Engenharia de Telecomunicações

PARTICIPAÇÃO EM EVENTO INTERNACIONAL

   Neste ano de 2024, o artigo científico intitulado: “Synthesis of Circularly Polarized Microstrip Planar Array with Cross-Polarization Suppression” foi aceito para publicação na 18ª edição da European Conference on Antennas and Propagation (EuCAP 2024). Esta conferência é considerada uma das mais importantes na área de Antenas e Propagação e teve seu início em 2006 na cidade de Nice, França. O evento é realizado anualmente nos países Europeus e, a cada edição, muda-se o país sede. Neste ano, a cidade de Glasgow, na Escócia, foi escolhida para sediar o evento. Nosso egresso Gabriel Pardinho Paulena relata sua experiência no evento a seguir.

  Participar desta conferência foi uma experiência única e enriquecedora em minha trajetória científica como pesquisador na área de Antenas e Propagação de Ondas Eletromagnéticas.

 Durante o evento, tive a grande oportunidade de conhecer pessoas importantes em minha área de pesquisa e interagir com estudantes/pesquisadores de outros países. Este foi meu primeiro evento científico de abrangência internacional. Apresentar o artigo em inglês para diversos especialistas na área, foi sem dúvida, um dos maiores desafios pessoais. Porém, a oportunidade de expor o trabalho em um evento de tamanha relevância e a satisfação em receber comentários e sugestões ao finalizar a apresentação me fizeram reconhecer que o esforço e o tempo dedicado valeram a pena.

   Uma das experiências mais interessantes do evento foi acompanhar os avanços e os desafios enfrentados pela comunidade cientifica para resolução dos diversos problemas na área de estudo. Além disso, participar de um evento científico no exterior possibilitou o contato com uma cultura totalmente diferente o que é muito gratificante e enriquecedor na vida pessoal e profissional. Por fim, gostaria de agradecer à minha família pelo apoio financeiro e, principalmente, emocional; aos colaboradores do artigo e aos meus orientadores, Prof. Marcos Heckler e Prof. Edson Schlosser, que me auxiliam cotidianamente, motivam-me a continuar nesta trajetória e são minhas referências no âmbito acadêmico.

Curso de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados – Sistemas de Sinais Mistos

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados – Sistemas de Sinais Mistos!


O curso é ofertado pela UNIPAMPA campus Alegrete, através de uma parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

O curso inicia em 01/07/2024 e tem duração de 6 meses, totalizando 720 horas entre aulas teóricas e práticas.

– Bolsa no valor de R$ 4.000,00 mensais
– Aulas ministradas por professores doutores especialistas na área e por profissionais experientes atuantes em design houses
– Uso de ferramentas profissionais de projeto de circuitos integrados
– Período de treinamento in-company junto a empresas do setor de microeletrônica
– Formação complementar em empreendedorismo e inovação
– Possibilidade de aproveitamento do conteúdo cursado como créditos junto ao curso de Mestrado em Engenharia Elétrica da UNIPAMPA

Saiba mais: https://sites.unipampa.edu.br/inovasemicondutores/

O Engenheiro de Telecomunicações

Bem-vindo ao site do Curso de Engenharia de Telecomunicações da UNIPAMPA!

  Afinal, o que é ser Engenheiro de Telecomunicações?

   O curso de Engenharia de Telecomunicações iniciou suas atividades em março de 2012. O curso visa à formação de engenheiros com habilitação para atuar no projeto e manutenção de dispositivos e equipamentos de diversos sistemas de comunicação, como enlaces de comunicação via satélite, telefonia móvel celular, criptografia, redes de comunicação de dados (internet), antenas, circuitos eletrônicos para transmissão e recepção de sinais, entre outros.

Disciplina de Extensão I apoia Robótica Empreendedora em Escola de Alegrete.

O  Curso oferece no primeiro semestre a disciplina de Extensão I onde os alunos ingressantes realizam atividades extensionistas com a comunidade. neste semestre 2023/2 houve uma intervenção na Escola Luiza de Freitas Vale do município de Alegrete, aproximando a atividade realizada com a necessidade da Escola em apresentar um projeto de Robótica Empreendedora para a secretaria municipal.

Dessa atividade em conjunto (Escola-Universidade) e com o apoio do aluno de Engenharia de Telecomunicações Guilherme Milani, foi possível desenvolver um protótipo de  sistema para  monitoramento das cheias no Rio Ibirapuitã.

A Escola construiu uma maquete com o protótipo, apresentou no desafio empreendedor da Secretaria municipal de Educação , sendo convidada a expor no evento Experience Day da trilha Startup Pampa, patrocinado pelo Sebrae, Pampatec.

Nosso primeiro egresso Doutor e com honrarias extras

     Acompanhando nossos egressos, hoje vamos salientar os feitos do Juner Vieira, natural de Alegrete, por ter defendido sua tese de doutorado e ter sido reconhecido como melhor artigo no âmbito do Concurso de Artigos Científicos, nível Doutorado, da área de Exatas, durante o 8° Seminário dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas (FFAA) e do Ministério da Defesa (MD) realizado nos dias 07 e 08 de novembro na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro (RJ).
Recebendo premiação
Para chegar lá, passou por seleção interna de artigos no ITA, onde também recebeu a menção honrosa de melhor tese de doutorado, defendida no dia 30 de outubro deste mês intitulada:

“Estimativa de Direção de Chegada Empregando Conjuntos de Antenas Faixa Larga Instaladas em Cilindro Metálico”

No ITA, o Juner foi orientado pelo prof. Daniel Chagas do Nascimento e é nosso primeiro aluno egresso a obter o título de Doutor. Parabéns Juner!

Bem-vindo!

Bem-vindo ao site do Curso de Engenharia de Telecomunicações da UNIPAMPA!

  Afinal, o que é ser Engenheiro de Telecomunicações?

   O curso de Engenharia de Telecomunicações iniciou suas atividades em março de 2012. O curso visa à formação de engenheiros com habilitação para atuar no projeto e manutenção de dispositivos e equipamentos de diversos sistemas de comunicação, como enlaces de comunicação via satélite, telefonia móvel celular, criptografia, redes de comunicação de dados (internet), antenas, circuitos eletrônicos para transmissão e recepção de sinais, entre outros.

HOMENAGEM E DESPEDIDA!

     De 2006 a 2023, 17 anos, dedicados à Unipampa. Destes, 12 anos dedicados ao Curso de Engenharia de Telecomunicações, passando desde Substituto até Adjunto; de aluno do PPGEE a Professor do Programa.

     Obrigado Professor Lucas Compassi Severo e que e os novos desafios no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) sejam de tanto êxito quanto os vividos aqui.

Conte conosco sempre!

 

 

Utilize o menu ao lado para navegar por nossa página.