Gestos Poéticos

A exposição visual intitulada “Gestos Poéticos” reunirá obras de 26 artistas provenientes de diversos estados na Art100 Gallery em Porto Alegre, RS, de 8 a 23 de dezembro de 2023. O objetivo da exposição é destacar a diversidade de estilos presentes na sensibilidade de cada artista. Alguns afirmam que a arte é uma forma de crescimento em direção à liberdade, um caminho para a vida.

A curadoria está a cargo de Thomas Josué Silva, professor associado da Universidade Federal do Pampa, dedicado ao estudo das interfaces entre arte e diversidade sociocultural. Segundo ele: “Em um mundo repleto de incertezas, falar sobre o poético é quase uma heresia. No entanto, o que seria deste mundo sem poesia? Um deserto árido de almas inconformadas e sem repouso. Não negamos que nossa realidade é um cenário cheio de falsas promessas sobre felicidades estéticas sem dores ou sofrimentos, uma sociedade do paliativo, como nos alerta o filósofo Byung Chul Han. Diante disso, a exposição Gestos Poéticos pode ser uma suave ou dolorosa mensagem que esses artistas vislumbram com sua diversidade de estilos e linguagens, oferecendo-nos gestos de beleza e silêncios em um mundo em convulsão”.

Os artistas que participam de Gestos Poéticos incluem Ara Vilela, Cris Hettich, Cristhina Bastos, Carmem Gusmão, Denise Wichmann, Erika Martins, Fernanda Leal, Gisele Faganello, Hellen Albuquerque, Heloisa Zorzi, Izilda Werner, Ita Stockinger, Joyce Chwartzmann, Juarez Oliveira, Justina D’Agostino, Leo Stockinger, Mauro Kersul, Mariella Horianskï, Paula Loraine, Roger Monteiro, Ricardo Massolini, Sandra Lages, Silvana Ravena, Simone Bellusci, Thomas Josué Silva e Valéria Oliveira.