I Pensando a Produção Cultural no Clube 24 de Agosto – Programação da 7ª Primavera dos Museues.

7ª Primavera dos Museus no Clube Social 24 de Agosto, que este ano teve como tema “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”.

A atividade promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) do Ministério da Cultura (MinC) contou com a participação de mais de 800 museus e instituições culturais em todo o país, que promoveram visitas guiadas, oficinas, mostras de vídeo, atividades educativas e outras ações, de forma a dinamizar as relações com a comunidade.
O evento contou com a exposição de artefatos religiosos da Casa Ogum da Lua e do Centro Espirita de Umbanda e Afro Reino de Ogum Abassá de Xangô e Oxum, que possibilitou ao público presente conhecer um pouco mais sobre o universo das religiões de matriz afro na cidade. O Babalorixá Cláudio de Ogum explanou sobre o Candomblé como prática religiosa que preserva ritos e saberes introduzidos pelos africanos no Brasil e trouxe à tona, também, a necessidade de se lutar contra a intolerância religiosa, recorrente em todos os cantos do país.
A roda de conversa “Pensando a Produção Cultural” promovida pelo grupo PET Produção Cultural, da Unipampa, contou com a participação do jornalista e artista plástico Amâncio Chiodo e da jornalista e assessora de imprensa do Itaú cultural, Cristina Duran. O 5º Sarau Poético Literário foi realizado com a temática sobre “Poesia Negra”, onde, entre outros autores recitados, se falou sobre a obra de Oliveira Silveira, negro, gaúcho, poeta e professor, um dos idealizadores do 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. O público participante acompanhou, também, a exposição fotográfica sobre a Memória do Clube Social 24 de Agosto, organizada pela Diretoria da entidade.
Aconteceu na ocasião o pré-lançamento do Ponto de Cultura 24 de Agosto, com apresentação de Capoeira e Samba de Roda do Grupo Zumbi dos Palmares e de Danças Urbanas com a Companhia os Donos da Rua. A 7ª primavera dos Museus, com a proposta de valorização e divulgação do patrimônio cultural afro-brasileiro, enfatizou a importância da ampliação do papel social desempenhado pelos dos museus e instituições culturais na disseminação do conhecimento e da reflexão crítica acerca da realidade afrodescendente.

Atividade realizada no dia 27/09/ 2013. Fonte do texto: secultjaguarao.blogspot.com.br/2013/10/7-primavera-dos-museus-2013-clube.html

2013 133

 

2013 136