Estágio Curricular Supervisionado | Medicina Veterinária

Estágio Curricular Supervisionado

Estágio curricular supervisionado em Medicina Veterinária

O estágio curricular supervisionado é componente curricular obrigatório previsto pela Diretriz Curricular Nacional, para formação do profissional Médico Veterinário (CNE/CES 1, de 18 de fevereiro de 2003). Por meio deste estágio, oportuniza-se ao acadêmico concluinte o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao exercício da profissão do médico veterinário, em todas as áreas de atuação. Além de possibilitar a vivência com a prática do exercício profissional, o estágio permite a aproximação da universidade com situações atuais do campo. Assim sendo, cria-se uma interação universidade e sociedade. Para tanto, o curso de Medicina Veterinária da UNIPAMPA prevê a realização deste estágio no décimo semestre, em forma de um componente curricular obrigatório (currículo fixo), denominado de Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária (ECSMV).

A regulamentação do estágio é regida pela Lei 11.788/2008 (Lei dos Estágios), Resolução UNIPAMPA Nº 20/2010, Resolução UNIPAMPA Nº 29/2011, Normas do Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária e pelas Normas para Elaboração do Relatório do Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária elaboradas pelo curso de Medicina Veterinária da UNIPAMPA.

Para a matrícula e realização do ECSMV, o acadêmico deverá ter concluído com aprovação todos os 63 componentes curriculares obrigatórios que compreendem o currículo fixo, bem como cumprido todos os requisitos mínimos do currículo flexível (CCGs e ACGs). Não será permitida a realização do ECSMV caso o aluno possua pendência em algum destes componentes curriculares. A carga horária mínima prevista para o ECSMV é 540 horas, sendo destas 450 horas destinadas às atividades práticas desenvolvidas no campo do estágio e 90 horas para a confecção, elaboração e defesa formal do relatório. A escolha do campo de estágio é opção aluno, que contará com um professor orientador no curso. Conforme escolha do estudante, o ECSMV poderá ser realizado em instituições publicas ou privadas, que desempenham atividades relacionadas com a Medicina Veterinária. Ainda, caso seja de interesse do aluno, este poderá optar por realizar o estágio em unidades de pesquisa e extensão. No local de estágio o acadêmico será acompanhado um profissional Médico Veterinário ou de nível superior, denominado de supervisor.

Ao término das atividades práticas o acadêmico deverá redigir um relatório e apresentar a uma banca para avaliação. As normas para realização do relatório de estágio, bem como as fichas de avaliação encontram-se abaixo:

– Template do relatório
– Fichas de avaliação

FICHA DE AVALIAÇÃO – BANCA EXAMINADORA – 2023_1

FICHA E AVALIAÇÃO – ORIENTADOR DE ESTÁGIO – 2023_1

FICHA DE AVALIAÇÃO – COMISSÃO DE ESTÁGIO – 2023_1

 

Comissão de Estágio