Engenharia de Computação (EC) – Campus Bagé | Portal do Curso de Engenharia de Computação da UNIPAMPA – Campus Bagé

Cronograma das Defesas Finais de Trabalho de Conclusão de Curso II – 2023/2

Caros alunos da EC, convidamos a todos para as apresentações das Defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de nossos futuros formandos. Esse é um momento significativo na jornada acadêmica de todos, portanto todas as apresentações são abertas ao público, sendo uma oportunidade valiosa para todos os alunos, não apenas para aqueles que estão se formando, mas também para os que estão em fase de preparação para seus próprios TCCs. Vocês poderão observar diferentes abordagens, temas e métodos de pesquisa, o que certamente enriquecerá sua experiência acadêmica.

Segue abaixo as datas e informações sobre cada apresentação:

Discente: Roner de Castro Rodrigues

Título do trabalho: EXPLORAÇÃO DE CÓDIGO ASSEMBLY INTEL X64 OTIMIZADO PARA O FUZZER AFL

Membros da banca:

   Prof. Bruno Silveira Neves (orientador)

   Prof. Fábio Luis Livi Ramos

   Prof. Gerson Alberto Leiria Nunes

Data: 06/12/2023

Horário: 16h15  

Local: Sala 2306

Resumo do trabalho:

Nas últimas décadas, percebe-se um aumento inegável na popularização da tecnologia digital em todo o mundo, assim como uma crescente dependência dela em todos os setores da sociedade. Contudo, o nível de preocupação com cybersegurança, por parte das empresas e profissionais relacionados, geralmente não está em consonância com os atuais padrões de segurança recomendados e, devido a isso, empresas do setor têm observado, com frequência indesejada, violações de segurança, negações de serviço, vazamento de dados sensíveis e toda a sorte de ações indesejadas. Nesse contexto, fica evidente a necessidade do desenvolvimento de tecnologias que permitam, se não eliminar, ao menos mitigar consideravelmente a superfície de ataque de aplicações comerciais modernas. Nesse trabalho, realizou-se um estudo empírico, a fim de se verificar o espaço de otimização em nível assembly existente para um fuzzer de aplicação da atualidade. Através do uso do conjunto de instruções vetorizadas AVX2, explorou-se paralelismo a nível-de-instrução da CPU para otimização da principal função presente no fuzzer estudado, alcançando-se com isso ganhos consideráveis no desempenho dessa função específica. Dessa maneira, uma vez integrada na aplicação, obteve-se uma redução de 37.37% no overhead do tempo de execução da função otimizada, no melhor caso, enquanto que, para o pior caso, obteve-se uma redução desse overhead de 16.14%.

 

Discente: Indra Rani Araujo Verissimo dos Santos

Título do trabalho:  ATMOSBOT: PROPOSTA DE MODELAGEM SIMULADA PARA ROBÔ AUTÔNOMO MÓVEL DOMÉSTICO    

Membros da banca:

   Prof. Milton Roberto Heinen (orientador)

   Prof. Fábio Luis Livi Ramos

   Prof. Sandra Dutra Piovesan

Data: 07/12/2023

Horário: 16h15  

Local: Sala 2311

Resumo do trabalho:

Os robôs de serviço doméstico estão cada vez mais presentes, podendo desempenhar um papel relevante no auxílio a pessoas com algum grau de limitação motora. Entretanto, o processo completo de elaborar, desenvolver e validar um robô de serviço doméstico, consome recursos e tempo em excesso. Esses gastos contrapõem-se às teorias de time-to-market e do triângulo de ferro que definem a atual dinâmica do mercado e de inovações. Dito isso, para contornar essa problemática, neste trabalho é proposto a modularização do desenvolvimento de um robô de serviço doméstico, implementando funcionalidades independentes com as tecnologias mais relevantes e adequadas. Assim, foi modelado um robô simulado com a capacidade de executar a funcionalidade essencial do robô de serviço doméstico: a navegação autônoma. Foi utilizada a abordagem SLAM em combinação com sensor LiDaR para mapear, localizar e, consequentemente, navegar em um ambiente domiciliar desconhecido simulado. No intuito de validar o modelo desenvolvido, uma série de testes foi efetuada conforme os cenários estabelecidos em um conjunto de casos de teste, elaborados para este trabalho. Ademais, foi realizada uma análise comparativa entre trabalhos correlatos e os resultados obtidos com o AtmosBot. Por fim, com tal validação foi identificado que o modelo proposto apresenta o comportamento esperado para um robô autônomo móvel doméstico, utilizando tecnologias relevantes ao contexto inserido, além de adequadas para redução de recursos e tempo dispendidos no seu desenvolvimento.  

 

Discente: Douglas Aquino Teixeira Mendes

Título do trabalho: PHYSIO GAMES – AMBIENTE DE INTEGRAÇÃO DE JOGOS SÉRIOS PARA REABILITAÇÃO FÍSICA DE AMPUTADOS

Membros da banca:

    Prof. Julio Saraçol Domingues Junior (orientador)

    Prof. Gerson Alberto Leiria Nunes

    Prof. Leonardo Bidese de Pinho

Data: 08/12/2023

Horário: 10h

Local: Sala 2309

Resumo do trabalho:

A fisioterapia, dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e lesões por métodos físicos, busca aliviar desconfortos e facilitar o retorno gradual dos pacientes à rotina. Para amputados, as sessões de fisioterapia muitas vezes são desafiadoras e pouco motivadoras. Este trabalho propõe um ambiente para a reabilitação física de amputados, utilizando um jogo sério desenvolvido em Godot. A solução, chamada Physio Games, inclui um nó sensor com um módulo giroscópio e uma aplicação web. Baseado no protótipo Tennis Game Physio, o Physio Games visa coletar dados objetivos do paciente para tornar as avaliações menos subjetivas, contribuindo para resultados mais eficazes nas sessões de reabilitação. O sistema apresenta uma nova arquitetura de nó sensor, modificações no ambiente de software, segregação entre o ambiente de simulação e a visualização de dados, uma base de dados, sistema de  autenticação e um novo jogo. O desenvolvimento percorreu diversas etapas, desde o levantamento do referencial teórico até a fase de prototipação e aplicação de testes. Resultados parciais indicam um progresso significativo, estabelecendo uma base sólida para as próximas etapas do projeto.

 

Discente: Matheus de Jesus Marques

Título do trabalho:  APLICATIVO MOBILE E WEB PARA AUXÍLIO DE FISIOTERAPEUTAS NA AVALIAÇÃO FUNCIONAL DENTRO DE UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO

Membros da banca:

   Prof. Julio Saraçol Domingues Junior (orientador)

   Prof. Carlos Michel Betemps

   Prof. Leonardo Bidese de Pinho

Data: 11/12/2023

Horário: 17h

Local: Sala 2309

Resumo do trabalho:

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são locais destinados à prestação de assistência especializada a pacientes em estado crítico. Para os pacientes aí internados há necessidade de controle rigoroso dos seus parâmetros vitais e assistência contínua e intensiva. Os Fisioterapeutas Intensivos ( fisioterapeutas responsáveis por pacientes na UTI ) utilizam diversas técnicas para conseguir medir a condição física destes pacientes. As avaliações funcionais fazem parte dessas técnicas e permitem que, mesmo em estado crítico, os fisioterapeutas consigam monitorar a degradação e/ou evolução física de seus pacientes na UTI. Este trabalho busca implementar uma ferramenta capaz de auxiliar os profissionais na realização dessas avaliações funcionais, fornecendo uma rápida maneira de manipular os dados das avaliações. Como primeiro objetivo, a Avaliação Funcional que utiliza a escala do Medical Research Council foi o primeiro método implementado. A ferramenta permite que os profissionais forneçam os dados das avaliações, e assim, um feedback imediato é devolvido. Além disso, relatórios sobre a evolução do paciente e histórico das avaliações realizadas são apresentados. A partir de testes e demonstrações do uso da ferramenta, fisioterapeutas foram submetidos a um questionário, utilizando a metodologia Technology Acceptance Model (TAM), o que confirmou a importância da ferramenta. Visto que existem diversos tipos de avaliações funcionais, a ferramenta revela um potencial para expansão futura, podendo abranger uma gama cada vez maior de funcionalidades, assim, atendendo cada vez mais as necessidades dos  fisioterapeutas.