Perguntas Frequentes | Medicina Veterinária

Perguntas Frequentes

DÚVIDAS FREQUENTES

ESTRUTURA

A Unipampa é totalmente gratuita?

Sim. A UNIPAMPA é uma universidade pública e de qualidade, com o objetivo de ensino, pesquisa e extensão.

A Unipampa oferece algum auxílio aos acadêmicos, bem como moradia, alimentação ou transporte?

Sim. A UNIPAMPA possui uma Política de Assistência Estudantil e oferece programas de benefícios aos estudantes, como: Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico – PBDA; Programa Bolsas de Permanência – PBP e Programa de Apoio à Instalação Estudantil.

Onde está localizada a sede da Reitoria da Unipampa?

A sede está localizada na cidade de Bagé/RS, na Av. General Osório, nº 900, CEP: 96400-100.

Onde está localizada a Unipampa?

A UNIPAMPA é uma universidade multicampi localizada em dez cidades da metade sul do estado do Rio Grande do Sul: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

Quais os cursos existentes no campus Uruguaiana?

Engenharia em Aquicultura, Ciências da Natureza, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Medicina Veterinária.

Onde está localizado o campus Unipampa/Uruguaiana?

BR 472, Km 585 – Caixa Postal 118 – Uruguaiana, RS – CEP 97501-970 – Fone (55) 3911 – 0200

 

INGRESSO / MATRÍCULAS/ ABONO DE FALTAS

Como faço para ingressar na Unipampa?

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso dos acadêmicos. Através da nota da prova do Enem é possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a uma vaga entre os 63 cursos de graduação da universidade, em qualquer um dos dez campi. Assim, após a divulgação do resultado da prova do Enem do ano vigente, os interessados em ingressar na UNIPAMPA poderão se inscrever no Sisu.

Há outras formas de ingressar na Unipampa?

Sim. A UNIPAMPA possui o Processo Seletivo Complementar, que inclui as modalidades de Reingresso, Transferência Voluntária ou Portador de Diploma.

Onde constam todas as datas importantes da Unipampa?

A Unipampa disponibiliza para todos os alunos o calendário acadêmico, do qual se trata de um documento oficial proposto pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e homologado pelo Conselho Universitário (Consuni). Além de trazer informações como as datas de início e encerramento de semestre, traz também outras datas importantes como período de matrículas, de solicitação de trancamento, de mobilidade, do período letivo especial, bem como, dos processos seletivos específicos.

Quantas vagas são ofertadas para o curso de Medicina Veterinária?

São ofertadas anualmente 80 vagas, distribuídas em dois semestres, pelo sistema SISU.

Onde constam informações relevantes do curso, bem como o Projeto Pedagógico do curso de Medicina Veterinária?

Essas e outras informações poderão ser observadas no site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/medicinaveterinaria/.

Como faço a matrícula nas disciplinas?

A matrícula (exceto ingressantes) deverá ser realizada no sistema GURI, conforme os prazos estabelecidos no calendário acadêmico. Após o período de matrícula web, caso não esteja conforme com o resultado, é possível fazer um ajuste web, também realizado no sistema GURI.

Posso efetuar a matrícula de duas disciplinas no mesmo horário?

Não. O sistema não permite que sejam realizadas matrículas no mesmo momento, apresentando então choque de horário, mesmo que se trate de disciplinas práticas ou teóricas, ou até mesmo de forma remota e gravadas como estão ocorrendo atualmente.

O que são as ACG?

São atividades desenvolvidas pelo discente, no âmbito de sua formação acadêmica, com o objetivo de atender ao perfil do egresso da UNIPAMPA e do respectivo curso de graduação, bem como à legislação pertinente. Se classificam entre quatro grupos, sendo estes: atividades de ensino, atividades de pesquisa, atividades de extensão, e atividades culturais e artísticas, sociais e de gestão. O aluno deverá cumprir 225 horas, com um mínimo de 10% em cada um dos grupos, conforme o PPC do curso.

O que são as CCCGs?

São componentes curriculares complementares de graduação, de livre escolha do acadêmico, que devem totalizar 120 horas para integralizar o currículo, conforme consta no PPC.

Como realizar o aproveitamento de uma ACG/CCCG para Medicina Veterinária?

O aproveitamento deverá ser solicitado nos prazos estabelecidos no calendário acadêmico, juntamente com a documentação informada pela secretaria acadêmica, através do e-mail institucional.

Como posso justificar uma falta?

A licença é concedida para tratamentos médicos, mediante a entrega de atestado ou laudo médico à Secretaria Acadêmica.

Quais as regras necessárias para serem aceitas as justificativas?

A solicitação da licença deverá ser apresentada pelo discente ou representante legal, evidenciando o período da licença pretendido (início e término). O período concedido para a licença, quando necessário poderá ser prorrogado mediante nova avaliação médica.

Qual o prazo para entrega de atestado?

O atestado ou laudo médico, deverá ser encaminhado em até 72 (setenta e duas) horas após a emissão, ressalvados os casos de comprovada impossibilidade para tal procedimento.

Quais documentos necessários para justificativa de falta?

Documento comprobatório (atestado ou laudo médico), juntamente com o formulário de justificativa de falta: https://sites.unipampa.edu.br/prograd/files/2018/10/formulario-de-justificativa-de-falta.pdf. Conforme resolução nº 29, de 28 de abril de 2011.

Em decorrência da pandemia, como está ocorrendo tal procedimento de justificativa de falta?

A documentação deverá ser encaminhada, juntamente com o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLZX5VwRwUWIDZGboD0zTTo0kNxm7_nP_6mgr5W1lEfD99-A/viewform?usp=send_form.

TRANSFERÊNCIA

É possível realizar a transferência de curso dentro da Unipampa?

Sim. O procedimento para mudança de curso é através de inscrição no Edital de Reopção de Curso, que é uma forma de mobilidade acadêmica, mediante a qual o discente regularmente matriculado ou com matrícula trancada em um curso de graduação da UNIPAMPA poderá transferir-se para outro curso ou turno de graduação desta Universidade. Você poderá solicitar a Reopção de Curso no período estipulado do Calendário Acadêmico da UNIPAMPA. Este processo possui um Edital específico que é publicado em Processo Seletivo Complementar.

É possível fazer a transferência de uma outra instituição de ensino superior (IES) para a Unipampa?

Sim. O procedimento acontece através da modalidade de Processo Seletivo Complementar para discentes regularmente matriculados ou com a matrícula trancada em curso de graduação. É chamado de transferência voluntária e o discente faz a solicitação para mudança de IES, porém para matrícula no curso de origem. Caso a Unipampa não possua o curso em questão, o candidato poderá se inscrever em curso da mesma área de conhecimento.

 

Com quem é possível contatar para sanar demais informações referentes as matrículas?

Nesse caso é necessário encaminhar um e-mail para a secretaria acadêmica: sec.acad.uruguaiana@unipampa.edu.br

Caso esteja com problemas referentes ao sistema, senha ou acesso, quem posso contatar?

Nesse contexto, é possível encaminhar um e-mail para: dtic@unipampa.edu.br