e PIBID

Nesta última semana, entre os dias 18 e 22 de julho,  estiveram reunidos os Programas  PET e PIBID no Campus Jaguarão. Os PETs História da África e Pedagogia em reunião de trabalho e planejamento de atividades para o segundo semestre. Os PIBIDs  estavam reunidos para traçar as metas e planejamento inicial de suas atividades. Foi um momento de encontro e participação dos 44 bolsistas e 4 tutores no Campus Jaguarão. Os grupos se reuniram e compartilharam algumas experiências já vivenciadas, assim como algumas atividades que deverão ser compartilhadas e trabalhadas em conjunto. No próximo dia 28 de julho inicia um mini-curso de Planejamento de Eventos, Cerimonial e Protocolo para os alunos do PET-Pedagogia e PIBID-Educação Ambiental e PIBID-Educação Patrimonial, que será ministrado pela professora Danielle Fernandes do Curso de Gestão do Turismo. O PET-História da África estará presente na Bahia, representando a UNIPAMPA. Também para o início do segundo semestre letivo no município de Jaguarão está prevista a participação dos bolsistas do PET e PIBID na Escola Padre Pagliani, que ocorrerá dia 1º de agosto. São tutores do Grupos PET os professores Maurício Aires Vieira e Adelmir Fiabani, e do PIBID as professoras Jane Schumacker e Angela Mara Bento Ribeiro.

PET em Goiania

Os grupos PET da Unipampa estiveram presentes em Goiania durante o período de 12 a 16/07/2011 no XVI ENAPET. O Campus Jaguarão foi a maior representatividade, levando sete alunos e dois tutores. O PET-Pedagogia se fez presente com 5 alunos e participou de várias mesas e GT temáticos. O ENAPET é um encontro que congrega todos os grupos PET do Brasil, que em 2011 reúne quase 10 mil alunos, distribuídos por todo o território nacional. Trata-se de um evento organizado com o intuito de discutir temas relavantes à manutenção e desenvolvimento do programa e também é um espaço para apresentar a produção acadêmica dos grupos no âmbito da tríade ensino/pesquisa/extensão e da educação tutorial. Do PET-Pedagogia estivram presentes o tutor, prof. Maurício Aires Vieira  e os bolsistas: Danieli Dias, Roberta Grunert, Franciele Noda, Jaqueline Ercolani e Igor Galho.

Lançamento PIBID 2011

A professora Dr.ª Jane Pereira convida a toda comunidade acadêmica e externa para o lançamento do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID, 2011, na próxima quarta-feira, dia 20 de julho, às 19 h. Na ocasião, serão apresentados os objetivos do programa. O projeto aprovado e a relação de bolsistas está disponível para consulta no site da Pedagogia. Maiores informações com a coordenadora do projeto, através do e-mail mixjanepereira@yahoo.com.br.

Defesa de TCC

Na quinta-feira, dia 14 de julho, às 17 h, ocorreu a defesa de três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC):

– Inclusão de crianças surdas no primeiro ano das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, Jaguarão/RS, da acadêmica Lilian Vieira Mambrum, orientado pela Prof.ª Dr.ª Jane Pereira;

– Atendimento pedagógico e familiar de aluno com síndrome de Cruzon no segundo ano das séries iniciais do Ensino Fundamental na escola Marechal Castelo Branco, Jaguarão/RS, da acadêmica Francisca Coelho da Luz Rocha, orientada pela Prof.ª Dr.ª Jane Pereira;

– Educação Patrimonial na E.E.E. F Joaquim Caetano da Silva Jaguarão-RS, da acadêmica Alesandra Cristina Passos Neves, orientado pelo Prof. Ms. Alan Dutra de Melo.

CAPEJA divulga lista de selecionados

O curso de Curso de Capacitação em Politicas Publicas Educacionais da EJA (CAPEJA 2011), iniciativa desenvolvida no Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), divulga a lista dos alunos selecionados.

O curso visa colaborar no desenvolvimento educacional das licenciaturas da UNIPAMPA, englobando o conhecimento em Políticas Públicas em Educação e a Educação de Jovens e Adultos, assunto que ainda está ausente em grande parte dos currículos das licenciaturas no Brasil, segundo o professor Éverton Fêrrer, coordenador da Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Território de Fronteira, do Campus Jaguarão.

– Além disso, [o curso] conta com a participação de docentes da rede pública que atuam na modalidade de EJA, o que certamente tornará mais enriquecedor o processo formativo dos cursistas através das vivências mediadas pelo [ambiente virtual de aprendizagem] Moodle – comenta o professor Fêrrer.
As vagas foram ampliadas para atender a um número maior de interessados, e as aulas iniciam no dia 18 de julho de 2011, sendo que as informações de acesso serão enviadas aos selecionados até o dia 16, sexta-feira. Se alguma pessoa participante da seleção não tiver recebido o e-mail com os resultados, deve entrar em contato com a coordenação do CAPEJA pelo endereço eletrônicocapeja2011.unipampa@gmail.com.

Diversidade cultural marca apresentação de trabalhos nos Campus Jaguarão

Nos dias 11 e 18 de junho, os acadêmicos da disciplina “Olhares Antropológicos em Educação” do Curso de Pedagogia da Unipampa – Campus Jaguarão, orientados pelo Prof. Clóvis Da Rolt, apresentaram seus trabalhos de final de semestre.

Os acadêmicos foram divididos em grupos e tinham como tarefa a realização de práticas etnográficas em instituições de sua escolha. Todos os trabalhos foram desenvolvidos numa perspectiva integrativa entre teoria e prática, de modo que os alunos pudessem vivenciar algumas possibilidades de aplicação da ciência antropológica ao cotidiano das instituições estudadas.

Diversidade cultural, etnicidade, papéis sociais, imaginário e interações simbólicas foram alguns dos eixos temáticos a partir dos quais os trabalhos foram desenvolvidos. Dentre as instituições escolhidas para a realização dos trabalhos estão: APAE, Grupo de Terceira Idade “Viver com Alegria”, Lar de Passagem Valentin Piúma, Sociedade Espírita “Fé, Esperança e Caridade”, Escolinha MeíMeí, Testemunhas de Jeová, Alcoólicos Anônimos e Bloco Carnavalesco “Amigos da Aimba”.

Acadêmicos de Pedagogia realizam viagem de estudos

No dia 28/05, os acadêmicos da disciplina de Arte e Educação do curso de Pedagogia da Unipampa (Campus Jaguarão) realizaram uma vigem de estudos a Porto Alegre com o objetivo de visitar algumas instituições culturais.

Como parte do roteiro, foram visitados o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Santander Cultural e a Fundação Iberê Camargo.  Em cada uma das instituições, os acadêmicos puderam entrar em contato com diferentes linguagens artísticas e propostas expositivas. A atividade prática foi de grande relevância para que os acadêmicos pudessem avaliar algumas dinâmicas que caracterizam o campo artístico, especialmente em sua variante sociológica.

O grupo orientado pelo Prof. Clóvis Da Rolt procurou evidenciar, na prática, algumas questões abordadas em sala de aula, especialmente referentes à apreciação estética, à leitura de imagens, às relações entre arte e sociedade e aos programas educativos desenvolvidos pelas instituições visitadas e sua atuação no processo de consagração e legitimação artística.

Reunião sindical

O professor Ms. Everton Fêrrer participa dias 6 e 7 de maio da Reunião do Setor das IFES do ANDES-SN na Sede do ANDES-SN (SCS Q. 2 Ed. Cedro II, Bloco C, 2º andar, Brasília-DF) como Representante Sindical.

Brinquedoteca e Laboratório de Ensino e Aprendizagem

Os professores do curso de Pedagogia do Campus de Jaguarão da Unipampa deram início às atividades da Brinquedoteca e do Laboratório de Ensino e Aprendizagem, dois laboratórios de ensino necessários para avaliação do curso pelo MEC, que deve ocorrer em agosto. Para a Brinquedoteca, foram encaminhados pedidos de aquisição de material com valor total de R$ 65,5 mil, incluindo o pedido de um playground modular completo, ao valor aproximado de R$ 41 mil. Para o Laboratório de Ensino e Aprendizagem, foi solicitada a compra de material ao custo de R$ 24 mil. O espaço disponibilizado inicialmente para os dois laboratórios localiza-se no andar térreo do prédio, na sala 109. A previsão é de que mesmo antes da chegada do material, a sala seja usada pelas disciplinas do curso, para desenvolver as várias atividades lúdicas pelos docentes.

Reunião de curso

O curso de Pedagogia realiza hoje, quarta-feira, das 14 h às 17 h, sua reunião ordinária mensal. Participarão todos os docentes do curso, bem como o representante discente. Entre os itens de pauta, será tratado da visita dos avaliadores do MEC, prevista para agosto.