Objetivos | Medicina Veterinária

Objetivos

O Curso de Medicina Veterinária da UNIPAMPA:

 

Este curso tem por objetivo formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e capacitados técnica e cientificamente para intervirem nas áreas de competência do Médico Veterinário que abrangem: sanidade animal, saúde pública, gestão e administração de recursos e bens, produção animal e de alimentos, biotecnologia, bem estar animal e proteção do meio ambiente. Para isto, os egressos são capacitados a atuar de forma autônoma e em equipes interdisciplinares e multiprofissionais, visando à integralidade das ações. Ainda, objetiva preparar o profissional a atuar respeitando os princípios éticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade

O curso de Medicina Veterinária da UNIPAMPA tem como objetivos específicos a formação do profissional médico veterinário capaz de atuar com base em convicções científicas, respeitando os princípios éticos inerentes ao exercício profissional; de desenvolver e praticar ações de avaliação, identificação e orientação terapêutica de situações relacionadas com a saúde animal. Este profissional deve ter a habilidade de estimular e promover atividades para a prevenção da sanidade animal e da saúde pública de forma individual e coletiva; de desenvolver e estimular a produção animal e de alimentos, sempre respeitando as normas e condições de bem estar animal.

Não obstante, deve conhecer as normas e legislações referentes à área de atuação do Médico Veterinário e ser capaz de emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios técnicos; de aplicar e divulgar o conhecimento técnico para promover e desenvolver a sanidade animal, saúde pública, o bem estar social e ambiental. Deve ter a consciência de que o conhecimento técnico necessita de aprimoramento de forma sistemática e continuada.

Deve estar capacitado a incentivar e realizar produção de conhecimento técnico e científico a partir da aplicação de métodos de investigação; a atuar de forma empreendedora na elaboração, na administração e gerenciamento de recursos humanos e de projetos relacionados ao seu exercício profissional; de modernizar sistemas de produção animal ou agroindustrial e estabelecimentos de sua responsabilidade; a trabalhar de forma multiprofissional e multidisciplinar nos diferentes segmentos do exercício profissional, prezando pelo trabalho em equipe; reconhecer de forma crítica o contexto e as mudanças sociais em nível nacional e internacional. Por fim, e não menos importante, este médico veterinário deve ser elemento moderador e transformador da realidade local e regional, sempre atuando com senso crítico.