PET Bacharelado em Produção e Política Cultural

Durante o ano de 2012 foi encaminhada uma proposta para a formação de um Programa de Educação Tutorial no curso de Produção e Política Cultural através do edital MEC 11/2012. A proponente da proposta foi a professora Drª Elizangela Mara Cavalheiro, com apoio dos professores Ms. Alan Dutra de Melo e Ms. Juliana Jasper. A finalidade do projeto aprovado destina-se a criação de grupo de aprendizagem tutorial em Economia, Cultura e Sociedade, denominado PET-Economia da Cultura. O objetivo geral da proposta visa compreender uma comunidade popular a partir dos elementos culturais, sociais e econômicos no Bairro Cerro da Pólvora em função das organizações sociais e culturais pré-existentes e da instalação do Centro de Interpretação do Pampa articulando atividades de pesquisa, extensão e ensino.

O projeto foi aprovado em seleção interna na Unipampa através do edital CLA PET 05/2012 e após em avaliação externa onde recebeu a avaliação 95,6 no lote II: Grupo PET que possua foco no trabalho com comunidades populares urbanas, campo, quilombola ou indígenas, voltados à diversidade social, constituído exclusivamente por bolsistas em condição de vulnerabilidade social e econômica formados com no máximo 12 bolsistas que deverão cumprir carga horária de 20 horas semanais. O período do projeto é por tempo indeterminado visto que depende do resultado das avaliações periódicas realizadas no projeto envolvendo dentre outros indicadores o processo de tutoria bem como o desempenho dos bolsistas, logo existe a possibilidade do estudante ingressar no PET e sair apenas na conclusão do seu curso de graduação.

No último dia 20/12 foi divulgado resultado do processo de seleção para tutor através do edital CLA PET 07/2012 com a escolha do professor Alan Dutra de Melo. A professora Elizangela Mara Cavalheiro recentemente ingressou em outra instituição de ensino superior no Estado do Paraná e vai atuar no projeto como colaboradora.

O edital para a seleção dos bolsistas deve ser lançado em data a ser definida de acordo com as orientações encaminhadas pelo Comitê Local de Acompanhamento do PET e o período do processo seletivo será provavelmente a partir da segunda quinzena de janeiro.