“Dossiê Cultura em Foco”

A Editora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC, convida docentes e pesquisadores a enviarem seus artigos para a segunda edição do livro em formato de e-book “Dossiê Cultura em Foco” que traz neste volume a temática “Cultura e Decolonialidade na América Latina”.

O e-book com previsão de lançamento para outubro de 2018, tem como proposta disponibilizar para a comunidade acadêmica produções que tenham como objetivo as análises antropológicas e sociológicas que em conjunto com a economia, a política e as artes, versem sobre os aspectos culturais das sociedades latino-americanas, sob o olhar da cultura a partir das teorias, metodologias, processos e contextos decoloniais na região.

O prazo para submissão de artigos se encerra em 31/01/2018. Maiores informações sobre o e-book e as formas de participação deverão ser obtidas no edital da chamada pública em anexo.

Cronograma

            Datas Atividades
20/10/2017 a 31/01/2018 Prazo para submissão de artigos
20/02/2018 a 31/05/2018 Processo de avaliação e seleção dos artigos
30/06/2018 Divulgação dos artigos selecionados
10/2018 Publicação do Livro (e-book)

 

EDITAL:

Edital da Chamada Pública – 2017

Prof. Thomás Silva faz Exposição na UFSM

 

O Prof. Thomás Josué Silva, fará uma exposição na Universidade Federal de Santa Maria. O evento ocorrerá entre 02 e 06 de outubro na Biblioteca do CCSH da referida universidade na cidade de Santa Maria – RS.

Licenciado em Filosofia com Estudos Complementares em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Antropologia pela Universidad de Barcelona. Docente da Universidade Federal do Pampa. Possui experiência na área de Antropologia e Saúde e Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte e Sociedade, Diversidade, Antropologia Visual e Arte, Saúde Mental e Sociedade. Tem realizado exposições individuais nacionais e internacionais.

 

GRUPO NEBLINA – Um encontro dez anos depois

Neblina

O Grupo Neblina foi formado em 2004, em Bento Gonçalves-RS, com a perspectiva de propiciar interlocuções entre os poetas Clóvis Da Rolt, Douglas Ceccagno, João Claudio Arendt e Marli Tasca.

Deste encontro surgiu a coletânea de poemas “Calendário – Antologia poética do Grupo Neblina”, publicada em 2006, que reúne vinte poemas de cada autor.

Tínhamos, naquele momento de formação do Grupo, o objetivo de debater poesia, partilhar leituras e interesses literários. A neblina, que acabou batizando o grupo, faz referência à estética da serra gaúcha em época de inverno (e foram muitas as noites de frio em que nos reunimos) e à própria condição significativa da poesia: mover-se em meio à neblina é como ler um poema sem saber o que está por vir, tateando metáforas e envolvendo-se com imagens que ora se escondem, ora se revelam“, reforça o Prof. Clóvis Da Rolt.

O encontro marcará os dez anos de publicação da coletânea de poemas.

Na ocasião, relembraremos momentos da formação do Grupo, debateremos questões de literatura e poesia, além de apresentarmos nossa produção subsequente à formação do Grupo e projetos em andamento”, nos diz o Prof.  Clóvis Da Rolt.

O evento faz parte da programação da 31ª Feira do Livro de Bento Gonçalves.

SERVIÇO

O quê? Grupo Neblina – Um encontro dez anos depois

Quando? Dia 16/09/2016 –  20h

Onde? Auditório do SESC (Rua Cândido Costa, 88 – Bento Gonçalves-RS)

AUTORES/AS

Clóvis Da Rolt – Natural de Bento Gonçalves-RS. É licenciado em Artes Plásticas (UCS), Mestre e Doutor em Ciências Sociais (Unisinos). Foi bolsista da Fundação Carolina junto à Universidade de Granada (Espanha), colunista do Jornal Gazeta de Bento Gonçalves e, atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa, onde leciona disciplinas no campo da arte e da antropologia. É autor de: Canção de Vidro (WS Editor, 2004), Calendário – Antologia poética do Grupo Neblina (Ed. dos Autores, 2006), Universo (Ed. do Autor, 2014) e A orientação das serpentes (Ed. Modelo de Nuvem, 2016).

Douglas Ceccagno – Nascido em Farroupilha-RS. Graduado e Mestre em Letras pela Universidade de Caxias do Sul e Doutor em Teoria da Literatura pela PUC-RS com estágio na Université Paris 3. Professor universitário, leciona disciplinas de Língua Portuguesa em diversos cursos de graduação e de Literatura nos cursos de graduação e de mestrado em Letras da UCS. Participou da publicação Calendário – Antologia poética do Grupo Neblina (Ed. dos Autores, 2006) e é autor de Rábula (wwlivros, 2015).

João Claudio Arendt – Nasceu em 1970. É graduado em Letras (Unisinos), mestre em História  (Unisinos) e doutor em Letras (PUCRS). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Livre de Berlim.  Atualmente, é Professor na Universidade de Caxias do Sul, onde leciona literatura e teoria literária na graduação e na pós-graduação em Letras. É autor de: Calendário – Antologia poética do Grupo Neblina (Ed. dos Autores, 2006), Plural da ausência (Ed. São Miguel, 2009) e Quadros berlinenses (Ed. Maneco, 2013).

Marli Cristina Tasca Marangoni – Nasceu em Bento Gonçalves-RS, em 1980. É licenciada em Letras, Mestre e Doutora em Letras (UCS). É professora de anos iniciais do Ensino Fundamental e, atualmente, atua junto à coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves e na docência de disciplinas de Linguagem e Literatura, na Faculdade Cenecista de Farroupilha. É autora de: Calendário – Antologia poética do Grupo Neblina (Ed. dos Autores, 2006) e Amazônia: estradas d’água (Ed. dos Autores, 2014).