Lembro a todos que é impressindível verificar no Portal do Aluno, no Relatório de Integralização Curricular do Aluno, se você possui o mínimo de 120 (cento e vinte) horas de atividades complementares de graduação, com carga horária mínima de 10% (dez por cento), ou seja, 12 horas em cada um dos grupos previstos: – Atividade de Ensino – Atividade de Pesquisa – Atividade de Extensão – Atividades Culturais
Para verificar o que corresponde cada um destes grupos acesse a Norma de Atividades Complementares de Graduação da Engenharia de Produção.
Os originais e cópias dos certificados que comprovem atividades dos ítens acima, devem ser apresentados na Secretaria Acadêmica nos dias 04 a 15 de Março/13. (Conforme Calendário Acadêmico do Campus)
Saliento que sem as condições citadas acima, o discente não está apto a colar grau.
Abraços a todos.
Prof. Mauricio Carvalho Coordenador Pró-tempore do Curso de Engenharia de Produção
É com prazer que divulgamos a aprovação de dois artigos em evento internacional, dessa vez nascidos dos esforços de pesquisa de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As pesquisas tiveram seus dados tratados e ganharam parceria nos esforços de revisão e supervisão do Prof. PhD. Nelson Costa (Universidade do Minho – Portugal) e do Prof. Dr. Marcelo Pereira da Silva (UFRGS – Brasil). Os trabalhos serão apresentados e posteriormente, publicados nos proceedings do SHO 2013 (Colóquio Internacional sobre Segurança e Higiene Ocupacionais), que acontece em Guimarães–Portugal nos próximos dias 14 e 15 de Fevereiro.
Estes trabalhos também foram aprovados para serem publicados através em versão estendida em um livro que será editado pela CRC Press, do grupo Taylor & Francis. Segue abaixo uma prévia das referências dos trabalhos para consultas futuras.
GUIMARÃES, I.G.; FALCÃO, A.; COSTA, N.; FERREIRA, E.P.; FRANZ, L.A.S.. Challenges in attending to OHS regulations in rice mills in southern of Brazil. In: SHO 2013 – Colóquio Internacional sobre Segurança e Higiene Ocupacionais, 2013, Guimarães. Segurança e Higiene Ocupacionais – SHO 2013. Guimarães: Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO), 2013. v.1. p.186-187.
FALCÃO, A.; GUIMARÃES, I.G.; SILVA, M.P. da; FRANZ, L.A.S.. Nonlinear analysis of incidents in small construction companies in southern Brazil. In: SHO 2013 – Colóquio Internacional sobre Segurança e Higiene Ocupacionais, 2013, Guimarães. Segurança e Higiene Ocupacionais – SHO 2013. Guimarães: Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO), 2013. v.1. p.238-239.
Parabéns aqueles que acreditaram em suas pesquisas e apostaram nos resultados delas.
Um agradecimento especial à Eng. Mirtô Fernandes Morrudo Franco, ao Eng. Ricardo Augusto Maurer e ao Arquiteto Gustavo Schabbach, pela contribuição com as pesquisas em campo e disponibilização de informações.
Saiu o edital para o Programa de Educação Tutorial. Não deixem de ler o documento completo. Abaixo segue algumas informações iniciais. Ao final deste post há um link do documento completo do edital para download.
A Universidade Federal do Pampa, através do Comitê Local de Acompanhamento do Programa de Educação Tutorial (CLA-PET), torna pública a abertura do processo de seleção de bolsistas e voluntários para atuar no Programa de Educação Tutorial, de acordo com a Portaria Nº 976 de 27 de Julho de 2010.
Objetivos do Programa
Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, da diminuição da evasão promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural.
Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior
Estimular a vinculação dos grupos à áreas prioritárias e à políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.
Ampliar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares, assim como com suas instituições.
Aprofundar a formação dos jovens universitários de origem popular como pesquisadores e extensionistas, visando sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais, em particular, na universidade e em comunidades populares.
Estimular a formação de novas lideranças capazes de articular competência acadêmica com compromisso social.
Em nome de discentes e docentes do curso de Engenharia de Produção, da Unipampa-Bagé, tornamos pública nossa profunda tristeza, bem como nos solidarizamos com os familiares das vítimas neste momento de dor.
Abaixo disponibilizamos link para visualizar a grade de horários das disciplinas da Engenharia de Produção (Campus Bagé) para o semestre corrente, 2012/02.