Debate Produção Cultural na Terapia Ocupacional

Por Carla Daniela Rabelo Rodrigues

A Cultura é um campo inter, multi e transdisciplinar que aciona conhecimentos, saberes e diálogos dos mais diversos e profundos. Num contexto no qual a saúde mental coletiva está abalada e constantemente desafiada, a Cultura e os campos terapêuticos ajudam e/ou promovem a recuperação e reparação de nossa subjetividade, de nossa humanidade. Por isso, promovemos um encontro importante entre a Produção Cultural e a Terapia Ocupacional, para discutirmos a potência das interfaces profissionais dessas duas áreas poderosas principalmente no contexto tenebroso que estamos no Brasil. O debate Produção Cultural na Terapia Ocupacional contará com a presença de três mulheres terapeutas ocupacionais: Helen Freitas (Mestra em Saúde Coletiva/Pública pela UNESP e T.O. CAPS), Isadora Cardinalli (Doutoranda em T.O./UFSCar) e Paula Cardoso (Professora de T.O./UFTM), e acontecerá no dia 24 de março de 2021, das 14h às 16h, via Google Meet. Inscrições até o dia 23/03, às 12h, via link: https://forms.gle/Va2oQSmkJiJQ1zGs9

Currículos das Palestrantes:

>> Helen Isabel de Freitas: Terapeuta Ocupacional formada pela UFSCar em 2001 e desde lá construiu percurso na área da saúde mental em todos os ciclos de vida. Fez aprimoramento Profissional em Reabilitação Psicossocial – FMB/UNESP (2003) e Mestrado em Saúde Coletiva/Saúde Pública – FMB/UNESP (2006). É especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde – FIOCRUZ (2006). Compõe o Coletivo de Estudos “T.O. como Produção de Vida” sob orientação de Mariângela Quarentei. Trabalha com formação em cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres, além de atendimentos e supervisões. Também atua como TO no CAPSij Freguesia do Ó/Brasilândia, integra a diretoria da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado de São Paulo e é preceptora do programa PET Saúde Interprofissionalidade/PUC-SP.

>> Isadora Cardinalli: Terapeuta ocupacional pela UFSCar, especializada em Terapia Ocupacional, Artes, Saúde e Cultura, pela FMUSP, mestra e doutoranda em Terapia Ocupacional pela UFSCar. É membro do Laboratório/Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO) e do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura. Atua também como agente cultural e educadora em projetos junto a universidades e comunidades de São Carlos e de São Paulo, trabalhando principalmente com os temas: atividades humanas, produção de vida, arte, cultura e contextos sociais.

>> Paula Tatiana Cardoso: Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada, mestra e doutoranda na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas linhas: Cultura, Territórios e Terapia Ocupacional; Perspectivas críticas e decoloniais em Terapia Ocupacional. Faz parte da equipe proponente e gestora do programa “Museu da Memória Viva”, aprovado pelo Edital Mais Cultura nas Universidades (Minc_MS/2016_2018). Compõe as coordenações do Coletivo e Programa de Extensão “ProCult Diversidade e Cidadania” (UFTM) e do grupo de pesquisa “AHTO – Atividades Humanas e Terapia Ocupacional” (UFSCar).  

Informações: ppcult.unipampa@gmail.com

Divulgação: instagram.com/carlarabelo.rod

Inscrições: https://twitter.com/carlarabelo/status/1367550361465151488