Produção e Política Cultural | CAMPUS JAGUARÃO

PALESTRA: Materiais Mbyá-guarani na literatura contemporânea

O curso de Produção e Política Cultural, recebeu as professoras Débora Cota, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e Rita Lenira Bittencourt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade foi organizada pela Prof. Luciana Jardim e contou com a participação de discentes e docentes dos cursos de Produção Cultural e da Licenciatura em Letras do Campus Jaguarão. As professoras coordenam o projeto de pesquisa intitulado Poéticas do Presente: Literatura Comparada na América Latina. A professora Débora Cota palestrou sobre os Materiais Mbyá-guarani na literatura contemporânea. A professora Rita Lenira Bittencourt abriu a mesa com a palestra Conversas na fronteira: Viralata, de Fabian Severo.

As professoras pesquisadoras dedicaram amplo espaço de suas agendas para responder a perguntas dos alunos presentes no evento. Foi um momento acadêmico inesquecível, repleto de intensas trocas e aberturas epistemológicas, para docentes e discentes que habitam os desafios de uma Universidade em geografia de fronteira.

XIII Seminário Internacional de Políticas Culturais

A partir do dia 20 de abril, estarão abertas as inscrições para ouvintes no XIII Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado pelo setor de Pesquisa em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e pela Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão – FCRB.

O evento ocorrerá de forma presencial, de 20 a 24 de maio, com entrada franca. No dia 20 de maio o credenciamento terá início às 12h30 e a mês de abertura as 14h. Nos dias 21 a 24 de maio, as atividades ocorrerão de 9:00h às 19 horas, nas dependências da Fundação Casa de Rui Barbosa, situado à Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro

Trata-se de um encontro de especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas à área de políticas públicas de cultura, com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates no campo das ações de políticas, dos estudos históricos, das reflexões teóricas e de práticas no campo das políticas culturais. O seminário será composto por sessões de conferências, mesas redondas, lançamento de livros e mesas de comunicações individuais, sendo aberto para o público em geral.

Para se inscrever, basta acessar este link.

Lançamento de Livro – Raízes Açorianas no Rio Grande do Sul/Brasil

Foi lançado no dia 23/04/2024 durante evento promovido pelo Centro Histórico-Cultura da Santa Casa de Porto Alegre. A obra Raízes Açorianas no Rio Grande do Sul/Brasil, organizada pela Professora Doutora Véra Lucia Maciel Barroso, coordenadora do Arquivo da Santa Casa de Porto Alegre e diretora do Departamento de História da Casa dos Açores reúne mais de 100 trabalhos de pesquisa em mais de 1000 páginas de divulgação.

O e-book está estruturado em sete sucessivas partes temáticas: “Açores: passado e presente”, “Açorianos na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre”, “Açorianos no  povoamento dos municípios do Rio Grande do Sul”, “Açorianos e descendentes de açorianos no Rio Grande do Sul”, “Raízes culturais açorianas no Rio Grande do Sul”, “Instituições, projetos e difusão da Açorianidade” e “A Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul”.

A obra conta com a participação da Prof. Dra, Hilda Jaqueline de Fraga, professora e pesquisadora do Curso de Produção e Política Cultural que abordou os traços açorianos na região fronteiriça de Jaguarão, pesquisa desenvolvida na cidade de Jaguarão e também nos Açores.

O livro está disponível para download de forma gratuita no link:

https://www.chcsantacasa.org.br/servicos/publicacoes/

 

EDITAL Nº 167/2024 – SELEÇÃO DE ALUNOS PARA ATUAREM COMO BOLSISTAS NA DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERINSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS (DAIINTER).

São 4 vagas para idiomas e 9 vagas para gestão e as inscrições vão até o dia 25/04 através do email daiinter@unipampa.edu.br
  • Vagas de Idiomas (espanhol e inglês) e Gestão: podem candidatar-se estudantes de qualquer curso de graduação;
  • Vagas de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda: podem candidatar-se estudantes dos respectivos cursos com, pelo menos 50% do curso concluído.
Os requisitos e documentos a serem enviados podem ser verificados nos itens 4 e 6 do Edital em anexo a este e-mail.
É de grande importância que os/as candidatos/candidatas leiam o edital com atenção!
Não perca esta oportunidade de fazer parte da equipe da Daiinter!

Divisão de Relações Internacionais – DRI

Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais – Daiinter

E-mail para contato: daiinter@unipampa.edu.br

Responsável pelo envio: Paula Oliveira Pinheiro

Ação do PET PPC e parceiros chega a Portugal

O projeto Produção Cultural e Fotografia originado no PET conexões Produção e Política Cultural da Unipampa (PET PPC) chega a Portugal através da coletiva fotográfica “Fluxos nos Espaços em Tempos Pandêmicos”. É a quarta edição dessa coletiva, que estreou em Jaguarão, na nossa Galeria Intercultural Magliani, em 2022. A coletiva esteve em Rio Grande, na praia do Cassino em dezembro de 2023, na Galeria João Zinclar, da livraria Hippocampus. Em fevereiro de 2024 foi a vez da cidade de Pelotas no Espaço Cultural da Pró-Reitoria de Extensão Cultural (Prec/UFPel) em formato audiovisual. E agora, também em formato audiovisual, a mostra está na Estação Viva 2024, em Aveiro, Portugal.

A exposição foi fruto do Seminário de Fotografia proposto pelo PET PPC em 2021, e realizado, de maneira virtual, mas com sede na Unipampa Campus Jaguarão e com a parceria dos grupos Artecos: Núcleo de Estudos e Práticas Artísticas Ecosóficas (ILA-FURG-CNPq) e do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa e Fotografia em Educação (UFPel/CNPq).

A partir daí se organizou o livro Produção Cultural e Fotografia, produzido pelo PET PPC e com organização de Sandro Mendes, Maria Fernanda Cavalcanti e Maria Alcina Alves (todos do PET PPC) e Cláudia Brandão (UFPEL) e Cláudio de Azevedo (FURG).

Com curadoria dos professores Cláudia Mariza Mattos Brandão e Cláudio Tarouco de Azevedo, o audiovisual que fará parte do festival em Portugal conta com obras da coletiva fotográfica formada por Ana Tavares, Angélica Marques, Aroeira Matheus, Berenice Bailfus, Branca Lamas, Bruno Daniel Carneiro, Carmen Gonçalves, Cátia Vieira, Cláudia Brandão, Cláudio Azevedo, Dhara Carrara, Emanuel Santos, Esteve Maris, Giovanna de Lima Triacca, Glórati, Gustavo Reginato, Ingrid da Silva Bezerra, Isadora Pogozelski, Kathleen Oliveira, Leonardo “LSD” Tavares, Luiza Carapeto, Rebeca Francoff, Tatiana Brandão, Wesley Blanke e Yasmin Fortes. A trilha sonora é de Sandro Mendes.

Junto com o audiovisual, estará o lambe “O Manifesto e suas Consequências” e o livro de artista “Fluxos nos Espaços em Tempos Pandêmicos – Cancelado” que retratam situação de ordem de retirada de obras dessa mesma exposição no Museu Leopoldo Gotuzzo por parte da direção do museu, algumas horas antes da abertura da exposição e lançamento do livro, sem justificativa plausível, o que levou ao cancelamento da exposição e entendimento de possível censura.

O Estação Viva – Art Alive Festival, em Portugal, é uma iniciativa que busca unir espaços alternativos e públicos em prol da expressão artística. O circuito artístico tem o objetivo de inspirar reflexões sobre a mediação digital sustentável do ser humano com a natura. A programação diversificada inclui dança, teatro, fotografia, vídeo, performances, poesia, concertos e cinema.

Maiores informações

sandromendes@unipampa.edu.br

petppc@unipampa.edu.br

 

 

Chamada Interna Procadi 03/2024 – Seleção Monitores Bolsa Incluir/Área da Bolsa: Inclusão e Acessibilidade

Enviamos esta mensagem com o objetivo de divulgar a Chamada Interna Procadi 03/24 para a comunidade universitária. Lembrando que no dia 31/03/24 as inscrições serão encerradas
 
 Serão selecionados/as bolsistas para monitoria de inclusão e acessibilidade, com carga horária semanal de 20h, no valor de R$500,00 (quinhentos reais). Esta bolsa terá vigência de 12/04/24 à 31/12/2024.   
 
Link para inscrições https://inscricoes.unipampa.edu.br
 
 
 
Dúvidas? fale conosco através do e-mail procadi@unipampa.edu.br